RENÚNCIA DO PAPA BENTO XVI


Teólogo esclarece renúncia do Papa no Giro Entrevista

No programa Giro Regional Entrevista da última sexta-feira, apresentado excepcionalmente por Aline Silva e Emanuelle Dal-Ri, o teólogo Tácio Puntel falou durante 1 hora e meia a respeito da renúncia do Papa Bento XVI. Durante o quadro, ele contou sua trajetória dentro do Seminário na Itália, além do início de sua vocação como sacerdote da Igreja Católica.

O teólogo, durante a entrevista, foi enfático ao dizer que a renúncia de Joseph Ratzinguer “acomodou” muitas vertentes dogmáticas no Vaticano. “Ele deu uma enorme demonstração de humildade”, afirma. Tácio foi ajudante do Papa Bento XVI em celebrações realizadas no Norte Italiano. “Conversei com ele. A imagem que pintaram do Papa é completamente diferente da que tive, a começar pelos materiais que ele usa. Nenhum é de ouro. A riqueza do Vaticano pertence à Itália. Todos que lá estão utilizam os bens, mas nada é da Santa Sé. Isso desmistifica um pouco das bobagens que andam falando”, destaca.

Sobre a Bíblia, Tácio foi enfático: “Para conhecer de Bíblia é preciso estudar, e muito, suas interpretações. Todos acham que a conhecem, mas se questionamos os que se julgam conhecedores, veremos que se trata, apenas, de senso comum”, afirma.
http://www.gaz.com.br/noticia/392993-teologo_esclarece_renuncia_do_papa_no_giro_entrevista.html


Renúncia do Papa mostra necessidade de "Teologia do Envelhecimento"

O Papa Bento XVI anunciou a sua decisão histórica de renunciar.

Esta é a primeira vez em 600 anos que um Papa renunciou.

E, em 1415, quando Gregório XII renunciou, ele o fez não para se aposentar, mas para que, depois de décadas de cisma, a igreja pudesse voltar a ter um único Papa.

Esta é sem dúvida a primeira vez que um Papa pede demissão por conta da enfermidade que acompanha a velhice.

O anúncio da renúncia papal afirma:

"Depois de ter examinado repetidamente a minha consciência diante de Deus, eu cheguei à certeza de que as minhas forças, devido à idade avançada, já não são adequadas para exercer adequadamente o ministério Petrino."

Esta declaração traz à atenção do público a mortalidade e a fragilidade da pessoa humana que ocupa o cargo de Papa, que é encarregada pela igreja do exercício do "ministério Petrino" - em alusão a São Pedro. LEIA MAIS EM: http://www.diariodasaude.com.br/news.php?article=renuncia-papa-teologia-do-envelhecimento&id=8591


by

Joana Rodrigues


JOANA RODRIGUES
Enviado por JOANA RODRIGUES em 19/02/2013
Reeditado em 28/02/2013
Código do texto: T4148226
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.