DEFININDO TERMOS:
Definição da palavra Bíblia:
Segundo Ferreira (2001, p. 97), “Bíblia é o conjunto dos livros sagrados do Antigo e do Novo Testamento; escrituras”. Com diversas definições e nomenclaturas, o termo Bíblia é bem empregado no latim, neste idioma é “bíblia” já no grego é “biblos”.
O estudioso Fonsatti define: BÍBLIA – é o nome mais usado em todas as línguas. Esse termo foi usado pela primeira vez por São João Crisóstomo (falecido em 407 d. C.) para indicar os livros sagrados. Bíblia é uma palavra grega em sua origem (FONSATTI, 2003, p. 7).
Bíblia este nome teve de fato sua origem denominada do “papiro”. Segundo Geisler (2001, p. 5), “Originariamente, era o nome que se dava a casca de um papiro do Século XI a. C., por volta do Século II d. C.”. Os cristãos usavam a palavra para designar seus escritos sagrados (GEISLER, 2001, p. 5). Finalizando o assunto a palavra “Bíblia” é o nome que indica os “livros sagrados”, um volume de 66 livros de tamanhos diferentes, este total de livros corresponde a Bíblia protestante ou evangélica.
REFERENCIAS:
FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda, 1910-1989-Miniaurélio Século XXI Escolar: O minidicionário da Língua Portuguesa/4ª Ed. Ver. Ampliada – Rio de Janeiro (RJ): Nova Fronteira, 2001.
FONSATTI, José Carlos. Introdução a Bíblia/ Cadernos Temáticos para Evangelização. 3ª Ed. Petrópolis (RJ): Editora Vozes ltda., 2003.
GEISLER, Norman. Introdução Bíblica. São Paulo (SP): Editora Vida, 2001.