É A BIBLIA MACHISTA ?

É A BIBLIA MACHISTA?

Penso e entendo que a Bíblia não é machista. No céu não há homem e nem mulher. Ela (a Bíblia) se originou em Deus, O Espírito Santo foi quem a gerou (“chocou”), tal como gerou o mundo cosmológico (do grego “kosmê”).

Se na Trindade não existe macho e fêmea, não poderia a Sabedoria Perfeita e Divina produzir o machismo!

Poderia a Trindade pecar contra a justiça, que lhe é peculiar, sendo imparcial? A Trindade é perfeita em todas as qualidades, sem hegemonia de uma Pessoa Divina (Pai, Filho e Espírito Santo) sobre a outra, sem parcialidade, sem machismo. A Trindade dá exemplo em tudo, até na não-prevalecência de uma Pessoa sobre a Outra – nessa Comissão de Três, a mais perfeita Comissão do Universo, não existe superior, Maior ou Quem manda, todos são Superiores, Altos e Soberanos. em pé de igualdade.

Deus é Senhor no sentido de Dono e Dominador de tudo e não no sentido de sexualidade e por isso jamais produziria ensinos vistos pelos seres humanos como machista ou tendente ao machismo. O machismo está na mente dos homens para com os seus semelhantes.

Jesus disse que os anjos não procriam, portanto, não há macho e fêmea entre os seres celestiais. Por quê haveria machismo na Bíblia? Se houvesse, haveria machismo em Deus. Mas, como Deus é perfeito, nada há de imperfeição (machismo) em Deus!

Sem querer ferir ou atacar alguém, entendo que quem pensa ou ensina que a Bíblia é machista são as mulheres que não apreciam a idéia da submissão feminina, que adoram mandar (as machonas ou feministas), que não aceitam o seu lugar deixado por Jesus, que as valorizou acima de todas as idéias e preconceitos que havia (e ainda há) contra elas no mundo inteiro! Ou então, são pessoas que nunca leram ou nunca meditaram mais apuradamente sobre este assunto, e, “pegaram o bonde andando”, vivem repetindo o que as demais pessoas dizem por aí, tornando isso uma filosofia de vida ou conceito mal estruturado.

Diz um ditado popular que “Quando os cachorrinhos pequenos latem, é porque os grandes já latiram há muito tempo”. Que “Onde uma vaca vai as outras acompanham”.

Assim entendo que o conceito de machismo sobre a Bíblia, ou seja, as mulheres machonas, insubmissas (avós, bisavós, trisavós e assim sucessivamente) bramavam contra a submissão feminina aos homens (que a Bíblia ensina) as demais (filhas, netas, bisnetas e trisnetas e outros), acompanhavam e acompanham até hoje, trazendo até nossos dias este aberrante conceito de que a “Bíblia é machista”, sendo que na verdade isto não passa de um preconceito das fileiras dos rebeldes, dos desprovidos de qualquer obediência ou subserviência. Entendo que indisciplina, desrespeito e insubmissão são “como praga, que espalham rapidinho”.

Enfim, quem pode ser machista são os homens, mas a Bíblia jamais! Nem mesmo os homens que a escreveram, porque todos falaram inspirados pelo Espírito Santo de Deus. Cada um teve a sua participação na época em que viveu, principalmente no contexto judaico, que a mulher não tinha muitos privilégios. Aliás, a sociedade judaica era reconhecida no mundo inteiro como exclusivista; mas machista, era a sociedade romanizada.

Muniz Freire, 15 de junho de 2009.

Fernandinho do forum

Leia também, na página 4 o artigo "É a Bíblia machista" (II)