TODO MUNDO RECONHECE A IMPORTÂNCIA DA LEITURA. SIM, MAS... LER O QUÊ?

Há uma crise cognitiva sem precedentes no mundo, inserida na crise maior de valores frente aos choques de realidades resultantes, inclusive, da transição planetária.

O conhecimento leitoral escolar e acadêmico ainda é calcado fortemente no materialismo e nos interesses do capitalismo, do hedonismo e das ideologias dominantes. O conhecimento leitoral religioso ainda é calcado no dogmatismo eclesial. Tais conhecimentos não têm oferecido as respostas às questões do inconsciente coletivo emergente, especialmente o da nova juventude teen nascida de 1990 para cá.

A questão maior nem é o conhecimento em si que nós buscamos, mas é o conhecimento que nos busca, sendo uma parte dele positiva, construtiva, voltada para o futuro e para os sentimentos crísticos universais, e a outra parte, negativa, destrutiva e voltada para os interesses caducos dos cartéis ideológicos, dos quais grande parte de nós se recusa a ser canal passivo, o que repercute, inclusive, na rebeldia em forma de evasão escolar, dislexia, desleixo, anarquia, ateísmo etc etc.

Então o que ler e recomendar para se ler dentro de um processo paralelo de antropagogia, a fim de contribuir para um despertar de interesse pelo conhecimento como um todo e pelo esmerilhamento da memória e da inteligência? Resposta: livros espíritas.

Os livros espíritas tratam das realidades científicas, filosóficas, religiosas, sociológicas, psicológicas, econômicas, físicas, cósmicas etc. Tomam como ponto de partida o Evangelho puro de Jesus sob a ótica dos Espíritos superiores que fazem rediviver o Cristianismo e que lecionam sobre a vida humana e espiritual, sobre Deus, como inteligência suprema, sobre o mundo espiritual e suas facetas, sobre os problemas do ser, do destino e da dor, tudo em linguagem clara, atual, cognorrevolucionária, surpreendente, elucidativa.

Os livros espíritas descortinam uma nova maneira de ver a vida, o que repercute em maior alegria de viver, em sentimentos de paz e harmonia, contribuindo até, ainda que obliquamente, para um maior rendimento escolar e para um melhor jogo de raciocínio.

A partir deles passamos a nos sentir não só cidadãos da Terra, mas também cidadãos do universo, corresponsáveis pela engrenagem cósmica que move o mundo.

Não é uma questão de simples divulgação do Espiritismo como doutrina, nem de formar novos prosélitos, mas, antes de tudo, é um convite à inserção do leitor na chamada “terceira revelação”, que é a revelação teossociopsicológica transcognitiva, veiculada pelo Espiritismo, e que possibilita um grande salto de qualidade no entendimento da vida e o acesso a um novo feixe de verdades essenciais e esclarecedoras para se viver melhor na atual cotidianidade. [O Espiritismo é a grande síntese e a teoria de tudo que nos bastam para entendermos a realidade e a transrealidade, para que melhor nos conheçamos e nos motivemos ao engajamento, com amor e dedicação, à causa salvacional do Cristo. Claro que muitas revelações novas estão chegando e vão continuar chegando na estrada do futuro. O Espiritismo, por ter uma base crística, universal e eterna, vai acompanhar essas novas revelações de verdade, sem nunca se descaracterizar, sem nunca comprometer os seus alicerces, porque nasceu para corrigir o passado, mas olhando para o futuro, o seu verdadeiro tempo de origem.]

Com a literatura espírita passamos a ser mais compreensivos, tolerantes e amorosos com nós mesmos e com os outros. Passamos a ver mais sentido em sermos bons, em perdoar, em ajudar sempre, seja a quem for, porque passamos a ter uma visão mais clara das leis divinas e naturais que regem as relações entre os seres. É a literatura própria para os tempos delicados em que atravessamos. É uma nau cognitiva segura para todos nós.

O conhecimento veiculado pelo Espiritismo será corriqueiro no futuro transicional, bem provavelmente a partir de 2060, mas desde agora já pode ajudar numa melhor qualidade de vida para a geração de crianças, adolescentes e adultos da atual fase transicional.

[Sobre essa questão do papel do Espiritismo no presente e no futuro, recomendo uma leitura a nosso artigo, em http://www.recantodasletras.com.br/artigos/3967188 ]

Acreditamos que se nós, crianças, jovens e adultos, começarmos a ler os livros espíritas regularmente, na média, por exemplo, de um por mês, começaremos até a ter mais gosto pela leitura em geral e pelo multiconhecimento, o que repercutirá em posicionamentos mais firmes e serenos frente aos desafios cognitivos, ideológicos e informacionais que invadem nossos sentidos intelectuais tsunamicamente dia a dia e em movimento progressivamente acelerado. Precisamos ter uma barcaça sólida de saber, que é o conhecimento espírita, para nos conduzir com segurança nessa pororoca transicional, visto que ela aponta resoluta para o farol da “Luz do Mundo”, que está já à vista nos orientando a navegação.

Uma ideia é estarmos sempre lendo um livro espírita e andarmos com ele sempre à mão (ou ao alcance da mão), para continuarmos a sua leitura numa fila, numa sala de espera, num ônibus, no banheiro, num lugar tranquilo e solitário, sempre que tivermos uma pausinha entre nossos múltiplos afazeres. E que ao terminar cada leitura, façamos uma doação dele para alguém.

Para quem nunca leu nenhum, o ideal é começar pelo "O Livro dos Espíritos", "O Que é o Espiritismo" ou “Espiritismo para Crianças”, embora, para propiciar uma visão mais completa da base cognodoutrinária, o ideal é se ler, com a lupa, todos os cinco livros do chamado “pentateuco kardequiano”.

A partir desse alicerce, a tendência é se escolher os livros espíritas da predileção ou de acordo com as necessidades circunstanciais, numa fieira sem fim.

O pensamento espírita influencia na nossa qualidade de vida espiritual, mental, emocional, relacional e social como um todo, instigando-nos a ser melhores intimamente, mais socioparticipativos, mais atuantes nas questões sociais, buscando o bem coletivo e o bem individual, com positividade e espírito de participação, enfim, ajudando-nos a ser mais verdadeiramente cristãos.

Livros espíritas hoje são alimentos orgânicos para a alma.

Tamiris Assunção
Enviado por Tamiris Assunção em 04/02/2013
Reeditado em 08/02/2013
Código do texto: T4122301
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.