l Reis 17:1-24 (Elias: de Tesbita à Homem de Deus)
Em I Reis capítulo 17 versículo 1 a bíblia retrata Elias como um tesbita, oriundo da cidade de Tisbé, a qual nunca houve registros de sua origem em mapa algum, só se sabe que era na região de Gileade no Oriente Médio Antigo, nesse versículo ele anuncia uma forte seca a qual Deus mandara para castigar o rei Acabe e a todos os que o serviam e adoravam outros deuses, como Baal e Moloque.
Do segundo ao quarto versículo é uma passagem a qual Deus diz a Elias para se retirar de lá e assentar-se junto ao ribeiro de Querite próximo ao rio Jordão, onde nesse ribeiro beberia para matar sua sede e Deus proveria alimento através de corvos que trariam até ele todos os dias.
No versículo 5 e 6 se concretiza o que Deus havia dito a Elias, durante a manhã eram trazidos pão e carne para Elias e durante a tarde também.
No versículo 7 é a hora critica para Elias pois o Ribeiro seca, devido a falta de chuva e ele se desespera.
Mas no oitavo versículo Deus diz a Elias para que ele saia de lá e siga rumo a Serepta cidade de Sidom, onde lá, ele encontraria uma viúva que o sustentaria.
No 11, 12 e 13 se faz o que havia dito por Deus. Ele encontra a viúva na porta da cidade recolhendo lenha, e diz a ela para trazer-lhe um pouco de água para que bebesse. No instante em que ia trazer a água, ele lhe pede também um bocado de pão. Ela responde que não tem nem pão e nem bolo, somente um pouco de farinha e azeite na botija, e que isso serviria para preparar e comer com seu filho.
No décimo quarto versículo, Elias responde que segundo a palavra dele em nome do Senhor, não se acabaria o azeite e nem a farinha dela até o fim da seca se, ela fizesse primeiro um bolo para ele comer.
No 15 e 16, ela se pôs a fazer e durante muito dias, Elias, ela e seu filho, comeram durante muitos dias. A farinha e o azeite não se acabaram.
No capítulo 17, é a parte mais dramática que Elias enfrenta, o filho da viúva adoece e morre.
No 18, a mulher questiona Elias sobre a morte do filho e pergunta se ela havia feito algum mal a ele, e se ele veio à casa dela para trazer a memória dela sobre suas iniquidades passadas.
No 19, 20, 21, 22 e 23, é onde acontece o que ninguém acreditaria, ele pede a viúva que traga seu filho. Ele leva-o até a cama onde ele mesmo dormia, e o estende lá. Sobre o menino se deita, põe as mãos sobre as mãos dele, e a boca sobre a boca dele (como se assoprasse um novo fôlego), e assim clama ao Senhor para que tivesse compaixão daquela viúva e a restituísse a vida do filho. Sendo assim Deus ouviu o clamor de Elias e restituiu a vida do filho. Elias voltou até onde estava a viúva e disse a ela: "Vês teu filho vive."
E então no versículo 24 é onde acaba a prova de Elias quando a viúva diz: "Agora sei que tu és homem de Deus, e que a palavra do Senhor na tua boca é verdade." Depois disso e de outras passagens, Elias se torna um dos maiores profetas relatados na bíblia, outras passagens também se tornam memoráveis, como a derrota dos 450 profetas de Baal e os 400 profetas de Aserá e a ida para o céu na carruagem de fogo.