"DISCIPULADO" E A EDIFICAÇÃO DA CASA DE DEUS

Todos os crentes em Cristo são chamados para edificar a casa de Deus. A casa de Deus no cristianismo é composta de crentes, pessoas que entregaram sua vida a Jesus e vive diariamente em comunhão com Ele.

Quando o rei Davi contemplou o conforto das casas dos israelitas e viu que todos moravam de maneira confortável, ele colocou no coração, a decisão de construir uma casa para Deus. Ele trabalhou durante todo o seu reinado com essa intenção. No final da sua vida, sem ter conseguido construir, ofertou do seu tesouro pessoal, uma grande quantia financeira. No seu coração havia um verdadeiro encargo, que visava à construção de um templo, santuário, um local onde o Altíssimo fosse cultuado em Israel. Não conseguindo durante o seu reinado, passou a tarefa para o seu filho Salomão. O rei Salomão, como seu pai, o rei Davi, desenvolveu o encargo para construir o palácio para Javé.

O suntuoso prédio foi construído, na inauguração foi feita uma grande festa, muitos sacrifícios de animais, uma grande celebração aconteceu, todos ficaram felizes e satisfeitos pois o Senhor manifestou a sua glória, sua majestosa presença.

Com o progresso e desenvolvimento da revelação da Palavra de Deus, o nível de entendimento espiritual foi se aproximando do propósito real de Deus. No Evangelho de João Capítulo 2, versos treze aos vinte e dois, relatam a indignação de Jesus, vendo a comunidade de Jerusalém, fazendo da Casa idealizada por Davi e construída por Salomão, sendo usada para um comércio religioso por ocasião da páscoa. Neste contexto, os discípulos admiram a grandeza do edifício, sentido apequenados, sob tão grande monumento. Quando essa admiração chega aos ouvidos de Jesus, Ele Diz: “Destruam este templo, e eu o levantarei em três dias".

Jesus estava falando do templo do seu corpo. O corpo templo de Jesus é a Igreja.

Ele edificou, construiu a igreja, através da sua morte, sepultamento e ressurreição, isso durou três dias. O templo de Deus é edificado a partir de Jesus. Os crentes são as pedras da grande construção, da imensa casa espiritual que o Senhor mora, reside, tabernacula, vive, reside. Jesus colocou fim a espiritualidade dos edifícios, dos locais sagrados, das grutas da natividade; este foi o fim do espaço geográfico sagrado. Não é mais em Samaria, e nem mesmo em Jerusalém; agora a adoração só pode ser feita no templo espiritual, Jesus. (1Pe 2.5) O apóstolo Pedro nos ensina que somos casa espiritual, somos pedras vivas no edifício de Deus, somos edificados Nele (Cristo).

Cada crente em Cristo é chamado para edificar o corpo. Para fazer uma construção é necessário ajuntar pedras, mas um amontoado de pedras, não é uma casa, não é um edifício. É necessário ajuntar pessoas, levá-las a ter um encontro com Deus. Na antiguidade toda pedra para ser encaixada em uma construção precisava ser polida, fazer acertos, tirar as pontas, quadrá-la... Até que encaixe e seja útil ao edifício; assim o crente, precisa ser discipulado, cuidado, polido, corrigido, ensinado no caminho da justiça. Jesus ordenou aos seus discípulos que fossem fazer discípulos, que ajuntassem pessoas, mas fizessem dessas pessoas discípulos, seguidores Dele. Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo (Mateus 28.19,20).

Edificar casa para Deus, é edificar vidas para Jesus, através do seu “método”, através do discipulado. Todo discípulo de Jesus, que já está encaixado no edifício, funcionando na igreja, comunidade local, que é o templo visível de Deus, precisa trabalhar de maneira intencional para edificar vidas, aquelas que foram ajuntadas, mas que ainda não fora moldadas na construção da casa de Deus.Esta é a hora de construir um templo, edificar vidas para Deus. Você está fazendo discípulos para Jesus?

Que o Eterno nos ajude!

Contato: www.iderplinhares.com

CIRLON SARAIVA
Enviado por CIRLON SARAIVA em 03/07/2012
Reeditado em 05/12/2012
Código do texto: T3759021
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.