SAÚDE PÚBLICA
Saúde Pública
As orientações da Bíblia, para a saúde pública, feitas há mais de 3.500 anos, são válidas até os dias atuais. “Se ouvirdes atento a voz do Senhor teu Deus ... nenhuma enfermidade virá sobre ti.” (Êxodo 15.26).
Deus deu instrução ao povo de Israel a não comer animais imundos. (Levítico 11.6 e 7). A carne desses animais, são consumidas, atualmente, mas devem ser bem cozidas, porque eles são portadores de parasitas que causam doenças.
O princípio da quarentena, ou isolamento, usado atualmente, era desconhecido até bem pouco tempo atrás. Mas Deus explicou, detalhadamente, sobre o isolamento à Moisés, há mais de 3.500 anos. (Levítico 13).
Assim, doenças comuns contagiosas, que estavam espalhando-se entre as outras nações que não tinham as leis de Deus, estavam perfeitamente sob controle entre o povo de Israel.
O princípio da bacteriologia, desconhecido até por países civilizados no século passado, já era usado por Moisés há milhares de anos. (Levítico 11 e Deuteronômio 23). Era proibido beber água de poços pequenos ou estagnados. “Eis que os olhos do Senhor estão sobre os que o temem, sobre os que esperam na sua misericórdia, para livrar-lhes a alma da morte, e, no tempo da fome, conservar-lhes a vida.”(Salmo 33.18 e 19).