A SEMANA DA CRUCIFICAÇÃO E SEUS EVENTOS
A SEMANA DA CRUCIFICAÇÃO E SEUS EVENTOS
Facebook: Paulo sergio Larios – 27 de fev de 2013.
Enquanto meditava no Sermão, veio esse Hino:
“Dá-me um coração igual ao Teu”
http://www.youtube.com/watch?v=jlVk-UFr-lg
SERMÃO 1 – 30 minutos +/-
Texto: João 12: 1-35
INTRODUÇÃO
São importantíssimos os eventos da Semana da Crucificação de Jesus, chamada pela Igreja Católica, como a Semana Santa e que precede a Páscoa.
Quais foram os eventos que ocorreram no sábado anterior, do domingo, na segunda, terça,quarta, quinta, sexta sábado e domingo dessa semana singular na hitória humana?
Nós vamos meditar nesses dias e em seus eventos principais.
ROTEIRO PARA SE LOCALIZAR
Nesse primeiro sermão, de uma série de 6, vamos falar sobre a ressurreição de Lázaro, o sábado, a entrada de Jesus em Jerusalém e a visita dos gregos. Englobamos assim a sexta-feira anterior, na ressurreição de Lázaro, o sábado e o domingo da entrada de Jesus em Jerusalém.
1. A RESSURREIÇÃO DE LÁZARO
a) O livro de João é dividido em duas partes bastante claras: na 1ª engloba a infância e o ministério de Jesus, na 2ª engloba a semana da crucificação e mais alguns fatos após a ressurreição de Jesus.
b) João é também chamado do Evangelho dos 7 Sinais, porque mostra sete eventos:
1. A transformação da água em vinho, em Caná – Jo 2, 1-10;
2. A cura do filho do funcionário do rei - Jo 4,46-54;
3. A cura do enfermo (paralítico) em Betsda – Jo 5, 1-9;
4. A multiplicação de pães e peixes, Jo 6, 1-13;
5. Jesus caminhando sobre o mar da Galiléia , Jo 6, 16-21;
6. A cura do cego de nascença, Jo 9;
7. A ressurreição de Lázaro, Jo 11, 1-46.
c) A ressurreição de Lázaro é o evento definitivo que mostra que Jesus é o Messias. Jesus Esta fase comprobatória de quem Jesus era está finalizada, agora os passos são firmes, para o sacrifício na Cruz.
2. O SÁBADO
a) Significado do sábado no VT – o 7º dia; dia de descanso
b) Significado do sábado no NT – Jesus é o nosso descanso (Hb 4:4-11)
c) De qualquer maneira Jesus não entrou em Jerusalém num sábado, ele respeitou, mas no domingo, ainda sob o impacto da ressurreição de Lázaro.
3. A VISITA DOS GREGOS
a) Assim que Jesus entrou em Jerusalém, alguns gregos o foram ver, chamando-o, para talvez, ser um filósofo. Jesus sabia que aquele era o sinal, revelado a ele pelo Espírito, que chegara a sua hora.
4. A ENTRADA DE JESUS EM JERUSALÉM (Mt 21:1-17)
a) Uma vez por ano todo Israel subia a Jerusalém para a Páscoa (falaremos sobre a Páscoa em outra pregação). O sinal da ressurreição de Lázaro era muito forte, e todos imaginavam que agora seria restaurado o reinado e Jesus se tornaria rei.
b) No meio dos que louvavam haviam espadas. Um gesto apenas de Jesus e o inimigo romano seria retirado agora na marra - muita gente morreria.
c) Se o palácio era para a esquerda, Jesus foi para a direita, em direção ao Templo, isso deixou muita gente perdida: Mas o que ele iria fazer ali? Pois aguardavam um reinado político, palpável.
d) Mt 21:12 – ele acabou com o comércio na Casa de Deus
e) Mt 21:13 – Jesus restaura a oração
f) Mt 21:14 – O milagre na casa de Deus, após a limpeza, a restauração da santidade e da oração
g) Mt 21:15-16 – Os meninos, as crianças, louvam a Deus. Restaurados em santidade, em oração e curados dos nossos males, só nos resta, como crianças, louvar a Deus.
h) Mt 21:17 - E acabando com toda expectativa, foi para Bêtania e ali passou a noite.
AMÉM!