A PRIMEIRA IGREJA DO BAIRRO
A PRIMEIRA IGREJA DO BAIRRO
(*) Edimar Luz
A Igreja de Ipueiras, bairro que tem como Padroeira Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, foi edificada no limiar dos anos 70, ao lado da Escola Municipal Josino Araújo, fundada em 1968.
Para a construção do referido templo religioso, o qual se constituiu na primeira Igreja do nosso bairro, contou-se com a colaboração fundamental da comunidade e do então pároco de Picos, Padre Alfredo Schaffler, que também ali celebrou a primeira missa.
A Igreja foi erigida num terreno adquirido da senhora Maria de Sousa Moura, na parte então mais urbanizada do Bairro e fica situada na Avenida Ayrton Senna (atual Avenida Anísio da Luz) a cerca de apenas um quilômetro e meio do centro da cidade.
Além de missas, realizam-se ali também, batizados, primeira eucaristia, casamentos, enfim, quase todas as atividades concernentes ou ligadas à vida religiosa da família e comunidade ipueirense.
Durante o novenário, que ocorre anualmente na primeira semana do mês de setembro, a comunidade, que também se caracteriza tradicionalmente por ter um acentuado espírito religioso, faz-se presente em todas as noites e participa ativamente de toda a programação, desde o primeiro dia da novena até a realização do leilão e da já tradicional missa solene, quando se faz presente também um grande número de pessoas /fiéis de várias outras comunidades e localidades circunvizinhas.
Cumpre ressaltar que no interior de nossa Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, cuja arquitetura é um tanto quanto simples, mas bastante apreciada e bonita, especialmente nas imediações do altar, encontram-se várias imagens, que são como sabemos, traços culturais simbólicos que também fazem parte da estrutura da Igreja como Instituição Social Religiosa. As imagens ali encontradas são: Sagrado Coração de Jesus, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, São José e Cruz de Cristo, além de outras de menores proporções. Há, ainda, o Cruzeiro em frente à Igreja, e conjugado a esta, ao lado ou fundo, o salão paroquial, recinto destinado ou reservado às reuniões de interesse comunitário.
É importante lembrar também que alguns anos após a construção da primeira e mais importante Igreja do Bairro, foi edificada a Capela do Baixio de Ipueiras, sendo esta, portanto, a segunda Igreja do nosso bairro.
*Obs. A primeira igreja do Bairro Ipueiras foi demolida no primeiro semestre de 2009, para em seu lugar ser construída a nova igreja.
Do meu livro MEMÓRIAS DO TEMPO.
(*) Edimar Luz é escritor/cronista, poeta, memorialista, compositor, articulista, professor e sociólogo formado em Recife- PE.
Picos- PI, maio /2000.