Diferença entre ser independente e ser ilimitado pelo tempo ou energia.
Ser INDEPENDENTE de tempo é não poder ser descrito pelo tempo (p) OU ser constante em relação ao tempo (q).
Ser ILIMITADO pelo tempo é ser definido ou descrito por um conjunto ilimitado de valores de tempo. O domínio é toda reta-tempo.
Ser INDEPENDENTE de energia é não poder ser descrito por energia (p') OU não se alterar após uma troca de energia (q’).
Ser ILIMITADO por energia é possuir energia infinita.
Observe que ser ILIMITADO por energia, implica ser INDEPENDENTE de energia. Isto é, ser ilimitado por energia é ser descrito por energia [V(p’)=F] e ter energia infinita (não se alterar após uma troca de energia) [V(q’)=V]. Colocando isto na definição de independência (F ou V)=V.
Exemplos:
Deus pode ser descrito pelo tempo [V(p)=F]; A essência de Deus não muda em relação ao tempo [V(q)=V]. Portanto, (F ou V)=V. Deus é INDEPENDENTE do tempo.
Deus pode ser descrito por todos os valores de tempo. Ou seja, ele SEMPRE existiu e isto quer dizer que ele é ILIMITADO pelo tempo.
Há pessoas que usando o senso comum, afirmam que DEUS sempre existir é EXATAMENTE ser independente do tempo. De forma mais rigorosa, Deus sempre existir é exatamente ser ILIMITADO pelo tempo.
Outros exemplos:
Deus é, por definição, ILIMITADO por energia. Logo, ele é INDEPENDENTE de energia (possui energia ou não muda após executar um trabalho).
Segundo o teísmo, Deus é real? Sim, pois ele pode ser DESCRITO por tempo e energia. Isto é, V(p)=F e V(p')=F. Deus pode ser localizado no tempo e é fonte infinita de energia. Seus atos podem ser listados em ordem cronológica e seus milagres não o alteram, somente acrescenta energia ao sistema alvo.