Analise breve dos Livros dos Reis de Israel e Judá.

1. INTRODUÇÃO AOS LIVROS DOS REIS:

1.1. PRÓPOSITOS DOS LIVROS:

Segundo Tácito da Gama Leite Filho, Estudioso do Antigo Testamento (2002, p. 63), “Relatam a continuidade da monarquia, sob a liderança de Salomão, e a divisão do reino em Norte e Sul”. Nesta época se concretiza a divisão dos reinos de Israel e Judá. Os dois livros em foco relatam as “causas” que culminaram na divisão dos mesmos e os cativeiros, assírio e babilônico.

1.2. AUTORIA E DATA DOS LIVROS:

Segundo Tácito da Gama Leite Filho, (2002, p. 64), “Eram, originalmente, um só livro; foram divididos na Bíblia Hebraica, no Século XVI d. C.”. Segundo alguns estudiosos a hipótese de que o compilador dos livros seja Esdras não é descartada, outros apontam para Isaias como editor. Muitos eruditos acreditam que o autor de 1 e 2 Reis, seja um Judeu desconhecido e cativo da babilônia ou um profeta que viveu ao redor de 550 a.C. Flavio Josefo, historiador hebreu, foi quem atribui os “livros dos Reis aos profetas”. Outros eruditos defendem a tese de que o autor dos livros dos Reis seja Jeremias, pois a tradição Judaica do Talmude declara que o autor é Jeremias que escreveu ambos os livros depois da queda de Jerusalém.

A data dos livros é incerta, mas acredita-se que a forma final estava pronta em algum momento da ultima parte do Século VI a. C. eruditos afirmam que foi por volta de 561 – 539 a C. sendo que 1 Reis ocupa um espaço de 125 anos aproximadamente, indo de Salomão até Josafá.

1.3. COMPILAÇÃO DOS LIVROS:

Com base nos relatos históricos, para compilar os livros foram utilizados: O livro dos Atos de Salomão; O livro das Crônicas dos Reis de Judá; O livro das Crônicas dos Reis de Israel.

O autor seguiu um critério rigoroso na compilação dos mesmos, se utilizando de todo recurso possível de identificação dos reis e dos seus reinados, fora locais, informações de sua filiação entre outras de caráter pessoal de cada rei do período da escrita.

1.4. DESTAQUES DOS LIVROS:

Segundo os dados da tradição, destaca-se nos livros dos Reis de Israel: Os templos de Jerusalém, a divisão do Reino, Elias e Eliseu os profetas e a deportação de Judá.

REFERÊNCIAS:

BÍBLIA DE ESTUDO PLENITUDE. Barueri (SP): Sociedade Bíblica do Brasil, 2001.

BÍBLIA DE REFERENCIA THOMPSON. São Paulo (SP): Editora Vida, 1999, 11ª Ed.

BÍBLIA DE ESTUDO PENTECOSTAL. Barueri (SP): Sociedade Bíblica do Brasil, 1997, 4ª.

BÍBLIA DE JERUSALÉM - Nova Edição, São Paulo (SP): Revista e Ampliada. Paulus Editora, 2002.

FILHO, Tácito da Gama, Antigo Testamento: Formação e Mensagem, Goiânia (GO): Editora e Gráfica Kerigma, 2002.

Joas Araújo Silva
Enviado por Joas Araújo Silva em 08/08/2012
Reeditado em 04/12/2022
Código do texto: T3819285
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.