A IGREJA EM ANTIOQUIA
A IGREJA EM ANTIOQUIA
Texto básico: Atos 11:19-23
DIVISÃO DO TEXTO em assuntos principais
19-21 A Igreja em Antioquia
22-24 Barnabé
25-26 Ensino da Palavra
27-30 Profetas
INTRODUÇÃO
Lucas, a partir daqui, deixa os Atos de Pedro (vers 10-10), volta nos cap 12 e no 15 e daí em diante Pedro desaparece de Atos, dando lugar a Paulo, que segue até o final.
O propósito de Lucas é contar (cap 8-12) sobre a expans~çao inicial da Igreja, a partir de Antioquia e preparar o caminho para a missão de Paulo.
Como resquício da retaliação de Estevão, a Igreja foi levada ao mundo.
1 - ANTIOQUIA
19 Aqueles, pois, que foram dispersos pela tribulação suscitada por causa de Estêvão, passaram até a Fenícia, Chipre e Antioquia, não anunciando a ninguém a palavra, senão somente aos judeus.
20 Havia, porém, entre eles alguns cíprios e cirenenses, os quais, entrando em Antioquia, falaram também aos gregos, anunciando o Senhor Jesus.
21 E a mão do Senhor era com eles, e grande número creu e se converteu ao Senhor.
Algum irmão, que para nós hoje é desconhecido, fundou a Igreja de Antioquia. Isso é importante, porque poderíamos supor que tinha sido Paulo o fundador, a partir de Atos 13.
Aqui temos o inicio da Igreja aos gentios.
2 - BARNABÉ
22 Chegou a notícia destas coisas aos ouvidos da igreja em Jerusalém; e enviaram Barnabé a Antioquia;
23 o qual, quando chegou e viu a graça de Deus, se alegrou, e exortava a todos a perseverarem no Senhor com firmeza de coração;
24 porque era homem de bem, e cheio do Espírito Santo e de fé. E muita gente se uniu ao Senhor.
Ouvindo a Igreja de Jerusalém, sobre a liderança de Pedro, que havia essa nova frente de trabalho espiritual, Barnabé foi mandado então, ou para reprovar, ou aprovar a obra.
Chegando lá Barnabé alegrou-se com o que viu.
3 - A IGREJA EM ANTIOQUIA
25 Partiu, pois, Barnabé para Tarso, em busca de Saulo;
26 e tendo-o achado, o levou para Antioquia. E durante um ano inteiro reuniram-se naquela igreja e instruíram muita gente; e em Antioquia os discípulos pela primeira vez foram chamados cristãos.
Saulo havia acabado de se converter, mas de alguma maneira Barnabé sabia que ele era a pessoa ideal para essa obra. Barnabé convidou Paulo então para juntos, doutrinarem a nova Igreja. E durante um ano assim o fizeram.
APLICAÇÃO
A salvação não é só aceitar a Jesus, mas tudo o que nos acontece, até chegarmos à perfeição em Cristo.
O LEGALISMO (GL 5.1) Um problema que havia na Igrja Primitiva e que também temos, é o legalismo. O legalismo impõe a Lei de Deus como peso sobre as nossas vidas. Podemos resumir legalismo como não faças, não comas. O legalismo para eles era o judaísmo. Cristãos judeus queriam que a Igreja acreditasse em Jesus, porém sem deixar os costumes do Antigo Testamento. Esse cristianismo que eles pregavam era um falso evangelho. E por isso é que Barnabé foi atestar se era o verdadeiro evangelho, ou não.
UM ENORME PARENTESIS NECESSÁRIO
Infelizmente esse falso evangelho está difundido hoje em nossas Igrejas. Não faças, não comas e não bebas, está difundido entre nós. Temos a guarda do sábado ainda, gente querendo usar o shofar e a ampla pregação do Antigo Testamento, em detrimento do Novo, em nossas Igrejas.
Não há problemas em se pregar o Antigo Testamento, mas esse tem que ser pregado sobre a visão do Novo. O erro está em se pregar só o Velho Testamento e não se tocar no Novo. Vejo pessoas pecadoras competindo com o Filho de Deus. Muita gente conhece muito mais sobre Abraão, um pecador, filho do homem, Jacó, Moisés, Elias, Jeremias e Daniel, do que Jesus. Só estamos aqui por causa de Jesus e nós o conhecemos pouco.
Quando falamos de oração, não temos a pratica e nem a ousadia de Jesus. Quando falamos de pregação não temos a unção e nem a qualidade, além de que não se entende porque o tempo da Palavra tem diminuído, sendo que na Bíblia vemos Jesus pregando enormes pregações. Paulo certa vez começou a pregar a tarde e dando meia-noite alguém caiu de uma janela superior e morreu, sendo ressuscitado por Paulo. O Sermão da Montanha foi enorme. Ninguém tinha pressa de pregar na Bíblia, mas hoje em dia vemos o crescimento do ministério de musica, que chamam erroneamente de ministério de adoração - sendo que a adoração no culto é todo o culto e não só o louvor – tomando o espaço da pregação. Aprendemos com a Assembléia de Deus que uma saudação é de 10 a 15 minutos e uma Palavra vai de 30 a 45 minutos, aproximadamente. Hoje temos 1 hora de musica, ou mais, no culto, 30 minutos de captação de renda, ou seja, ministração de dízimos e ofertas e 15 minutos de “Palavra”. E ainda na “Palavra” tem-se a oração inicial e a oração final. Além disso falta qualidade em nossas pregações. A maioria das nossas pregações não passariam em nenhum livro de homilética. Aprendemos tanto sobre pregações cristôcentricas, mas onde elas estão? As Igrejas neopentecostais, que são praticamente todas hoje - até a Batista Renovada onde estou tem características de neopentecostal – e que, entre aspas, seriam o seguimento mais avançado do Evangelho hoje em dia, não estão pregando absolutamente nada.
As Igrejas contemporâneas não tem proposta nenhuma. Não sabem para onde vão, pois não tem proposta de futuro. Não sabem o que fazer com os irmãos, pois não tem proposta para os irmãos. Qual é a proposta para a mocidade em até 5 anos? E qual é a proposta para as crianças, ou os velhos em 5 anos? Qual é a proposta para os jovens senhores e senhoras na Igreja? Qual é a proposta de evangelismo - sério, com resultados concretos, delimitados - para a comunidade, em 5 anos? A proposta deve ser seguida com certo prazo para concretização, pois senão fica aquele negócio vago.
Não enxergo em lugar algum, uma proposta contemporânea, mundial, da Igreja para o mundo. A Renascer não tem proposta; o Valdemiro é ruim mesmo, não prega nada, e a Igreja não é exatamente a Mundial, é ele, o que é péssimo, pois os pastores sérios deveriam entender que precisam fazer Igrejas que funcionem sem eles. A Igreja precisa ser estruturada de tal forma, que persista à prova do tempo e exista além de mim. A Católica é a única que acena com algumas propostas, MAS A IGREJA CATÓLICA É IDÓLATRA E NÃO MERECE MENÇÃO, DEVIDO A ISSO. DEUS NÃO ACEITA IDOLATRIA.
PARA A IGREJA ULTRAPASSAR A NOSSA GERAÇÃO ELA PRECISA SER ESTRUTURADA NA PALAVRA, mais propriamente nas doutrinas bíblicas, o que é diferente de pregar qualquer coisa da Bíblia, não, antes é pregar as grandes doutrinas, como a Fé, a Graça, e todas as sumidas doutrinas referentes a obra de Cristo na Cruz. Aliás é pregar a Jesus. Infelizmente o Antigo Testamento está competindo de forma cruel com o Novo Testamento em nossos dias. O Velho, é Velho, já se diz, mas a forma bonitinha e inócua que se prega o Novo também é uma vergonha, uma desgraça. Temos muitas pregações que não se diz absolutamente nada, assim como ajuntamentos de oração que não resolvem. Isso, absolutamente não deve significar que deveríamos fazer da Igreja uma grande Escola Dominical. Aliás a Escola Dominical é uma invenção humana, não nos esqueçamos disso. Eu sempre que posso digo o quanto sou contra a Escola Dominical do jeito que é feita. Por mim nem existiria. Igrejas que tem Escola Dominical não tem responsabilidade de ter um dia de ensino sério da Palavra. E ensino sério não deve ser também ensino chato. E é tão fácil saber que o negócio está chato, não sei como não enxergam isso. É só notar a audiência, a freqüência das pessoas. Se o culto de ensino está vazio, é porque está errado, ou não está conseguindo competir com a novela da TV, ou não consegue ser atrativo o suficiente para tirar os irmãos de casa. A Igreja precisa ser mais legal, gostosa, bacana, divertida, alegre, que o futebol. Estamos conseguindo isso? Ou nossos cultos são chatos? Não sou eu quem está dizendo isso, são os irmãos que não vem que atestam que não estão gostando.
Ensino chato precisa ser reestruturado. Em 20 anos já vi muitos cultos de ensino, mas talvez os melhores, pelo menos mais corajosos, foram os da minha primeira Igreja, a Assembléia de Deus do Jardim Carumbé. O pastor à época abria o verbo para situações do dia a dia, com sabedoria. Ele tratava sobre o desemprego e a preguiça dos desempregados, com base bíblica: “vai ter com a formiga preguiçoso”, era uma frase corriqueira com ele. Esse pastor falava claramente que o irmão não poderia ter um namoro eterno com a irmã. Dez anos de namoro, pra quê? Comprou uma casa, ou móveis, ou o quê? Ou nesse tempo todo de namoro passou a maior parte desempregado? Esse pastor falava que claramente não deveria haver sexo com qualquer pessoa que não o marido ou a esposa. Me lembro de uma pregação, ainda, onde morrendo alguém, juntou-se um bando de cristãos, na hora do inicio do culto, indo ao culto, ao redor olhando o morto. Quando essa turma chegou na Igreja, o pastor já sabendo do assunto, deitou a lenha em todo mundo. Principalmente o cristão deve ter reverência com a morte, sabendo que tantos perderão o Céu. Deveríamos derramar baldes de lágrimas, a cada pecador que morre no seu pecado.
Hoje temos ensinos que não ensinam!
Nunca quis saber da letra da Bíblia. Todos temos Bíblias e a lemos em casa, o que quero saber num culto de ensino é o que eu não sei. Pra mim parece tão óbvio isso! – será que estou errado? Hoje praticamente todo mundo tem Internet, que é uma superbiblioteca - se não a usarmos pra ficar olhando pornografia, nos enganando pensando que Deus não está vendo – eu estudo em casa antes de ir ao culto, mormente quando o pregador já anuncia o que vai pregar, como numa campanha de Batalha Espiritual de 7 semanas. Ai no culto de ensino o pregador do momento diz que vai trazer uma Palavra básica, para não cansar os irmãos, ou outra desculpa esfarrapada qualquer. E ai traz para a irmandade o básico do básico do básico. Gente, isso ai eu já estudei em casa. O que falta são opiniões sérias e comprometidas com a Palavra. Se vou num culto de ensino é porque quero saber sobre o assunto, o tempo não importa. Assim como não importa o preço de nada, desde que se nos ofereça o produto que atenda plenamente o que quero. Como o sanduíche de mortadela que se vende no centro de São Paulo, preparado com meio quilo de mortadela, e onde se cobra o que quer. Ninguém reclama do preço, pois sabemos o que estamos comprando. Ninguém vai reclamar de uma hora ou duas ou três, de um estudo bíblico onde realmente se me esclareça completamente o assunto, ou pelo menos se tente seriamente.
Ou seja, gente, acorda!
Eu me empolguei, mas vamos voltar. Qual é a proposta da Igreja atual para o mundo? Aliás, quando falo isso, quanta gente fica boiando, sem saber do que estou falando. Vamos resumir assim: nós temos do nosso lado Deus, quem fez o universo, o Criador de todas as criaturas e coisas, que já nos mandou conquistar o mundo todo: “onde pisar a planta do vosso pé, eu vos darei”, ou “ide por todo o mundo pregai a toda a criatura”, e nós estamos com medo de pregar a Palavra? Ou quando no ambiente da Igreja, que é seguro, temos medo de pregar aos próprios irmãos? Se temos medo de ofender algum irmão, com a Palavra de Deus, ENTÃO PREGADOR, MUDE DE PROFISSÃO, vá ser porteiro, com todo respeito aos porteiros, ou qualquer outra coisa, onde você não dê opinião alguma. Fazer cultos bonitinhos não salvam ninguém, estamos num caminho onde se decide o futuro das pessoas, além dessa vida. Culto bonitinho, com palavras inócuas não prestam pra nada. E é impressionante a quantidade de gente irrelevante na liderança das nossas igrejas. É simplesmente, impressionante! E simplesmente revoltante!
...me lembro do pastor dizendo bravo de púlpito: “vá ter com a formiga preguiçoso, que só quer ficar namorando as irmãzinhas da Igreja e ficar zanzando de um lado pro outro, sem fazer nada útil o dia inteiro”.
Ou; “irmã fofoqueira, a tua língua vai te levar ao Inferno”. – Isso vociferando com ódio ao pecado da fofoca, que é um dos preferidos da Igreja.
Pensando nisso, não estamos mais vendo profetas em nossos dias. Não profeta que roda, que faz cena e pula etc. Não, estou dizendo sobre vozes relevantes que acusam o pecado na cara, sem teatro, mas com unção.
Enfim, estamos tendo um bando de Igrejas murchas, sem qualidades e sem características, sem pulso. A Igreja que prega um suposto amor e graça, mas que não prega Jesus, ou acusa o pecado, está no mesmo patamar que a Igreja de movimento, lotada, mas sem doutrina séria.
FIM DO PARENTESIS
CRISTÃOS
Em Antioquia os irmãos foram chamados pela primeira vez de cristãos. O que significa para nós hoje ser cristão? O que significa pra você ser cristão?
A CHAMADA MISSIONARIA
Há um chamado do Espírito Santo a todos nós, que reconhecem que o mundo precisa ser salvo. Os irmãos que fundaram a Igreja em Antioquia fizeram um excelente trabalho, aprovado por um ensinador de peso, com certeza, o irmão Barnabé.
4 – OS PROFETAS
27 Naqueles dias desceram profetas de Jerusalém para Antioquia;
28 e levantando-se um deles, de nome Ágabo, dava a entender pelo Espírito, que haveria uma grande fome por todo o mundo, a qual ocorreu no tempo de Cláudio.
29 E os discípulos resolveram mandar, cada um conforme suas posses, socorro aos irmãos que habitavam na Judéia;
30 o que eles com efeito fizeram, enviando-o aos anciãos por mão de Barnabé e Saulo.
Do texto, esses versículos são os que mais gosto.
Vamos recordar: a Igreja passava por perseguição, onde alguns irmãos indo a Antioquia fundaram uma Igreja ali. A fama da Igreja correu, o que trouxe alguns profetas para lá. Não nos esqueçamos que ser profeta era um cargo dos mais importantes à época, o que quer dizer que a elite evangélica chegou até a Igreja.
Nós estamos conseguindo trazer os melhores para o nosso lado?
Desses profetas que desceram de Jerusalém, um deles chamado Ágabo profetizou – pelo Espírito, não se esqueça disso, pois tem gente “profetizando” cada bobeira, e que não é de Deus - que haveria uma grande fome em todo o mundo. - Esses versículos tem um significado espiritual, que quero meditar com você no final.
Ágabo profetizou que haveria uma grande fome no mundo. Ouvindo isso os irmãos decidiram mandar – acredito que houve uma reunião, onde os cabeças se juntaram etc. – conforme suas posses, ajuda aos irmãos da Judéia.
Eu me lembro de uma pregação em mp3, que no Nordeste, uma Igreja se levantou em oração para que chovesse, pois então uma irmãzinha começou a ir de guarda-chuva na Igreja, num Sol de trocentos graus. Os próprios irmãos começaram a tirar sarro da irmã, o que acabou o pastor chamando a irmã e perguntando porque ela estava indo de guarda-chuva ao culto se não estava chovendo. Ela indagou então, se eles estavam orando para que chovesse, então ela cria que iria chover. E um dia choveu, não muito depois disso.
Foi profetizado que haveria fome na terra, então os irmãos já se mobilizaram para socorrer o s irmãos, antes da fome. Você entende esse nível de fé?
...
Esses versículos podem ser entendidos de forma global também. Os profetas significando os homens e mulheres de Deus que estão fazendo a obra de Deus que “profetizam”: pregam ,vivem suas vidas como exemplo, a respeito da fome espiritual que ocorre no mundo. Esses profetas alertam para a escassez de alimento espiritual e a Igreja se mobiliza então para fazer algo.
O que é que estamos fazendo devido ao crescimento da fome espiritual no mundo? Ficamos tão preocupados com o nosso mundinho que não damos opinião forte a respeito de nada. O que fazemos para levar o Cristo que salva às pessoas.
FINALIZANDO
Jesus mostrou o seu coração quando foi traído: O que tiver que fazer faça logo, disse ele.
Irmão, não estamos no tempo de ficar enrolando nada. O tempo urge. Se você tem alguma idéia boa em relação à Igreja, ponha em prática agora, não espere nada, já temos o aval. Simplesmente Ide, ao invés de ficar filosofando se vamos ou não.
By
Paulo Sergio Larios