UM HOMEM DE DEUS

UM HOMEM DE DEUS

Quase não acreditei quando soube que quem viria a Muniz Freire – ES, na PIB, realizar conferências, por ocasião de seu sexagésimo aniversário, fosse o Pastor Isaltino Gomes Coelho Filho.

Para robustecer meu contentamento, logo que soube que ele já havia chegado, passei a dizer em alto e bom som, na rua, para algumas pessoas e irmãos conhecidos: “Vamos ouvir o teólogo na Igreja Batista?”

Leio, há anos, seus livros e artigos, grifando-os e relendo e, como não poderia deixar de ser, passando à frente o tudo que aprendo dele. (Assim deveria ser com todos que o lêem! É realmente um professor no meio dos Batistas!)

Parece-me que é da linha do Doutor WCT (William Carey Taylor, um escritor com inúmeras obras publicadas em sua época, reitor do Seminário do Sul – Tijuca – RJ, teólogo e apologista respeitado da Doutrina Batista), que é também por mim admirado, principalmente porque também perfilha a linha escatológica da maioria dos Batistas – o Preterismo.

Tenho o costume de dizer que quem almeja ser escorreito na Doutrina Bíblica necessário se faz ler, com assiduidade, o Dr Aníbal Pereira Reis (ex-padre). Mas agora, devemos também somar a isso, que quem pretende ser humanitário, solidário e viver um cristianismo autêntico, precisa ler, com urgência, o Pastor Isaltino Gomes Coelho Filho. Ele é um revolucionário na área de Eclesiologia, com idéias novas e velhas (na Bíblia há isso: passado e presente, mas sempre atuais), pois ele tem, na essência de suas idéias a mudança radical. Ele nos leva, ou melhor, vira ao avesso todos os que têm idéias institucionais e tradicionalistas, fazendo-nos enxergar o lado humano do cristianismo – a “koinonia” que deve prevalecer onde há cristãos de integridade.

Como Jesus fazia com os fariseus, o Pr Isaltino faz conosco, até com os teólogos modernos que pensam diferente.

Tal como o Pr Ricardo Gondin (da “Assembléia de Deus Betesda” – São Paulo) é para os pentecostais da atualidade, assim é o Pr Isaltino para os Batistas, tecendo-nos os rumos na área social e eclesiológica.

Agradeçamos a Deus a vida deste servo de Deus, que nos faz retornar diante das mentalidades de tradições e práticas errôneas, que campeiam nossos arraiais.

Podemos dizer, sem sombra de dúvidas que, esteve em nosso meio um teólogo, um verdadeiro paladino da verdade e um, com certeza, homem de Deus, trazendo para esta pequena cidade do interior espírito-santense (não somente para a grei mencionada – IBMF) palavras orientadoras, norteadores e abençoadoras.

Muniz Freire, 03 de setembro de 2 006.

Fernandinho do forum