Homilia Pe. Ângelo Busnardo- Assunção de Maria/XX Domingo Comum.

A festa da Assunção foi transferida para o próximo domingo 19/08/2012.

Algumas paróquias ainda mantêm a celebração no dia 15/08.

ASSUNÇÃO DE MARIA

19 / 08 / 2012

Ap.11,19ª - 12,1.3-6a . 10ab / 1Cor.15,20-27a / Lc.1,39-56

Definição do Dogma:

Fidei dogma definitur deiparam virginem Mariam corpore et anima fuisse ad caelestem gloriam assumptam.

1 de novembro de 1950 - Pio XII

Acta Apostolicae Sedis, An et Vol XXXXII - Ser II, V. XVII - N.15

Define-se como dogma de fé que a Virgem Maria, Mãe de Deus, foi assunta à glória celeste em corpo e alma.

The immaculate mother of God, the ever-vergin Mary, having completed the course of her earthy life, was assumed body and soul into heavenly glory.

Se Deus tivesse criado o ser humano sujeito ao sofrimento e à morte teria sido cruel. Mas Deus criou o homem livre do sofrimento e da morte. Antes do pecado, o ser humano estava livre do sofrimento e da morte. Se não tivesse entrado o pecado no mundo, com o aumento da população teria faltado espaço na terra. Por isto, supõe-se que, se o homem não tivesse pecado, assim que terminasse a missão de cada ser humano na terra, Deus lhe teria transformado o corpo, fazendo passar de um corpo reprodutivo para um corpo ressuscitado sem submetê-lo à morte, e o teria levado para o céu em corpo e alma. Assim as pessoas sairiam daqui aos poucos como acontece agora, porém, sem passar pela morte.

Deus, porém, avisou o homem que, se pecasse, seria submetido ao sofrimento e à morte: 15 O Senhor Deus tomou o homem e o colocou no jardim de Éden para o cultivar e guardar. 16 O Senhor Deus deu ao homem uma ordem, dizendo: “Podes comer de todas as árvores do jardim. 17 Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não deves comer, porque no dia em que o fizeres serás condenado a morrer” (Gn.2,15-17). O primeiro casal pecou e, quando Deus os procurou para perdoá-los, nenhum dos dois se arrependeu. Em vez de se arrepender, Adão acusou Eva e esta acusou a serpente. Não podendo perdoá-los por falta de arrependimento, Deus amaldiçoou a terra e submeteu toda a humanidade ao sofrimento e à morte: 17 Para o homem ele disse: “Porque ouviste a voz da mulher e comeste da árvore, cujo fruto te proibi comer, amaldiçoada será a terra por tua causa. Com fadiga tirarás dela o alimento durante toda a vida. 18 Produzirá para ti espinhos e abrolhos e tu comerás das ervas do campo. 19 Comerás o pão com o suor do rosto, até voltares à terra, donde foste tirado (Gn.3,17-19). Castigando o homem por causa do pecado, Deus não foi cruel, foi justo. Se Adão e Eva tivessem admitido o pecado e tivessem demonstrado arrependimento, Deus teria usado a sua infinita misericórdia e os teria perdoado. Como Deus não pôde usar a misericórdia por falta de arrependimento da parte do casal pecador, Deus despejou sua severa justiça sobre eles e seus descendentes.

Como o ser humano é completo somente em seu conjunto de corpo e alma, tendo submetido o homem à morte que consiste na separação da alma do seu respectivo corpo, Deus estabeleceu a ressurreição de todos para que o homem pudesse voltar a ser completo como tinha sido criado: 28 Não vos admireis, porque vem a hora em que todos os que estão mortos ouvirão sua voz. 29 Os que praticaram o bem sairão dos túmulos para a ressurreição da vida; os que praticaram o mal ressuscitarão para serem condenados (Jo.5,28-29). Jesus afirmou que a ressurreição de todos será no último dia: 54 Quem come minha carne e bebe meu sangue tem a vida eterna e eu o ressuscitarei no último dia (Jo.6,54). Jesus profetizou também que Ele ressuscitaria no terceiro dia após a morte: 21 Desde então, Jesus começou a mostrar a seus discípulos que era necessário ele ir a Jerusalém e sofrer muito da parte dos anciãos, sumos sacerdotes e escribas, ser morto e ao terceiro dia ressuscitar (Mt.16,21).

Efetivamente, no terceiro dia após a morte, Jesus ressuscitou e, durante quarenta dias, apareceu com frequência aos discípulos. Jesus ressuscitou, mas Ele é Deus. E nós, que somos simples criaturas, será que vamos realmente ressuscitar no último dia? Jesus falou que todos ressuscitarão e eu acredito plenamente na palavra dele. Mas alguém poderia argumentar que o fato do Pai ter ressuscitado o seu próprio Filho único que como Ele mesmo é Deus não garante que irá ressuscitar também a nós que somos criaturas que, na melhor das hipóteses, podemos tornar-nos apenas filhos adotivos. Antecipando a ressurreição de Maria que, como nós, é apenas uma criatura que se tornou filha adotiva, Deus deu mais uma prova de que ressuscitará a todos no último dia como Jesus profetizou. Ressuscitando Maria e levando-a ao céu em corpo e alma, Deus re-confirmou a sua decisão de ressuscitar a cada um de nós no último dia.

Na definição do dogma, a Igreja não fez referência à morte de Maria, porque não se sabe se Maria morreu e foi ressuscitada por Deus ou se Deus transformou o corpo dela de um corpo corruptível para um corpo ressuscitado sem permitir que ela passasse pela morte. Sabemos que nem todos morrerão. Aqueles que estiverem vivos no último dia, quando acontecerá a ressurreição de todos, terão o corpo transformado sem passar pela morte: 51 Eis que vou declarar-vos um mistério: nem todos morreremos, porém todos seremos transformados. 52 Num instante, num abrir e fechar de olhos, ao último toque da trombeta – pois a trombeta tocará – os mortos ressuscitarão incorruptos, e nós seremos transformados. 53 Porque é preciso que este corpo corruptível se revista da incorrupção e que este ser mortal se revista de imortalidade (1Cor.15,51-53). Deus pode ter preservado Maria da morte física e ter transformado o corpo dela da mesma maneira que transformará os corpos das pessoas que estiverem vivas no último dia quando Jesus voltará glorioso e todos ressuscitarão.

Com a ressurreição de Maria e sua entrada no céu em corpo e alma, Deus fez com que a humanidade estivesse representada em sua casa em sua forma masculina e feminina, desde agora. Se somente Jesus tivesse ressuscitado, agora haveria no céu somente um corpo de homem. Com a entrada no céu de Maria em corpo e alma, passou a haver no céu um corpo de homem (Jesus) e um corpo de mulher (Maria). Assim, a humanidade está agora representada, no céu, em suas duas formas, a forma masculina e a forma feminina. As almas salvas que já estão no céu, vendo o corpo glorioso de Jesus e o corpo ressuscitado de Maria, podem formar-se uma idéia de como serão os corpos que receberão no último dia quando ressuscitarão.

Maria ressuscitou e entrou no céu com um corpo perfeito para dar glória a Deus em corpo e alma. Maria ressuscitou para a glória porque se manteve fiel até terminar sua missão na terra. Todos os seres humanos ressuscitarão no último dia. Mas nem todos ressuscitarão para a glória. Quem não fizer a vontade de Deus na terra através da observância fiel dos mandamentos ressuscitará para a condenação (Cf.Jo.5, 28-29).

Código : assunta15

Ângelo José Busnardo

e-mail : ajbusnardo2gmail.com

Algumas paróquias mantêm a festa no dia 15/08/12 e no próximo domingo celebram a missa do vigésimo domingo do tempo comum.

Segue a homilia do XX Domingo Comum.

XX DOMINGO COMUM

19 / 08 / 2012

Pr.9,1-6 / Ef.5,15-20 ; Jo.6,51-58

O mundo considera sábio aquele que acumulou muitos conhecimentos. Perante Deus, é sábio somente aquele que faz na terra a vontade de Deus que é expressa pelos mandamentos. Aquele que é sábio perante o mundo é sábio também perante Deus se observar os mandamentos com fidelidade. Deus oferece a todos a sua sabedoria que é fácil de aprender mas exige muito esforço para colocá-la em prática. O simples e o insensato são convidados a sentar-se à mesa da sabedoria: 4 “Quem for simples venha a mim!” Ao insensato ela diz: 5 “Vinde comer do meu pão e beber do vinho que misturei (Pr.9,4-5). O simples é convidado pela sabedoria para conhecer a vontade de Deus e o insensato é convidado à mesa da sabedoria para abandonar a insensatez. Ambos podem se salvar, bastando que se tornem sábios pela observância dos mandamentos.

Vivemos uma época em que a confusão reina fora e dentro da Igreja. Não podemos confiar em tudo o que é proposto tanto fora como dentro da Igreja. Pode haver alternativas propostas por eclesiásticos que não estão de acordo com a vontade de Deus: 15 Vigiai, pois, com cuidado, vossa conduta: que não seja uma conduta de tolos mas de sábios, 16 aproveitando bem o tempo, porque os dias são maus (Ef.5,15). Devemos ter prudência ao contestar as autoridades eclesiásticas, mas devemos ser prudentes também ao segui-las: 17 Não sejais imprudentes mas procurai compreender qual seja a vontade de Deus (Ef.5,17). No tempo de Jesus, a maioria se colocou no lado das autoridades eclesiásticas, mas a verdade estava com Jesus. Hoje também, não basta estar do lado das autoridades eclesiásticas para ser fiel.

Jesus afirmou que ninguém se salvará sem comer a carne e beber o sangue dele: 53 Jesus lhes disse: “Na verdade eu vos digo: se não comerdes a carne do Filho do homem e não beberdes o seu sangue, não tereis a vida em vós. 54 Quem come minha carne e bebe meu sangue tem a vida eterna e eu o ressuscitarei no último dia (Jo.6,53-54). Se Jesus tivesse falado apenas “quem come a minha carne e bebe o meu sangue se salva”, poderíamos entender que este é um meio para alcançar a salvação. Mas afirmando que quem não come a carne e bebe o sangue dele não se salva, Jesus exclui que alguém que ignora ou rejeita a Eucaristia possa se salvar. Poderão encontrar eclesiásticos que afirmam o contrário e admitem que é possível salvar-se sem consumir o corpo e o sangue de Jesus. Devemos crer cegamente em tudo aquilo que Jesus falou. Mas devemos ter máxima prudência e analisar com atenção aquilo que afirmam certas pessoas que dizem seguir Jesus.

Permanece em Jesus somente aquele que come o corpo e bebe o sangue dele em estado de graça: 56 Quem come minha carne e bebe meu sangue permanece em mim, e eu nele (Jo.6,56). Como somente a Igreja Católica conserva a Eucaristia, quem quiser salvar-se deve recorrer a ela. Os cristãos que negam a presença real de Jesus numa hóstia consagrada, por melhores que pareçam ser, se condenarão.

Quando Jesus afirmou que se salvaria somente quem comesse a carne e bebesse o sangue dele parte dos ouvintes não conseguiram entender: 52 Os judeus começaram a discutir entre si: “Como pode esse homem nos dar de comer sua carne?” (Jo.6,52). A reação é compreensível. A lei judaica proibia o consumo de sangue e Jesus afirmou que era necessário consumir sangue humano. Além de estar contra a lei, Jesus estava propondo algo repugnante. Na ocasião Jesus não explicou apesar de ver parte dos discípulos o abandonarem: 66 Desde então, muitos dos discípulos se retiraram e já não o seguiam (Jo.6,66). Na última ceia, quando Jesus instituiu a Eucaristia, Ele revelou que o pão e o vinho que são transformados em seu verdadeiro corpo e verdadeiro sangue mantêm as formas de pão e vinho, podendo ser consumidos sem repugnância.

Código : domin803

Ângelo José Busnardo

e-mail : ajbusnardo@gmail.com

Pe. Ângelo Busnardo.
Enviado por Joanne em 15/08/2012
Código do texto: T3832197
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