Homilia Pe. Ângelo Busnardo: I Domingo da Quaresma.

I DOMINGO DA QUARESMA

17 / 02 / 2013

Dt.26,4-10 / Rm.10,6-13 /Lc.4,1-13

Tudo aquilo que existe, agradável ou penoso, foi criado por Deus. Tudo aquilo que somos ou temos foi criado por Deus. A nossa alma foi criada por Deus no momento em que fomos concebidos. Portanto nossa alma saiu diretamente das mãos de Deus e é propriedade dele, apesar de que, pela liberdade que Deus nos concedeu, podemos entregá-la ao demônio. Infelizmente, conforme o próprio Jesus afirmou (Cf.Mt.7,13-14), a maioria das pessoas entrega a alma ao demônio. Toda a matéria existente foi criada por Deus. O nosso corpo é feito da comida que comemos e, portanto, é feito de matéria criada por Deus e também pertence a Deus. Deus pede que reconheçamos que tudo aquilo que somos e temos é propriedade dele através da oferta de parte daquilo que produzimos ou ganhamos para a manutenção da sua Igreja: 10 Agora, pois, trago os primeiros frutos da terra que o Senhor nos deu’. E assim os deixarás diante do Senhor teu Deus. Adorarás o Senhor teu Deus (Dt.26,10). A oferta de bens materiais é parte da nossa obrigação para com Deus. A obrigação de adorar a Deus é mais importante do que a oferta de bens materiais.

Não esqueçamos que também o sofrimento e a morte foram criados por Deus para castigar o ser humano neste mundo. Lembremos que também o purgatório e o inferno foram criados por Deis para purificar ou condenar para sempre após a morte o ser humano que não cumpre a vontade de Deus durante esta vida. Aquele que não quiser obedecer a Deus por amor que o obedeça por temor de cair no inferno para sempre.

Não basta ser católico por ter sido batizado. Quem quiser salvar-se deve assumir uma postura de católico, isto é deve crer envolvendo a alma e o corpo: Portanto, se com tua boca confessares o Senhor Jesus e com teu coração creres que Deus o ressuscitou dos mortos, serás salvo. 10 É crendo de coração que se obtém a justiça e é confessando com palavras que se chega à salvação (Rm.10,9-10). Além de cumprir suas obrigações para com Deus, o verdadeiro católico deve também demonstrar a sua fé para atrair mais gente para Deus. Devemos dedicar a Deus um amor superior ao amor que dedicamos a nós mesmos se quisermos, após a morte, morar na casa dele. Devemos também testemunhar a nossa fé para atrair mais pessoas para o reino de Deus.

Todos os demônios quando foram criados por Deus eram bons e moravam no céu junto com Deus. Apesar de ter contato direto com Deus e ser plenamente felizes, se rebelaram contra Deus. Para castigá-los, Deus criou o inferno e os condenou para sempre. Eles, porém, querem voltar para o céu de onde foram expulsos. Eles só poderão voltar para o céu se Deus admitir em sua casa seres imperfeitos e isto Deus nunca admitirá. Deus é perfeito e por isto os planos de Deus não podem falhar, porque aquele que é perfeito não erra. Se Deus errasse deixaria de ser perfeito.

Deus sabe até quantos cabelos estão na cabeça das aproximadamente sete bilhões de pessoas que estão na terra hoje. Obviamente, Deus sabe também quantos lugares estão disponíveis em sua casa: 2 Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se não fosse assim, eu vos teria dito, pois eu vou preparar-vos um lugar (Jo.14,2). Se algum lugar disponível no céu ficar vago, Deus falhou. Os demônios supõem que, se Deus não conseguir, ocupar todos os lugares disponíveis em sua casa com seres humanos bons, para não falhar, deverá preencher os lugares vagos com criaturas más. Se Deus aceitar em sua casa seres imperfeitos, os demônios serão os primeiros a voltar, porque eles já moraram no céu e, por isto, estariam recuperando aquilo que já lhes pertenceu. Como Deus envia para o inferno todas as pessoas más, cada pessoa que entra no inferno torna a casa dos demônios pior do que ela é. Mesmo assim, os demônios fazem todo o possível para evitar que Deus encha a sua casa com pessoas fiéis, na esperança, que o mundo acabe antes que todas as vagas existentes no céu sejam lotadas e Deus, para não falhar, seja forçado a aceitar seres imperfeitos em sua casa. Isto abriria caminho para os demônios recuperarem aquilo que já lhes pertenceu.

Ao se encarnar, Jesus assumiu um corpo feito de terra amaldiçoada por Deus (Cf.Gn.3,17), tornando-se assim sujeito ao sofrimento e à morte. Como Deus, Jesus era todo poderoso, mas a carne que constituía o corpo dele era fraca conforme Ele mesmo declarou antes e ser preso no Getsêmani: 41 Vigiai e orai para não cairdes em tentação. O espírito está pronto mas a carne é fraca” (Mt.26,41). O demônio sabia que não teria nenhum poder sobre a divindade de Jesus, mas ele supôs que conseguiria algo atacando o lado humano de Jesus (o corpo). Três pontos básicos das aspirações humanas são a comida, o poder e a fama.

O tentador baseou seu plano sobre estes três pontos:

A comida: você está passando fome. Como você no mundo milhões de pessoas estão passando fome. Porque você não usa sua capacidade e seus poderes para alimentar os famintos? Todo alimento é terra que plantas e animais transformaram em comida. A proposta do demônio foi transforma a terra em alimento para acabar com a tua fome e a fome de milhões de pessoas:. 3 O diabo, então, lhe disse: “Se és Filho de Deus, manda que esta pedra se transforme em pão” (Lc.4,3). Jesus respondeu que não tinha vindo ao mundo para acabar com a fome, mas para anunciar a palavra de Deus: 4 Jesus lhe respondeu: “Está escrito: Não é só de pão que vive o ser humano ” (Lc.4,4).

O poder: Quando Deus criou Adão e Eva submeteu toda a criação ao domínio deles: 27 Deus criou o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou, macho e fêmea ele os criou. 28 E Deus os abençoou e lhes disse: “Sede fecundos e multiplicai-vos, enchei e subjugai a terra! Dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre tudo que vive e se move sobre a terra” (Gn.1,27-28). Quando Adão e Eva foram tentados, eles obedeceram a satanás e por isto satanás se tornou o senhor deles. Como Deus tinha submetido tudo ao domínio de Adão e Eva, ao se tornar senhor deles, satanás se tornou senhor também de toda a criação. Portanto, quando satanás diz a Jesus que todos os reinos do mundo lhe pertenciam estava falando a verdade: 5 Levando-o para o alto, o diabo mostrou-lhe, num instante, todos os reinos do mundo 6 e disse: “Eu te darei o poder e a glória de todos estes reinos, porque a mim foram confiados e eu dou a quem quiser (Lc.4,5-6). Jesus se encarnou para recuperar para Deus o reino que Adão e Eva tinham entregado para satanás. O dono de tudo se dispôs a devolver tudo sem que Jesus precisasse morrer na cruz: 7 Se te prostrares, pois, diante de mim, tudo será teu” (Lc.4,7). Se Jesus tivesse caído nesta tentação, o demônio, além de continuar senhor de tudo, se teria tornado senhor também de Jesus.

Fama: Até aquele momento, Jesus era desconhecido. Como o objetivo dele era anunciar a palavra de Deus, quanto mais conhecido se tornasse, mais fácil teria sido alcançar o objetivo. Uma maneira para se tornar conhecido seria atirar-se do alto do templo de Jerusalém sem se machucar: 9 O diabo o levou ainda para Jerusalém, colocou-o no ponto mais alto do Templo e lhe disse: “Se és Filho de Deus, joga-te daqui para baixo (Lc.4,9). Se Jesus tivesse caído nesta tentação, teria obrigado Deus a fazer um milagre desnecessário e assim teria pecado: 12 Em resposta Jesus disse: “Está escrito: Não tentarás o Senhor teu Deus ” (Lc.4,12).

Código : domin827

Ângelo José Busnardo

e-mail : ajbusnardo@gmail.com

*************************************

Pe. Ângelo Busnardo.
Enviado por Joanne em 13/02/2013
Código do texto: T4137653
Classificação de conteúdo: seguro