Corajoso procurador, Luiz Francisco

Padre Geovane saraiva*

“O verdadeiro cristianismo rejeita a ideia de que uns nascem pobres e outros ricos, e que os pobres devem atribuir a sua pobreza à vontade de Deus”.

Dom Helder Câmara

Estive em Brasília nos dias 28 e 29 de abril deste ano de 2009, participando, como convidado do Senado Federal, das homenagens a Dom Helder Câmara, neste ano do seu centenário de nascimento. Para muita gente, ele foi o maior brasileiro de todos os tempos, homem pequeno na estatura, mas grande nos sonhos, nas idéias e na utopia. Forças e garra não lhe faltaram para que, intrepidamente anunciasse o Evangelho em toda sua plenitude, que o Senado Federal, em Sessão Solene, reviveu e que para nós cristãos, significa render graças ao Bom Deus, pela vida do nosso querido pastor e artesão da paz.

Nesta ocasião, visitei o Gabinete dos procuradores da República Antônio Carneiro Sobrinho, ilustre filho de Viçosa, que na sua bondade e hospitalidade me acolheu em sua casa. Também estive com o Procurador Paulo Roberto de Alencar Araripe Furtado, que por inúmeras vezes afirmou o nosso parentesco e que por alguns anos tive a sorte de ser seu diretor espiritual, quando era Pároco da Paróquia de São Francisco de Assis (Dias Macedo) aqui na cidade de Fortaleza e ainda Luiz Francisco de Souza, Procurador corajoso e destemido.

Luiz Francisco de Souza, um homem de Deus em profundidade, ex-noviço da Companhia de Jesus, escritor, que muito me honrou ao presentear-me o livro de sua autoria – “Socialismo, Uma Utopia Cristã”, Editora Casa Amarela, São Paulo, 2003. Não se trata de um livro qualquer, mas de um livro, em um só volume, que nunca tinha visto, com 1.152 páginas, em que o sábio e competente Procurador quer imprimir na mente e no coração do leitor a realidade do socialismo, que tem sua gênese na religião e que estamos diante de um grande desafio, segundo ele: Recuperar sua origem e suas raízes e para isso urge abraçar a Cruz de Nosso Senhor Jesus Cristo, na certeza de que ela é redentora e libertadora. “In cruce salus et vida” (Lema do Cardeal Aloísio Lorscheider).

O precioso e grandioso trabalho do determinado procurador, com certeza, é uma grande contribuição para que o mundo hodierno melhor compreenda sempre mais, a mensagem do Filho de Deus e procurando vivê-la e colocá-la em prática. São mais de mil e cem páginas colocadas a serviço do Reino de Deus. O autor deixa bem claro nos seus agradecimentos os primeiros destinatários de sua obra: Os servidores públicos, os que lutam pela reforma agrária, pela abolição da dívida externa, bem como pela auditoria da mesma [...] e ainda outras medidas contra o capital, o latifúndio e o imperialismo.

Dom Moacir Grechi, Arcebispo de Porto Velho, apresenta a grande e bela obra, dizendo: “Nosso valente procurador da República Luiz Francisco de Souza realizou um trabalho imenso: reuniu toda sorte de estudos, mostrando as raízes religiosas do socialismo. Esse é o fruto de uma leitura atenta e bem informada, feita ao longo de muitos anos. [...]. O socialismo era originalmente religioso e que hoje é um dever recuperar suas raízes, para poder frutificar na história e ficar gravado de modo definitivo na mente do leitor”.

Para mim foi uma grande graça conhecer pessoalmente esse homem, grande na estatura, mas simples e humilde e, ao mesmo tempo, com os mesmos sonhos, ideais e utopias, “outro cavaleiro andante”, que colocou o dom precioso de sua vida a serviço da vida, tão bem conhecido do povo brasileiro. Outra graça, sem mérito algum de minha parte, foi receber o seu pensamento, isto é, a sua obra, com uma dedicatória toda especial.

Deus seja louvado por Dom Helder Pessoa Câmara, porque só assim, foi possível conhecer o nosso Corajoso Procurador da República da República e de suas mãos receber seu magnífico trabalho. Que maravilhoso livro! Que belo presente! Sua obra está bem dentro da vida do homenageado pelo Senado Federal, o pastor dos empobrecidos, que no ano do seu centenário, recordamos sua vida, com a marca da solidariedade e da generosidade, em profunda harmonia e comunhão com o Pai, também seu rigor intelectual, através dos seus escritos e pensamentos, sintetizado neste: “A maneira de ajudar os outros é provar-lhes que eles são capazes de pensar”.

*Padre da Arquidiocese de Fortaleza, Escritor, Membro da Academia de Letras dos Municípios do Estado Ceará (ALMECE), da Academia Metropolitana de Letras de Fortaleza e vice-presidente da Previdência Sacerdotal.

Pároco de Santo Afonso

geovanesaraiva@gmail.com

Autor dos livros:

“O peregrino da Paz” e “Nascido Para as Coisas Maiores” (centenário de Dom Helder Câmara);

“A Ternura de um Pastor” - 2ª Edição (homenagem ao Cardeal Lorscheider);

“A Esperança Tem Nome” (espiritualidade e compromisso);

"Dom Helder: sonhos e utopias" (o pastor dos empobrecidos).

Geovane Saraiva
Enviado por Geovane Saraiva em 15/03/2013
Código do texto: T4190271
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.