Relacionamento de Cruz
TEXTOS BASE: João 15:14-15:
“Vós sois meus amigos, se fazeis o que eu vos mando. Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho dado a conhecer”.
INTRODUÇÃO: A principal evidência de amizade entre duas pessoas é quando ambas compartilham segredos e vivenciam uma longa jornada juntas. O diálogo aberto, as brincadeiras, a saudade na ausência, a tristeza na partida. Tudo isso demonstra uma amizade verdadeira.
Com Jesus Cristo não é diferente. Cristo se revelou a nós através de sua Palavra e tem se feito presente com o Espírito Santo ao nosso lado, nos confortando, consolando e nos capacitando para vencer os dias maus. A revelação da vontade de Deus (os segredos), Ele a revela somente aos seus amigos. Deus se revela a nós através de seu amor. Amor supremo e incondicional; que supera as barreiras da hipocrisia, da mentira e da individualidade.
O que você sabe sobre Deus? Como tem se relacionado com Cristo no seu dia-a-dia? Você tem conversado e confessado seus segredos com Jesus Cristo, seu verdadeiro amigo? Se você não tem sentido saudade de Cristo, significa que ainda não teve um relacionamento verdadeiro com Ele. É preciso mudar o rumo de sua história! E para isso é necessário você aprender e vivenciar o RELACIONAMENTO DE CRUZ!
DESENVOLVIMENTO: Relacionamento de Cruz
O amor sacrificial de Jesus Cristo expressado na cruz do calvário foi a maior prova do Amor de Deus pela humanidade! Representa também a vitória e salvação para todos aqueles que creem que Jesus Cristo é o Messias, Redentor e Salvador! É esta cruz que nos impõe uma regra em nossos relacionamentos.
 Primeiro devemos ter um relacionamento intimo com Deus (vertical). Segundo, é preciso amar o próximo: ser e fazer amigo! (horizontal)
Mateus 22:37-39: “Respondeu-lhe Jesus: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento. Este é o grande e primeiro mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo.”
É preciso estar enxertados em Cristo, e é essa intimidade com o Amor de Deus que vai nos proporcionar virtudes para que possamos relacionar com o próximo. E para relacionarmos com Deus precisamos: meditar em sua Palavra, orar, testificar/testemunhar do amor de Deus e viver em novidade de vida todos os dias (comunhão).
Efésios 2:13-16: “Mas agora, em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, já pelo sangue de Cristo chegastes perto. Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos os povos fez um; e, derrubando a parede de separação que estava no meio, na sua carne desfez a inimizade; isto é, a lei dos mandamentos contidos em ordenanças, para criar, em si mesmo, dos dois um novo homem, assim fazendo a paz, e pela cruz reconciliar ambos com Deus em um só corpo, tendo por ela matado a inimizade.”
Você não pode oferecer ao outro aquilo que não tem. Como poderá oferecer amor, confiança, fidelidade, compromisso e bons conselhos se não estiver ligado à VIDEIRA VERDADEIRA?
Gálatas 5:22,23: “Mas o fruto do Espírito é: o amor, o gozo, a paz, a longanimidade, a benignidade, a bondade, a fidelidade. A mansidão, o domínio próprio; contra estas coisas não há lei”. Então é preciso:
 Viver o Amor Incondicional (Ágape) de Deus, pois só ele vai permitir que você construa relacionamentos verdadeiros e duradouros. Ame independentemente dos seus próprios interesses. (I Coríntios 13:4,5)
 É em Deus que você vai aprender a “não fazer acepção de pessoas”. Sabe esse preconceito que você tem? Não faz parte dos planos de Deus! Jesus veio ao mundo para salvar os perdidos, curar os enfermos e libertar os cativos! Não seja pedra de tropeço para a obra de Deus! (Atos 10: 34. 35)
 Veja o próximo com os olhos de Deus. Deus vê o interior! Não importa a cor, a cultura, a língua, a religião, a profissão ou classe social. Relaciona-se, pois você só vai ser capaz de ser amigo e se tornar um exemplo para ele se realmente esta pessoa perceber e sentir através de você a presença do Deus verdadeiro. (I Samuel 16:7)
 Porque não fazemos amigos?
O mundo tem nos imposto a filosofia do individualismo, de preconceito, de competição e de uma visão egoísta. É verdade que somos peregrinos na Terra por que fomos separados para a boa obra. A santidade nos impõe a separação das práticas e idolatrias mundanas, mas não nos obriga a viver isolado das pessoas e no mundo; pelo contrário, é uma ordenança bíblica: “ame o próximo como a ti mesmo”. Como amar se não convivemos? Como abençoar se não conversamos e tocamos com coração do outro (cativar)? Como ser luz se não conseguimos olhar nos olhos do irmão, vizinho ou colega de trabalho?
Efésios 6:12: “... Não é contra homens de carne e de sangue que temos de lutar, mas contra os principados e potestades, contra os príncipes deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal espalhadas nos ares.”
Jesus Cristo esteve com os aflitos, oprimidos, publicanos, samaritanos, etc. para que os salvassem e os curassem. O Ap. Paulo também nos fala isto em 1 Coríntios 9:19-23: Porque, sendo livre para com todos, fiz-me servo de todos para ganhar ainda mais. E fiz-me como judeu para os judeus, para ganhar os judeus; para os que estão debaixo da lei, como se estivesse debaixo da lei, para ganhar os que estão debaixo da lei. Para os que estão sem lei, como se estivesse sem lei (não estando sem lei para com Deus, mas debaixo da lei de Cristo), para ganhar os que estão sem lei. Fiz-me como fraco para os fracos, para ganhar os fracos. Fiz-me tudo para todos, para por todos os meios chegar a salvar alguns. E eu faço isto por causa do evangelho, para ser também participante dele.
Portanto, o seu problema não é com sua família, com seu vizinho ou com seu patrão. O nosso problema é Satanás e o pecado que se instalou no coração do homem. E para libertar o próximo das garras do inimigo, só o nome de Jesus Cristo, e você tem este poder, e só terá oportunidade de usá-lo se estiver ao lado daqueles que ama e precisam de sua ajuda!
 É preciso ter cuidado com os “falsos amigos”.
Cada vez mais os relacionamentos se baseiam no jogo de interesses, sejam eles financeiros, amorosos, familiares, etc., as pessoas não colaboram entre si mais apenas querem vantagens superficiais.
Salmos 41:9: “Até o meu próprio amigo íntimo, em quem eu tanto confiava, que comia do meu pão, levantou contra mim o seu calcanhar.”
Portanto, para ser e fazer amigo é preciso ser justo, respeitoso, amável e solidário. A Palavra de Deus nos fala que “o justo serve de guia para o seu companheiro, mas o caminho dos perversos os faz errar”. (Provérbios 12:2)
É preciso sim tomar cuidado na hora de fazer amigos, mas é preciso se fazer presente para conquistá-los. A Palavra de Deus determina que sejamos “sal da terra” e “luz do mundo”, e para que isso se torne uma verdade precisamos cumprir o IDE de Deus diariamente, em casa, no trabalho, na escola, no lazer, na igreja e em todo lugar. (Eclesia=”sair para fora”)
Salmos 1:1: “Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.”
É o Espírito Santo que vai separar o joio do trigo. É Ele que vai estar vigilante e cuidar de nós. Não permita que o preconceito e a intolerância tome conta de sua vida e passe a selecionar suas amizades, pois a falsidade, a ignorância e intolerância vão partir de você!
 É preciso ter algumas virtudes na arte de ser e fazer amigos:
 Comece sendo você mesmo. Tendemos a pensar que temos de ser como outras pessoas para que as pessoas gostem de nós. Transparência e sinceridade são virtudes dos melhores amigos. Como você vai amar o próximo se não consegue amar a si próprio?
 Vontade de estar junto. É preciso existir a vontade de estar junto, ter prazer de se encontrar, sentir saudade e ter a vontade de se reencontrar.
 Seja um bom amigo. Uma vez que você tenha começado a passar o seu tempo com amigos em potencial, lembre-se de fazer sua parte (ex: dar início a alguma atividade, lembrar-se dos aniversários, perguntar como a outra pessoa tem passado). A amizade se percebe e surge de pequenos detalhes.
 Seja confiável. Confiança não se vende e nem se compra, se conquista. Ela nasce do compromisso, da fidelidade, do companheirismo e auxílio mútuo. Seja uma pessoa em quem todos possam confiar
 Seja um bom ouvinte. Muitas pessoas pensam que, para serdes vistas como amigas, elas precisam parecer muito interessantes. Porém, mais importante do que isso é a habilidade de mostrar que você está interessado nos outros. Escute atentamente o que as pessoas dizem, lembre-se de detalhes importantes da vida pessoal e social de seu amigo.
 Encoraje os amigos (seja um bom conselheiro): amigos de verdade encorajam um ao outro. É nos momentos de dúvida, de tristeza ou de tomada de decisão que se percebe a presença de verdadeiros amigos. Amigos permanecem ao lado nos bons e maus momentos. Motive, alerte, fale somente o necessário, palavras supérfluas e fúteis desconstroem. (Provérbios 27:9)
 Aprenda a perdoar: Não será uma, duas ou mais vezes que haverá a necessidade de perdoar, concertar e pedir desculpas. A Bíblia nos ensina a perdoar infinitamente. Sem perdão não há relacionamentos duradouros!
CONCLUSÃO: Jesus Cristo te chama à amizade (joão 15: 14, 15): “mas tenho-vos chamado amigos”
Ouça a voz do nosso Amado Jesus Cristo! Ele quer se tornar o seu AMIGO INTIMO! Quer te abraçar, te sustentar, te proteger, e principalmente salvá-lo! Mas Deus não quer salvar somente você! Quer salvar também sua família, os irmãos de sua igreja, seus vizinhos, seus colegas de trabalho e escola!
Ame a Deus sobre todas as coisas e expresse esse amor ao próximo! Caminhe ao lado dos seus amigos, da sua família, dos seus colegas de trabalho, enfim, com seu próximo sempre em busca de uma maturidade constante e infinita. Acima de tudo ame sacrificialmente e se dedique sem limites.
Seja sincero, fiel e companheiro em qualquer circunstância. Não se exclua dos relacionamentos sociais no trabalho, na escola ou na sua vizinha, pois quando você faz isso, na verdade está escondendo seus talentos e suas candeias. Seja luz e passe a refletir a luz de Cristo nos corações das pessoas que ama e que precisam do amor de Cristo!
Palestra ministrada no 1º Acampamento da Comunidade Templo da Pedra - CTP (Jul/2012), cujo tema foi "Sendo e Fazendo Amigo"