JESUS PECOU?
JESU PECOU? – Rm 3.23 – “Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus”
Alguns, para eximir Maria, mãe de Jesus, de pecado ou como se ela fosse concebida sem pecado, chamam-na de imaculada, tendo, inclusive um Dogma romanista declarando-a como tal, ou seja, concebida, neste mundo, “sem pecado”.
Há um certo articulista da Internet, romanista que cita Lutero, dizendo que este embarcou nessa de dizer que “se todos pecaram, então está incluído Jesus!” Como se o apóstolo dos gentios estivesse incluindo Jesus como um dos pecadores, pois ali ele diz “todos pecaram”.
Nada mais falso, pelas seguintes razões:
(1) Em Hebreus 4.15 se lê a respeito do caráter e natureza de Jesus: “Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado” E ainda, o mesmo apóstolo das gentes dirá, não contrariando o que ele mesmo disse em Romanos 3.23 (o que é mais do que certo que ele não quis incluir Jesus como manchado pela culpa do pecado, o que será examinado mais adiante no texto básico do presente artigo), também diz em 2 Coríntios 5.21, o seguinte: “Aquele que não conheceu pecado, o fez pecado por nós; para que nEle fôssemos feitos justiça de Deus”
(2) Na Hamarthiologia (Doutrina do Pecado) só Jesus é impecável.
(3) Vamos então examinar o texto e o contexto de Romanos 3.23 escrito pelo Apóstolo Paulo aos Romanos. Mais especificamente é preciso reler o seu contexto: (a) Ali podemos perceber que Jesus não esteve, não está e nem estará destituído da glória de Deus! Para se ter certeza disso, perguntemos ao texto: Quando? Onde? Em que texto se vê isto? Ficamos sem resposta. Porque isto não ocorreu com Ele. Então, Jesus torna-se excluído da aplicação de pecado sobre si. (b) Ali é dito que a justificação e a redenção estão e se originam em Cristo. Ele então justificou-se e se redimiu a si mesmo? Onde? Quando? Em que texto? (c) Se Ele tivesse pecado, Deus não O teria proposto para propiciação pela fé no seu sangue para demonstrar a sua justiça pela remissão dos pecados dantes cometidos (v 26). Ele ficaria de fora. (d) Se Ele cometeu pecado, onde se vê isso? Em que texto? Quando isso ocorreu? Qual ato cometeu para apená-lo com a culpa do pecado?
(4) Sabemos que Ele é o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, conforme o disse João, o Batista (João 1.29). Só o cordeiro sem defeito, sem mancha, não torto, não fraturado poderia ser oferecido no altar do sacrifício. Isto é a prova real de que Jesus nunca pecou. (5) Em quinto lugar, quero transcrever literalmente minhas palavras em artigo anterior – “A confissão de Maria” – onde demonstro que é inaceitável tese de que Jesus tenha pecado. Acompanhe: “Terceira resposta: Em Romanos 3.23 Paulo, inspirado pelo Espírito, Paulo diz que “Todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus”. Sobre este texto o articulista lembra que Lutero comentou que, se aqui se vê “Todos” então, incluiria Jesus, pois nem Ele ficou de fora. Nem mesmo Jesus escapou desta definição “Todos”.
Vejamos: ou Lutero estava muito cansado, ou não tendo muito tempo não pode comentar melhor, com mais detalhes, ou então, andou esquecido do que está dito em Hebreus 4.15 e outros textos nesta Epístola – que demonstram que Jesus era e ainda é sem pecados. Só a Ele cabe a Doutrina da Impecabilidade. A Palavra de Deus atribui a Doutrina da Impecabilidade somente a Jesus. Desconheço outra pessoa que seja impecável ou que tenha nascido sem pecado a não ser Jesus. Antes de mim ou de qualquer outro, a Bíblia desconhece outro impecável. Só Jesus é Imaculado (1 Pd 1.19), pois o Cordeiro Imaculado, sacerdote e vítima ao mesmo tempo, por isso o Cordeiro de Deus, o “Agnus Dei”, na velha língua latina), pode perdoar pecados, pois só Ele é Deus, a Quem exclusivamente cabe perdoar todos os pecados. (Hb 4.14-16 e 5.8-10).
Ora, é preciso ver também que está em foco no “Todos” de Romanos 3.23, somente os seres humanos na condição de pecadores! Mas não Jesus (que é Deus!), Veja o contexto Romanos 3, principalmente os versos 4, 8, 9, 11 e o 22. (Examinemos cada um destes versos:
o v. 4 diz que Deus é verdadeiro, Jesus é Deus.
O v. 8, diz que alguém pode afirmar “façamos o mal” – e até praticar o mal que tencionou realizar. Jesus praticou algum mal? Qual? (Nenhum, pois já vimos no texto escrito “Aos Hebreus” 4.14-16 e 5.8-10, QUE ELE NÃO PECOU!) .
O v. 9, deixa claro que o “Todos” trata da divisão a que o mundo de Paulo era dividido, religiosamente falando, em duas partes: os “judeus” e os “gregos” que eram chamados de gentios como todos os demais povos para diferenciar dos judeus, que se julgavam com direito exclusivo na salvação. E Paulo está ensinando então que “Todos” os povos, todas as partes da humanidade – judia e gentia, pecaram, e, por isso precisavam de Deus, precisavam de Jesus. (Algumas versões trazem o verbo “carecem da glória de Deus”, em lugar de “precisam da glória de Deus”) Pergunte-se: Jesus precisa (ou carece) de Deus para se salvar, por acaso? Como, se Ele é Deus? Se, na hipótese de Lutero (veja que eu escrevi hipótese, não prova bíblica, nem racional), Jesus está incluído no rol de pecadores, então Ele precisa dEle mesmo para se salvar??? !!! Onde há essa doutrina na Bíblia?
O v 11 diz que “não há quem entenda e não há quem busque a Deus”. Também este verso se refere a Jesus? Pode-se incluir Jesus nele? De forma alguma não, pois em nenhum momento deixou de buscar a Deus, deixou de entender, pois Ele é o Deus-Homem, Ele é Onisciente, Ele entende tudo e a todos! Tudo isso Ele fazia, quando encarnado e quando perambulava por este mundo! Seria este o seu pecado? Claro que não! Ele não está incluído no “Todos pecaram” do verso 23 de Romanos 3.
E finalmente, o v 22, diz que “A Justiça de Deus pela fé em Jesus Cristo para todos os que crêem”. Ora, as pessoas recebem a justiça de Deus, que é revelada no Evangelho, cf Rm 1.17 crendo em Jesus e ainda se deparam com Jesus pecador? Como as pessoas creriam num homem pecador como nós? Como seria Ele canal de Justiça de Deus e de salvação sendo pecador também? Jamais, meu amigo articulista católico romano (em artigo na Internet)! Nem mesmo Lutero (se é verdade que Lutero interpretou este verso como se Jesus estivesse incluído no rol dos pecadores), nem mesmo Lutero estaria certo, supondo uma idéia hipotética para com Jesus, um pecador!
Ora, fica claro que Jesus não está implícito como pecador em Romanos 3.23, queira este ensino vir de Lutero ou de qualquer teólogo do mundo! Nem se se reunirem todos os teólogos do mundo para dizerem uma asneira dessa! Nem por hipótese Jesus é pecador! Longe disto!)”
A resposta para a pergunta do título deste artigo é: não! Jesus é impecável! Para que fique bem claro a todos, repito: a Doutrina da Impecabilidade, dentre aqueles que viveram, vivem e viverão encarnados, enquanto houver mundo, só a possui Jesus Cristo, que é Deus!
Raposo/Itaperuna/RJ/”Pousada Esperança”. (Domingo à tarde), 10 de outubro de 2010
Fernandinho do forum