"Afrodescendentes são amaldiçoados..." Agora é a bíblia que é racista.

“Afrodescendentes são amaldiçoados. Não sou eu quem digo, é a bíblia”. Esta é a frase que está circulando nas redes sociais, atribuída ao Deputado e Pastor, Marcos Feliciano, que tem gerado indignação em todo o Brasil.

Segundo relatos da interpretação bíblica desta passagem em Gênesis (eu disse interpretação bíblica) feita por estudiosos ao longo dos tempos, o que acontecera foi que Noé teria sido encontrado embriagado e despido em sua tenda por um de seus filhos, Cam. Este, ao contrário de cobrir o seu pai da vergonha, teria contado aos seus irmãos o que vira. Noé, envergonhado, teria amaldiçoado todos os descendentes de Cam. Como todos os filhos de Noé herdaram terras, aos filhos de Cam, ora amaldiçoados, sobrou a região da África, onde teriam se desenvolvido povos de cor escura, o que justificaria a maldição, a escravidão e as mazelas que assolam muitos países africanos. Porque Noé teria dito que Cam seria o “último servo de seus irmãos”.

Desta forma, tomado por teorias racistas de séculos anteriores, e tendo como terreno fértil a ignorância que ronda a porta de muitos brasileiros, estas afirmações são lançadas ao povo, sem escrúpulos, pudores ou discernimento. Esta ignorância é resultado de um País que a cada dia destrói o sentido de Educação, como o faz há séculos, em prol da dominação social e do poder político de poucos.

Esta mesma ignorância vociferou a ideia de que os africanos foram amaldiçoados por Deus, e deveriam ser escravizados, calados, roubados, saqueados pelos homens brancos no processo de colonização e expansão do poder dos impérios e da Igreja. Se foram amaldiçoados, era de se esperar que os africanos nada tinham a oferecer aos abençoados, mas, ao contrário, “estes” roubaram suas riquezas naturais, suas crenças, seus valores. E havendo maldição, qual o interesse das missões evangelizadoras em muitos países da África, já que seus descendentes estão condenados? O que fazem os afrodescendentes, então, dentro destas igrejas? Sem contar que Deus teria então colocado a maior diversidade da fauna que criara para conviver com os amaldiçoados. Como poderia Deus ter colocado as criaturas mais divinas da terra num lugar destes? Porque para mim, os animais são mais divinos que os homens.

A hipocrisia impera quando muitos tentam nos iludir de que vivemos em um País laico e democrático, o que na verdade não acontece. Algumas Igrejas evangélicas que tanto criticaram o poder e a influência da Igreja Católica na vida política dos Estados, agora querem beber água da mesma fonte, já que querem mais do que nunca, ocupar lugar na política, e claro, sem se comprometer. “Não sou eu quem digo, é a bíblia”. “Se eu disser isto dá processo”, então, como sou esperto, se algo der errado, a culpa é da bíblia. E como quase ninguém lê, quase ninguém entende ou consegue fazer interpretações como estas que estou fazendo da bíblia, tudo isto soará como uma grande verdade.

Palavras soltas, construídas e destruidoras. Palavras sem amor, carregadas de ódio, de preconceito, de sede de poder e de dominação, como aquelas que já são proferidas há muitos séculos. E, no entanto, Jesus disse: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo (convite), e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas.” Mateus 11:28:30. A leveza, a mansidão, e a humildade de Jesus vêm de um Deus da mesma natureza, em que não cabem iras, maldições e dores. Portanto, se houve tal maldição, com certeza não saiu da boca do Deus em que acredito.

Agora imaginar que Noé tenha caído em pecado e que Deus o perdoou, mas não perdoou o seu filho Cam, e por simples birra lançou a maldição que Noé pedira para toda uma Nação descendente de Cam, é um tanto estranho. Os filhos erram, pecam, e o amor de Deus Pai é tão grande que os redime dos pecados.

Na verdade não existe fé sem compromisso. Proferir palavras de um discurso de autoridade construído para manipular e tirar proveito das pessoas, sem ao menos fundamentar e provar o que está sendo dito, mais uma vez lança aos ventos a semente da ignorância, do preconceito, da divisão e da humilhação contra seres iguais, sem se revelar o verdadeiro caráter e o coração de quem enuncia. Fé é coração. As palavras proferidas pela boca devem estar ligadas a Deus através do coração. Afinal este é o sentido da Religião, Religare, conectar-se com Deus todas as vezes que nos desligamos. E é apenas através do coração humano que podemos achar as pontas do nó que nos ligam a Deus.

Antonio Marques de O Santos
Enviado por Antonio Marques de O Santos em 19/03/2013
Código do texto: T4196206
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.