A ORAÇÃO DE TIAGO

Eu já ouvi várias vezes, em várias Igrejas, uma frase que não é bíblica, de forma nenhuma:

“Deus responde nossas orações com: sim, não e espere.”

Apesar de parecer espiritual, isso é uma anomalia com a Palavra. Deus é sim, sim e não, não. Deus responde sim, ou responde não, a respeito das nossas orações.

“Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; Não, não; porque o que passa disto é de procedência maligna.”

(Mateus 5:37)

Tiago diz assim: Pede e não recebe, porque pede mal.

Na fala de Tiago eu enxergo que Deus quer dar – tenho essa impressão -, mas Deus não dá porque estamos pedindo mal. E não porque Deus responde nossas orações com sim, não e espere.

A continuação da fala é assim: "Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites” (Tiago 4:3)

Observando-se apenas esse versículo, notamos que Deus diz que não recebemos o que pedimos em oração, porque pedimos mal, e a continuação é, que pedimos para os nosso deleites, nossos desejos.

Vejo dois fatos aqui, primeiro os deleites do pecado. Pode ser que estejamos pedindo algo que seja pecado e Deus não responde o pecado. O outro fator é que nossos deleites poderão ser as nossas necessidades, e não as de Deus. Uma máxima poderia muito bem ser assim: o que pedimos vai glorificar a Deus de que maneira? O que peço dá glórias a Deus? É algo que glorifica a Deus?

De qualquer maneira, a impressão que se tem é que as nossas motivações, em oração, estão erradas. E a conclusão é que não sabemos o que pedir. Acredito que precisamos gastar tempo com Deus em oração, para saber qual seja a sua perfeita vontade em qualquer assunto.

Mas o contexto inteiro diz o seguinte:

“De onde vêm as guerras e pelejas entre vós? Porventura não vêm disto, a saber, dos vossos deleites, que nos vossos membros guerreiam? Cobiçais, e nada tendes; matais, e sois invejosos, e nada podeis alcançar; combateis e guerreais, e nada tendes, porque não pedis. Pedis, e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites. Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus. Ou cuidais vós que em vão diz a Escritura: O Espírito que em nós habita tem ciúmes? Antes, ele dá maior graça. Portanto diz: Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes. Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós. Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós. Alimpai as mãos, pecadores; e, vós de duplo ânimo, purificai os corações. Senti as vossas misérias, e lamentai e chorai; converta-se o vosso riso em pranto, e o vosso gozo em tristeza. Humilhai-vos perante o Senhor, e ele vos exaltará.” (Tiago 4:1-10)

Observando-se o contexto inteiro agora, junto, notamos que os deleites são obras da carne. Cobiçais e nada tendes, matais e sois invejosos, e nada podeis alcançar, combateis e guerreais e nada tendes, porque não pede. E pede e não recebe, porque pede mal, para gastar em vossos deleites, ou seja na carne. São pedidos feitos na carne, desejosos para satisfazer a carne. Não são pedidos feitos no Espírito, guiados por Deus, mas guiados pela carne, talvez até insuflados pelo Diabo.

E depois de dizer isso acusa frontalmente aos irmãos da Igreja, pois Tiago está falando com crentes, a Bíblia foi escrita para cristãos e Tiago está repreendendo crentes. Adúlteros e adulteras, começa ele, não sabeis que a amizade com o mundo é inimizade com Deus? O adultério aqui acusado por Tiago, não é o físico, mas o espiritual, eles estavam flertando com o mundo. Eles traiam a Deus com o mundo. A amizade com o mundo, diz Tiago, é inimizade com Deus. E essa amizade com o mundo causa então ciúmes do Espírito que em nós habita. Fazendo amizade com o mundo nos tornamos inimigos de Deus - e isso é muito forte.

Um assunto que começou com oração, agora assume outros ares. Sujeitai-vos a Deus, resisti ao Diabo (olha o Diabo ai, pois se a carne está imperando, está imperando o pecado e se há pecado, há demônio).

Tiago nos mostra que as orações não estão sendo respondidas desses irmãos, aos quais ele está se referindo, porque estão pedindo mal, na carne, carne essa que está sendo insuflada por um diabo, ou por um demônio. Assume então, essa oração não respondida, ares de batalha espiritual. Mas Tiago dá a resposta ao problema: Sujeitai-vos a Deus, resisti ao diabo e ele fugirá de vós.

O que se segue são instruções que seguem a oração que queremos que seja respondida: Chegai-vos a Deus e ele se chegará a vós. Alimpai as mãos pecadores, significa santidade. Se pedimos algo a Deus, devemos saber que Deus não responde a pecadores. Aliás a santidade traz a benção. E Tiago segue: vós de duplo animo, quer dizer, pessoas que ora crêem e ora não crêem, purifiquem os vossos corações, ele não está puro. Senti as vossas misérias, os vossos pecados, lamentai e chorai. Converta-se o vosso riso em pranto e o vosso gozo em tristeza.

A conclusão de tudo isso é: Humilhais-vos perante o Senhor, e ele vos exaltará.

Está ai, então, nos dizeres de Tiago o motivo porque oramos e não somos respondidos, o que no final há uma promessa de Deus: Humilhai-vos, e ele vos exaltará.

Deus quer responder as nossas orações, mas isso requer motivação correta, entendimento que estamos pedindo coisas na carne, entendimento que nossas orações estão sendo atrapalhadas por diabos. E também que nossas orações não estão sendo respondidas porque não estamo com a vida no altar, mas somos chamados a andar no Espírito e a fazer coisas que agradem a Deus e então há a promessa da resposta positiva, da parte de Deus.

Que Deus abençoe a cada um de nós.

Paulo Sergio Larios

pslarios
Enviado por pslarios em 07/08/2012
Código do texto: T3818605
Classificação de conteúdo: seguro