CONSIDERAÇÕES E CONCORDÂNCIAS BÍBLICAS CONCERNENTES À CRIAÇÃO

QUE É ESPIRITISMO?

XIV

CONSIDERAÇÕES E CONCORDÂNCIAS

BÍBLICAS CONCERNENTES À CRIAÇÃO

(Resumo da Questão 59)

Diversas e divergentes entre si foram, durante muito tempo, as ideias e teorias apresentadas pelos homens a respeito da Criação, tendo a ciência reconhecido a inverosimilhança de algumas. O pensamento dos Espíritos confirma a opinião dos homens mais esclarecidos.

A única objeção em relação às revelações espíritas é a de estarem em contradição com os textos excriturísticos sagrados. Não obstante, um exame sério do assunto demonstrará que tal contradição é aparente, decorrendo mais das interpretações dadas so que só tinha sentido alegórico ou emblemático.

A questão de Adão como o primeiro homem é uma delas, a cujo respeito diversas crenças religiosas tiveram que ser alteradas. Outra ideia ou teoria que não conseguiu sustentação diante da verdade foi a da Terra como centro do Universo, imóvel na imensidão sideral. Hoje, sabe-se e comprova-se que o homem surgiu em pontos diversos do planeta, e a Terra é insignificante globo opaco pertencente ao sistema solar, onde ela é um dos menores.

Diz formalmente a Bíblia que o mundo foi criado em seis dias, pondo a época de sua criação tirada do nada há cerca de quatro mil anos antes da era cristã. Mas a ciência aí está com provas irrecusáveis extraídas da realidade fóssil de que os seis dias da criação se dividem em diversos períodos de muitas centenas de milhares de anos cada um.

Revendo os arquivos da Terra, a ciência demonstra, inclusive, a ordem em que foram criados todos os seres que aparecem na superfície do globo, numa ordem que não difere do que diz a Gênese, senão quando nega o milagre de tê-los criados em algumas horas, mas em alguns milhões de anos, utilizando-se, inteligentemente das forças da Natureza.

E que a Bíblia é um livro de símbolos. É obra monumental e histórica que deve ser preservada e respeitada, mas nunca interpretada consoante os interesses e caprichos dessa ou daquela confraria religiosa. A Doutrina Espírita a respeita e vela por sua preservação, aceitando-a conforme os ensinamentos espíritas e não de acordo com as invencionices teológicas.

A existência do homem antes do dilúvio geológico; a presença de Noé e sua milagrosa arca a receber todas as espécies existentes; a diversidade das raças consoante as interpretações teológicas; e outras estórias mais, tudo terá explicações sábias e racionais à luz dos esclarecimentos que estão a chegar-nos através da Mediunidade, com a participação inequívoca dos Espíritos do Senhor.

Inaldo Lacerda Lima

O Mensageiro – Órgão do Centro Espírita “Olhar de Maria” – nº 109.

Pedro Prudêncio de Morais
Enviado por Pedro Prudêncio de Morais em 23/10/2012
Código do texto: T3947833
Classificação de conteúdo: seguro