O GPS DE DEUS

O GPS DE DEUS

O “GPS” (General Position Sistem) é aparelho usado para se localizar a posição exata de um objeto em qualquer lugar neste planeta, sendo regulado por satélite instalado no espaço aéreo a longa distância da terra. Tem uma precisão imbatível em sua função de localizar as coisas estando estas na mais longa distância!

Mas um desses aparelhos foi para nas mãos de um larápio que teve a infelicidade de roubá-lo de alguém.

O tal “lalau” rendeu uns guardas de uma certa Empresa (não sei em que situação) - só sei que o caso colhi numa reportagem de TV – prendeu todas as vítimas num quarto e “arrecadou” outros objetos de muito valor e, dentre tais objetos roubados estava um GPS ligado, que um funcionário da Empresa roubada conseguiu acessar pelo computador, a localização do bandido: o bairro, a rua e a casa de “refúgio”.

Localizado o ladrão, depararam com o mesmo literalmente dormindo ao lado do GPS. Moral da história: Até parece o lado trágico da história do Profeta Jonas, no Velho Testamento que, fugindo dos compromissos com Deus, foi encontrado adormecido na parte mais baixa (porão) do navio, em direção ao Sul da Espanha (Társis).

Uma diferença é que Jonas fugia por estar transgredindo uma ordem de Deus; o tal bandidinho de nossa história, fugia dos homens fardados de nossos dias, por haver cometido crime contra o patrimônio alheio.

A coincidência de ambos, é que os dois (Jonas e o ladrãozinho da Empresa) foram encontrados: este último pelos PMs; Jonas foi localizado por Deus, ou melhor, pelo GPS de Deus, implantado em sua consciência, a ponto de levá-lo a confessar que estava naquela situação por estar “correndo a mil por hora” da responsabilidade para a qual Deus o comissionara. Cuidado com os GPS, o dos homens e o de Deus, tá?

Muniz Freire, 20 de outubro de 2009

Fernandinho do forum

Fonte: anotações particulares do autor de nº 1790, em seu Cad. volume VI.