A MENSAGEM DE ISAÍAS, O PRÍNCIPE DOS PROFETAS
ARTIGO
TEOLOGIA/CIÊNCIA DA RELIGIÃO
AUTOR: JOÁS ARAÚJO
A MENSAGEM DE ISAÍAS, O PRÍNCIPE DOS PROFETAS
Breve resumo:
O ministério profético de Isaías filho de Amoz (não Amós, o profeta vaqueiro), nasceu por volta de 765 A.C. com 20 anos de idade começou a profetizar (CHECHINATO, 1994, p. 84). Isaías exerceu sua missão durante 50 anos. A pregação de Isaías o Profeta esta dividida em três enfoques principais: “denuncia as explorações sociais, denuncia contra a idolatria praticada e obediência ao verdadeiro Deus”. Em outras palavras ele faz uma denuncia contra as injustiças sociais, opressão contra a classe “fraca” ou “pobre”. Isaías denuncia também a opressão da classe rica de Jerusalém contra os pequenos agricultores e pastores, e de forma severa Isaías aponta o culto idolatra como pivô da ira divina. Logo o profeta clama para que o povo se arrependa dos seus pecados e volte-se para o primeiro amor. Confira as referencias (Is. 1, 16-17; 3, 16-24; 5, 1-24; 10, 1-4).
Segundo Fonsatti (2002, p. 24), “ os reis Acaz e Ezeguias não deram ouvidos ao profeta. a mensagem de Isaías se concretizou no ano de 701 a. C. Jerusalém foi milagrosamente salva do assedio das tropas de senaquerib (36-37)”. O rei Acaz confiava mais nas tropas da Assiria do que em Deus, o rei Ezeguias confiava mais no auxilio do Egito que em Deus. Neste caso Isaías tenta converter os reis lhes ordenando a deixarem de confiar nas nações poderosas, pois tais alianças geravam idolatria. Isaías quer que os reis confiem somente em Deus para livrá-los das opressões. O profeta tentou converter seu povo, mas diante de tal recusa ele proclama o “juízo divino” sobre todos e neste mesmo proclamar também declara que um “resto do povo eleito” se manterá fiel e retornara do exílio.
O livro de Isaías consideravelmente o maior de todos os livros proféticos do Antigo Testamento. Leva consigo o seu tema vinculado a “SANTIDADE A DEUS”. Isto não significa somente “justiça e pureza”, mas Isaías quer que todos se salvem e que reconheça JEOVA como fonte de perdão! Nesta esfera os habitantes da cidade de Jerusalém precisam se converter de suas maldades e praticar a justiça de Deus para que possam ser livres.
Segundo Tácito da Gama estudioso do Antigo Testamento, há muita profundidade teológica nas “profecias ou mensagens” de Isaías. Ele define:
Deus é único e exige obediência e lealdade. É soberano e exerce autoridade e poder sobre todas as nações. É santo e pede ao povo santidade. É juiz e retribui a cada um segundo suas obras. É redentor e vem ao povo para lhe conceder a salvação (FILHO, 2002, p. 107).
Isaías anuncia sua mensagem numa época de prosperidade em Israel e em tempos de extrema corrupção de uma minoria. Deus usa este profeta para clamar contra os pecados vividos pelos reis e pelo povo.
Exortando-os a praticar a confiança no Deus eterno. A mensagem deste arauto de Deus resultou em grandes perseguições contra sua vida até mesmo a sua morte. A tradição diz que Isaías foi serrado ao meio, pelo filho do rei Ezequias, conhecido como o ímpio rei manassés.
REFERENCIAS:
BÍBLIA de Jerusalém, Nova Edição Revista e Ampliada, Ed. de 2002, 3ª Impressão (2004), Ed. Paulus, São Paulo, p 1.237.
CECHINATO, Luiz, conheça melhor a bíblia – Noções gerais da bíblia em linguagem popular. Petrópolis (RJ): Editora vozes Ltda., 15ª Ed. 1994.
FONSATTI, José Carlos. Introdução a Bíblia/ Cadernos Temáticos para Evangelização. 3ª Ed. Petrópolis (RJ): Editora Vozes ltda., 2003.
FILHO, Tácito da Gama Leite, Antigo Testamento, formação e mensagem. Goiânia (GO): Editora Kerigma, 2002.
TRADUÇÃO Ecumênica da Bíblia, Ed. Loyola, São Paulo, 1994, p 589.