SEGREDOS DA FELICIDADE
Romanos 12,12
O Ser Humano traz em seu coração anseios de Felicidade. Sonha intensamente e luta, e busca, e corre para alcançá-la. Totalmente jamais a possuirá aqui na terra, mas pelo menos poderá vislumbrar muito foscamente os seus raios.
São Paulo nos oferece os segredos (sendo revelados já não mais são segredos). Partirei inversamente; ou seja, do final para o começo.
Ele inicia o versículo ao qual me vou referir com o imperativo: “Sede!” Sendo imperativo é uma ordem explícita. Sede! Se não cumprirmos, claro que nada acontecerá.
SEDE ALEGRES NA ESPERANÇA! Não deixe que o vírus da desesperança inocule o desânimo no seu coração. O desânimo é a morte sutil da alma. E este vírus age assim, sutilmente, na surdina. Quando menos você espera... o laço o apanhou.
O antídoto contra toda esta virulência é a alegria. Por um motivo muito simples: é fruto do Espírito Santo. Existe maior exemplo do que o encontro de Maria e Isabel? "Alegria, alegria, o Rei está aqui" - diz a música.
"Alegrai-vos sempre no Senhor; repito: alegrai-vos!" - diz o Apóstolo dos gentios.
SEDE PACIENTES NA TRIBULAÇÃO! Eu costumo dizer que a paciência é a ciência da paz. Não murmure, não reclame, não se revolte - acolha. A provação é a única maneira eficaz de Deus provar o nosso amor, a nossa fidelidade. É o seu jeito de Amar! Ele provou seu próprio Filho!
Santa Teresa d'Ávila nos ensina que "a paciência tudo alcança". Ela falou, tá falado. É doutora da Igreja.
SEDE PERSEVERANTES NA ORAÇÃO. O nosso relacionamento com o Pai não pode fraquejar. A constância neste diálogo amoroso com Deus, nos faz fortes, destemidos, sem temor e sem tremor. Mesmo que você não tenha vontade ore. Escolha um momento dos 1.440 minutos diários para estar a sós com o seu Senhor. A Oração robustece o espírito e a alma. É também através dela que poderemos repetir com Paulo: "Quando sou fraco, então é que sou forte".
Eis o segredo! Não são três, mas apenas um. Porque o mesmo Espírito que frutifica a alegria, promove a unidade. Sendo perseverantes na Oração, teremos a força necessária para suportarmos - sermos suporte de paciência para os outros - e a Esperança, com certeza, renovará a nossa Alegria. E só assim aprenderemos a cantar os louvores do Senhor, mesmo nos momentos de dores e sofrimento.
ALMacêo