Analise breve dos Livros dos Reis de Israel e Judá.
1. INTRODUÇÃO AOS LIVROS DOS REIS:
1.1. PRÓPOSITOS DOS LIVROS:
Segundo Tácito da Gama Leite Filho, Estudioso do Antigo Testamento (2002, p. 63), “Relatam a continuidade da monarquia, sob a liderança de Salomão, e a divisão do reino em Norte e Sul”. Nesta época se concretiza a divisão dos reinos de Israel e Judá. Os dois livros em foco relatam as “causas” que culminaram na divisão dos mesmos e os cativeiros, assírio e babilônico.
1.2. AUTORIA E DATA DOS LIVROS:
Segundo Tácito da Gama Leite Filho, (2002, p. 64), “Eram, originalmente, um só livro; foram divididos na Bíblia Hebraica, no Século XVI d. C.”. Segundo alguns estudiosos a hipótese de que o compilador dos livros seja Esdras não é descartada, outros apontam para Isaias como editor. Muitos eruditos acreditam que o autor de 1 e 2 Reis, seja um Judeu desconhecido e cativo da babilônia ou um profeta que viveu ao redor de 550 a.C. Flavio Josefo, historiador hebreu, foi quem atribui os “livros dos Reis aos profetas”. Outros eruditos defendem a tese de que o autor dos livros dos Reis seja Jeremias, pois a tradição Judaica do Talmude declara que o autor é Jeremias que escreveu ambos os livros depois da queda de Jerusalém.
A data dos livros é incerta, mas acredita-se que a forma final estava pronta em algum momento da ultima parte do Século VI a. C. eruditos afirmam que foi por volta de 561 – 539 a C. sendo que 1 Reis ocupa um espaço de 125 anos aproximadamente, indo de Salomão até Josafá.
1.3. COMPILAÇÃO DOS LIVROS:
Com base nos relatos históricos, para compilar os livros foram utilizados: O livro dos Atos de Salomão; O livro das Crônicas dos Reis de Judá; O livro das Crônicas dos Reis de Israel.
O autor seguiu um critério rigoroso na compilação dos mesmos, se utilizando de todo recurso possível de identificação dos reis e dos seus reinados, fora locais, informações de sua filiação entre outras de caráter pessoal de cada rei do período da escrita.
1.4. DESTAQUES DOS LIVROS:
Segundo os dados da tradição, destaca-se nos livros dos Reis de Israel: Os templos de Jerusalém, a divisão do Reino, Elias e Eliseu os profetas e a deportação de Judá.
REFERÊNCIAS:
BÍBLIA DE ESTUDO PLENITUDE. Barueri (SP): Sociedade Bíblica do Brasil, 2001.
BÍBLIA DE REFERENCIA THOMPSON. São Paulo (SP): Editora Vida, 1999, 11ª Ed.
BÍBLIA DE ESTUDO PENTECOSTAL. Barueri (SP): Sociedade Bíblica do Brasil, 1997, 4ª.
BÍBLIA DE JERUSALÉM - Nova Edição, São Paulo (SP): Revista e Ampliada. Paulus Editora, 2002.
FILHO, Tácito da Gama, Antigo Testamento: Formação e Mensagem, Goiânia (GO): Editora e Gráfica Kerigma, 2002.