O RR Soares e o Fernandinho
O RR SOARES e o FERNANDINHO
A gente pode começar este artigo dizendo que há algumas coisas em comum, lembrando também das diferenças (que são poucas), que há entre ambas essas personagens: 1ª coisa em comum - a genealogia, já que estamos inseridos na linhagem genealógica dos irmãos biológicos: Astrogilda de Assis Soares e Heraclides Alves de Araújo.
A primeira (Astrogilda) era avó paterna do RR Soares; já, o segundo (Heraclides) era avô materno do Fernandinho. (Há dois artigos redigidos pelo Fernandinho sobre seu avô Heraclides).
A Astrogilda foi, dentre outros parentes, a matriarca dos SOARES, que suscitou descendência de seu marido Cornélio Ribeiro Soares, que faleceu com menos de um mês antes de completar um centenário!
Por sua vez, o Heraclides, irmão de Astrogilda, foi um dos ascendentes dos ALVES DE ARAÚJO. (Diga-se de passagem os ALVES e os SOARES estão sempre relembrando suas origens genealógicas, com os Encontros periódicos que proporcionam entre os seus – sendo que os ALVES se entrelaçam em diversos lugares há algum tempo; já os SOARES que já promoveram vários Encontros, (pelo que sei!) realizando-os somente em Muniz Freire (ES), que é o Município de maior abrigo dessa grande família.
A 2ª coisa em comum - Pregadores da Palavra de Deus. A semelhança é que ambos somos evangélicos. A 3ª coisa em comum - Rio de Janeiro, só conheço de passagem por cinco (05) vezes que para lá me dirigi, nos anos de 1978 (04 vezes) e 1982 (01 vez); já o RR SOARES, além de conhecer bem essa cidade, já residiu (ou ainda reside?) lá, conhecendo-a de ponta-a-ponta!
NOSSAS DIFERENÇAS: (1) Ele RR Soares doutrinariamente, é da linha Pentecostal e o Fernandinho é Batista tradicional (que é também conhecido como Batista Histórico, sem a conotação negativa ou tracionalista). (2) O RR Soares é pregador de mídia, com alcance mundial; o Fernandinho, apesar de já haver realizado Série de Conferências Evangelísticas, Doutrinárias e Escatológicas em cidades distantes deste Brasil (método de massa), aprecia bastante, pregar no interior, ensinando as pessoas mais simples (pelo método pessoal). (3) O RR Soares prega bastante na Televisão (meio televisivo ou mída); já o Fernandinho questiona a idéia da TV, porque entende que o rádio é mais eficiente para se propagar os ensinos de Jesus, pois “a fé vem pelo ouvir e o ouvir a palavra de Deus”. A ênfase da TV não é o falar-ouvir, mas o mostrar-exibir. O evangelho tem quase nada de mostrar (exceto o testemunho vivo na vida diária) e nada de exibir!)
A televisão requer palco, enfeites, luzes e muito dinheiro; o rádio, apenas a voz, menos tempo e menos dinheiro. Entende o Fernandinho que a TV pode ter pregações periódicas, principalmente para se divulgar ou combater, com MAIS RAPIDEZ, tudo o que for de antievangélico (exemplo: medidas políticas que contrarie a divulgação da Bíblia e do cristianismo autêntico), mas não tão frequentemente, a ponto de se enfatizar tanto as contribuições financeiras e as curas físicas (que cheiram a materialismo), em detrimento da cura espiritual e preterição do ensino de doutrinas bíblicas ou evangelização dos cegos espirituais. Aliás, diga-se passagem, há sete (07) tipos de curas, sendo somente uma (01) a que é divina! Infelizmente, os seis tipos não divinos, de expedientes humanos, são muito usados na religião diante dos incautos! (Isto é assunto para outro tema!).
Mas, não obstante, as DIFERENÇAS ENTRE as personagens aqui enfocadas e equalizando tudo, o melhor é que a palavra de Paulo aos Filipenses (1.l8) é sempre pertinente: “... contanto que ... Cristo seja anunciado” ...!
Muniz Freire, 21 de junho de 2012
Fernandinho do fórum