SOBRE A EXISTÊNCIA DE DEUS - Deus existe?

SOBRE A EXISTÊNCIA DE DEUS - Deus existe?

Texto: ECLESIASTES 1

I - A VIDA TEM ALGUM SIGNIFICADO? À VEZES TUDO PARECESSE SEM SENTIDO.

a. Muitas pessoas estão fazendo coisas sem sentido, sem propósito. Bêbado, trabalho.

b. Os seres humanos não podem viver sem um senso de propósito. As Escrituras dizem que fomos feitos para conhecer a Deus e retribuir seu amor. (Gn 1:26-27) criados a imagem e semelhança de Deus. Sentimos a verdade do propósito de buscar a Deus, no ser humano, pois quando as pessoas se desviam de Deus elas se voltam para outra coisa, a fim de que a vida tenha sentido, um propósito (Rm 1.18-22). O SENTIDO DA VIDA É DEUS. O PROPÓSITO DA VIDA É CONHECER A DEUS.

c. “Tu nos fizeste para ti mesmo, e os nossos corações não encontram a paz até que repousem em ti.” Agostinho, Confissões.

II – COMO POSSO CONHECER E AMAR UM DEUS QUE NÃO TENHO CERTEZA QUE EXISTA? EXISTE MESMO UM DEUS?

a. Esta é uma grande pergunta. E só o tolo diz que não existe Deus. (Sl 14:1) Podemos o assunto de 3 maneiras (Rm 1:20): 1-testemunho da criação; 2-testemunho da consciência; 3-Palavra de Deus

III – POR QUE O UNIVERSO EXISTE?

a. Em ultima análise essa pergunta trata da existência de Deus. O teólogo Francis Schaffer diz: Por que existe alguma coisa ao invés de nada? Por que alguma coisa existe?

b. A ciência diz 3 coisas?

c. 1-o universo é autocriado- o universo gerou a si mesmo. Primeiro não havia nada e o nada gerou tudo.

d. 2-o universo é pré-existente, eterno. Esta é a idéia predominante. Que cai por terra com o Big Bang. Houve um inicio.

e. 3-Deve existir uma força pré-existente e eterna fora do universo – ou seja, Deus – que trouxe o universo à existência.

IV – ENTÃO QUEM CRIOU DEUS?

a. Um sacerdote do século XIX, chamado Anselm de Canterbury, disse: “Deus é aquele ser, o maior, tão grande que não pode ser concebido”. Isso é chamado de “argumento ontológico” para a existência de Deus — isto é um argumento sobre os tipos de coisas que existem. Se não podemos imaginar ninguém ou nada maior do que Deus, então nada e ninguém poderia tê-lo criado, porque este criador teria de ser algo ainda maior. A idéia de Deus é o fim lógico das nossas especulações.

b. Nós seres humanos não concebemos a não existência. E nós não poderíamos existir, a menos que algo, ou alguém nos tivesse criado.

V – E PORQUÊ DEUS NÃO SE MOSTRA MAIS CLARAMENTE?

a. Pessoas de todas as idades fazem a mesma pergunta: Por quê Deus não prova a sua existência através de poderosos milagres?

b. Deus escolheu fazer um convite à humanidade que não fosse baseado na coersão, na força, mas por amor, pela fé.

c. Deus uma revelação suficiente e completa em Cristo, ao invés de aplicar obrigação de crer nele.

VI – E PORQUE MAIS PESSOAS NÃO CRÊEM EM DEUS?

a. A sociedade está hoje debaixo de muita pressão- dos colegas e da cultura popular – para se livrarem de toda restrição moral e fazerem o que quiserem. E esse é um plano diabólico.

b. Temos que subjugar essa rebelião, essa Guerra, numa tarefa que pode levar a vida toda e que só pode ser alcançada pela graça de Deus.

...

Bibliografia

RESPOSTAS ÀS DUVIDAS DE SEUS ADOLESCENTES - CHARLES COLSON - CPAD - 2004

Eu indico esse livro para Pastores e líderes da Igreja, principalmente os que ministram aos jovens.

pslarios
Enviado por pslarios em 17/07/2012
Código do texto: T3782796
Classificação de conteúdo: seguro