Ter ou não ter; eis a questão

Ter ou não ter: eis a questão

Tem um poema muito conhecido de Vinicius de Moraes que diz:

"Filhos... Filhos

Melhor não tê-los

Mas se não os temos

Como sabê-los?

Não concordo com o poeta quando ele diz que é melhor não ter filhos, pois a Bíblia diz que Eis que os filhos são herança do SENHOR, e o fruto do ventre o seu galardão. ( Salmos 127:3 ). A bíblia diz ainda no Salmo 128.3b que os nossos filhos são como plantas de oliveira ao redor da nossa mesa.

Nos tempos antigos uma mulher que não podia ter filhos era amaldiçoada, humilhada, desprezada, aos olhos da sociedade daquela época essa mulher praticamente não servia para nada, já que não era capaz de gerar um filho. Ai vemos o valor que as pessoas davam a função de mãe.

Ainda que algumas mulheres optem por não terem filhos, eu acredito que é melhor tê-los, é melhor passar por essa experiência, mesmo que criar filhos não seja uma tarefa fácil, principalmente nesse mundo de hoje. Educar filhos para ser próspero nessa sociedade que valoriza muito mais o ter do que o ser é uma luta diária. Criar filhos sadios psicologicamente e com uma moral inquestionável dá trabalho, mas é muito compensador.

Precisamos ensinar aos nossos filhos os princípios da palavra de Deus, a buscar a Deus e se manterem íntegros em meio a este mundo. Precisamos ensiná-los a dizer não aos prazeres deste mundo e a viverem uma vida de intima comunhão com Deus.

Entretanto, eu concordo com o poeta quando ele diz que se os temos como sabê-los? Só sabemos realmente o que é ser mãe quando somos, não adianta observar a experiência das outras, só se sabe o valor e o significado real de uma mãe quando se tem um filho, que pode ser gerado no ventre ou adotivo, pois tem filhos que são gerados no coração.

Por isso, para mim a questão está resolvida: Filhos é melhor tê-los.

Dorinha Ferreira
Enviado por Dorinha Ferreira em 17/01/2013
Código do texto: T4089762
Classificação de conteúdo: seguro