Analisando Eva

Analisando Eva

Não quero aqui neste artigo imprimir uma verdade absoluta sobre Eva, o que farei é uma análise daquilo que observei ao ler o Livro Sagrado – a Bíblia. Mesmo porque muitas escritoras e escritores de renomes já o fizeram com muita propriedade e com muito mais conhecimento de causa . No entanto farei uma análise um tanto simplória da nossa primeira mulher e esposa de Adão, o primeiro homem.

Eva cujo nome significa"TEM VIDA". PROGENITORA DA HUMANIDADE, FOI MULHER DO PRIMEIRO HOMEM. A origem do nome Eva é Hebraico hav.váh, que significa "vivente", e teria sido dado pelo próprio Adão. No grego, é vertido por zoé, que significa "vida", e não bios.

Eva vivia em um lindo jardim criado por Deus exclusivamente para ela e seu esposo Adão, não tinha falta de nada, vivia em um ambiente tranqüilo e feliz, sem privações, sem preocupações com os problemas do dia a dia. Pois até aquele momento não se sabia o que era problemas, não tinha preocupações financeiras como a maioria das mulheres tem hoje. Tinha o seu marido ali ao seu lado, lhe dando atenção, sendo seu companheiro todas as horas e acima de tudo gozava da amizade e da companhia de Deus. A presença do nosso Deus era constante no jardim, Deus conversava com o casal diariamente e lhes dava orientações. Porém Eva achou que não estava bom e saiu par passear no jardim sozinha, sem seu esposo e sem Deus. E é ai que começa toda a desgraça na sua vida;

Eva num momento de desocupação, de ociosidade, mente vazia, aparentemente não tinha nada para fazer e saiu a observar o jardim, contemplar as árvores, e viu que no meio do jardim tinha uma árvore proibida, a qual Deus tinha determinado para ela não comesse, porém a árvore era AGRADÁVEL A VISTA, era bonita, apetitosa e isso lhe encheu os olhos. Deus guarde o nosso olhar, mas temos que fazer como Davi “ Não porei coisas más diante dos meus olhos. Sl 101:3. Não é que fruta fosse más a cobiça pela fruta se transformou em mal.

Não é assim minhas queridas que acontece conosco? se não vigiarmos o inimigo coloca em nossa frente coisas que parecem agradáveis e bonitas, mas se não abrirmos os olhos cometeremos o mesmo erro de Eva, nos deixaremos levar pela cobiça dos olhos, e então daremos ouvidos a falácia do inimigo, que se apresenta a nós não como serpente, mas como algo agradável, bom. O Diabo se apresentara para nós não como um animal feio de chifres com um garfo de fogo na mão, mas como um anjo de luz, 1 Co 11:13. Ele se apresentará de uma forma sutil, com belas palavras tal qual apareceu para Eva. Quando ele se apresentou para Eva ele se mostrou como se quisesse ajudá-la, como se quisesse abrir os seus olhos, ela fez Eva entender que Deus não queria que ela tivesse conhecimento, que Deus não queria que Eva pensasse, tivesse suas próprias idéias. Mas a intenção única de Satanás era destruir a comunhão que Eva tinha com Deus, seu criador.

Minhas queridas não nos deixemos enganar pelas ciladas do inimigo, ele é sagaz, astuto, quer nos destruir, assim como tentou e conseguiu destruir a comunhão que Eva tinha com o seu criador, pois a Bíblia diz que o Diabo veio para matar roubar e destruir, Jo 10.10. Precisamos abrir os nossos olhos, já que muitas vezes aparecem em nossa frente situações em que o diabo fala aos nosso ouvidos dizendo que não tem nada a ver, que Deus não se importa, que não é pecado, e as vezes até tenta nos convencer que somos caretas, retrógadas, que temos uma visão tacanha do mundo. Mas Deus nos quer assim DIFERENTES, e quem sabe até caretas, mas obedientes a sua palavra. O que adianta darmos ouvidos a satanás para vivermos segundo o curso deste mundo, e perdermos as nossas bênçãos e até mesmo a nossa salvação.

E Eva continuou a passear pelo jardim, quando encontra a serpente e que começa conversa com ela (o que Eva fez de errado foi parar para ouvir quem não devia). Queridas tomemos cuidado para não ficarmos ouvindo e participando de conversas que não edificam as nossas vidas e fazem perdermos a nossa comunhão com Deus. A bíblia diz: não vos enganeis, as Más Conversações Corrompem os Bons Costumes. 1 CO 15:33.

A serpente começou argumentando sobre o que Deus tinha ordenado, que não comesse da arvore do bem e do mal. Satanás disse não e bem assim Deus não quer que você seja igual a ele, porque ela sabe que se você comer abrirão os seus olhos e você será semelhante a ele. Eva ficou por uns instantes pensando e disse é isso mesmo, deus quer nos privar de conhecermos as coisas, talvez ela tenha pensado Deus quer que sejamos bobos, desinformado, sem conhecimento algum da realidade. A mente de Eva começou a trabalhar. O Diabo sabe que se semear alguma coisa através da fala, entra em nossos ouvidos, fica martelando na nossa mente, e ai nasce o pecado. O Diabo semeia uma sementinha, que se regarmos se tornará em um arvore grande e frondosa. E ai é mais fácil exterminar uma semente ou um planta pequena do que um a grande árvore. Depois de consumado o pecado é mais difícil escapar dele, a bíblia diz que o pecado consumado gera a morte, TG 1.15

Satanás disse a Eva que se ele comesse seria semelhante a Deus conhecendo o bem e o mal, mas Deus queria preservá-los do sofrimento, das desilusões, mas como Deus deu livre arbítrio, ele deixou que Eva tomasse as suas próprias decisões, porque Deus não criou um robô, para que seja manipulado, Deus criou o homem com vontade própria, dono e responsável por suas decisões. E assim aconteceu Eva preferiu dá ouvidos a serpente e desobedecer a determinação de Deus.

E interessante notar que Eva usou os sentidos primeiro olhou (visão) e gostou do que viu, parou para ouvir ( audição) e pegou a árvore e comeu (tato). Muitos de nossos pecados começam através do olhar, olhamos gostamos e se não vigiarmos o pecado se aloja na nossa mente e dai queridas só a graça de Deus pra nos fazer resistir, não adianta acharmos que somos super-mulheres, que somos inteligentes o bastante para cairmos em armadilhas, que somos imunes a qualquer tipo de pecado, que não somos. Só a graça de Deus para não cairmos em tentação e darmos ouvidos a Satanás, como Eva fez. Se deixarmos nos levar pelos engodo de satanás as conseqüências para nossa vida serão desastrosas, como foi para Eva.

Deus perdoa nossos pecados, perdoou o de Eva, porque ele é misericordioso, a sua misericórdia se renova a cada manhã Lm 3.22, no entanto, é inevitável que sofreremos as conseqüências de nossos pecados, assim como Eva sofreu, Deus deu uma sentença para Eva.........

Eva poderia muito bem ter vivido toda a sua vida no jardim, mas escolheu da ouvidos a quem não devia. Cuidado minha querida irmã para não deixar de cuidar da sua casa, de seus filhos e de seu marido para sair passeando por ai até encontrar alguém direcionado pelo inimigo, a lhe dá conselho que não condizem com a vontade de Deus, nem com que as escrituras determinam para uma mulher de DEUS.

A desobediência de Eva não ficou impune, a bíblia diz que Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará. GL 6:7, e Eva no momento que plantou desobediência a ceifou a desunião de sua família. Se Eva não tivesse desobedecido a determinação de Deus, ela viveria em um lar feliz, livre de contendas, de invejas e disputas. Devido a seu pecado seu lar foi desestruturado, não existia mais paz, entendimento entre os membros da família, seu filho Caim se tornou um rapaz invejoso, capaz de matar seu irmão simplesmente porque Abel tinha o coração voltado para Deus e Deus se agradou de sua oferta. Vendo Caim que Deus se agradou mais de Abel, aborreceu seu irmão e por fim o assassinou, tudo isso é conseqüência de um lar destruído, que não obedece as determinações de Deus.

Deus profere uma sentença a Eva que ele daria a luz sentindo muitas dores, e que seu desejo seria para o seu marido, e que ele dominaria ela.

Além de tudo Eva e Adão perderam o seu lar, foram expulsos do paraíso, agora teriam que trabalhar, nada mais viria de graça, não gozariam mais da intimidade com Deus, Deus não mais proveria o seu sustento, e ainda a terra seria maldita por causa do seu pecado. Eva não trouxe somente males para si, mas para toda a humanidade. Poderíamos muito bem conviver sem a morte, mas o pecado trouxe sobre a humanidade três tipos de morte – a física, espiritual e eterna.

Por fim queridas não nos deixemos levar pelas ilusões deste mundo, para o que parece certo, mas não é, pelas sutilezas do inimigo de nossas almas, por pessoas não seguem os princípios divinos estabelecidos na palavra de Deus. Que Deus nos livre da tentação, porque certamente seremos tentadas, pois Deus não nos livra de sermos tentados, mas ele é fiel e com a tentação nos dará o escape, (1Co 10:13). E lembremo-nos que a verdadeira felicidade está em obedecer os mandamentos de Deus, pois a sua palavra nos orienta claramente como devemos seguir, ele é o manual de regra prática para todos que almejam viver uma vida plena nesta terra e uma vida eterna no céu.

QUERIDAS não sejamos como EVA, que desobedeceu a Deus e trouxe para si muito sofrimento, nao só para si, mas para toda a humanidade .

.

Dorinha Ferreira
Enviado por Dorinha Ferreira em 11/07/2012
Reeditado em 11/07/2012
Código do texto: T3772277