Fazer do mundo uma só família
Padre Geovane saraiva*
A vida é um dom maravilhoso! Deus nos criou e nos deu a vida! São Francisco Xavier foi contagiado pelo amor misericordioso de Deus e pela criatura humana, sua imagem e semelhança. Daí seu testemunho de vida e seu entusiasmo e ardor missionário.
Ele queria ardentemente evangelizar a China; chegando mesmo a dizer: “se eu não encontrar um barco que me leve à China, irei nadando”, mas irei de qualquer modo.
Muitas pessoas, a exemplo do grande apóstolo do oriente, sentiram-se motivadas a fazer o seguimento de Jesus de Nazaré, dia após dia, com muita disposição interior. Testemunharam com o coração, as mãos, a boca, alma e com a própria vida! Jesus disse: “Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a vida por seus amigos” (Jo 15, 13).
Guido Maria Conforti, um menino, uma vocação missionária, que nasceu aos pés do crucifixo que dominava o altar da igrejinha, no pequeno trajeto que fazia todos os dias para a escola. Ainda criança, ele entrou para seminário, aos 10 anos de idade, e logo se apaixonou pela obra de São Francisco Xavier, ao ler a bela história sua vida.
Ele sonha em realizar a missão que foi impossível ao padroeiro das missões: plantar a semente do Evangelho na China, que por motivo de saúde não realizou. Mas Deus tem um plano mais elevado para o jovem, que já sacerdote, Padre Guido Maria Conforti, aos 30 anos de idade, tomou a decisão fundar uma Família Religiosa.
Queria dar continuidade ao desejo de Francisco Xavier, de evangelizar a China. Com a herança recebida, após a morte do pai, comprou uma casa, onde reuniu um grupo de 17 (dezessete) seminaristas, futuros padres Xaverianos. Dedicando-se com todas as forças à formação de seus missionários, destinando-os à China e ao mesmo tempo, fazendo crescer a consciência missionária na Itália e no mundo, o grande sonho de Francisco Xavier.
O Evangelho é o dom maravilhoso que os Missionários Xaverianos compartilham com a humanidade. Cada missionário recebe um crucifixo a ser contemplado o rosto de Deus, modelo a ser imitado, consciente da beleza do dom de si, para a realização e salvação da humanidade, através do anúncio do Evangelho. “Ide pelo mundo inteiro e pregai a Evangelho a toda criatura” (Mc 16,15).
Os Xaverianos são fruto de uma vocação missionária que, de tão forte e profunda que era, que não podendo realizar numa única pessoa, concretizou-se numa grande família. Guido Maria Conforti viveu totalmente voltado para Deus (1865-1931). Em 1895 fundou a Congregação dos Padres Xaverianos. Em 1902 foi nomeado arcebispo de Ravena, cidade italiana. Aos 17 de março de 1996, foi proclamado bem-aventurado pelo Papa João Paulo II.
O homem que desejava fazer do mundo uma só família, Guido Maria Conforti, fundador da Pia Sociedade de São Francisco Xavier para as missões estrangeiras, os Missionários Xaverianos, foi canonizado no dia 23 de outubro de 2011, no dia Mundial das Missões, pelo Papa Bento XVI em Roma.
Atualmente, seus generosos filhos e missionários, estão presentes, levando adiante o seu sonho e ideal de vida, por vários países de todos os continentes, inclusive no Brasil. A festa do bem-aventurado Guido Maria Conforti acontece no dia da sua partida para a casa do Pai, que se deu no dia 05 de novembro de 1931.
* Padre da Arquidiocese de Fortaleza, Escritor, Membro da Academia de Letras dos Municípios do Estado Ceará (ALMECE), da Academia Metropolitana de Letras de Fortaleza e vice-presidente da Previdência Sacerdotal.
Pároco de Santo Afonso
geovanesaraiva@gmail.com
Autor dos livros:
“O peregrino da Paz” e “Nascido Para as Coisas Maiores” (centenário de Dom Helder Câmara);
“A Ternura de um Pastor” - 2ª Edição (homenagem ao Cardeal Lorscheider