ANALISE INTERPRÉTATIVA DO LIVRO DE ISAÍAS
ENTENDENDO AS ESCRITURAS
ANALISE INTERPRÉTATIVA DO LIVRO DE ISAÍAS:
O LIVRO DE PRÉDIÇÕES MESSIÂNICAS
COMENTANDO VERSÍCULO A VERSÍCULO
POR: JOÁS ARAÚJO SILVA
Texto Bíblico
LIVRO: (ISAÍAS. 1:3)
Texto para analise:
ISAÍAS. 1:3, “O boi conhece o seu possuidor, e o jumento, o dono da sua manjedoura; mas Israel não tem o conhecimento, o meu povo não entendi”.
Argumento Teológico:
O versículo três na clarividência da interpretação Bíblica mostra o estilo poético pelo qual o livro apresenta. Em um “paralelismo hebraico” Isaías escreveu seu estilo poético usando varias figuras de linguagem.
Observe que o texto diz: “O boi conhece o seu possuidor, e o jumento o dono da sua manjedoura...”. Isaías usa a figura: “Boi e Jumento”, na perspectiva de esclarecer a sua “idéia” e chegar ao ponto cerne da sua observação, o profeta Isaías usando as duas figuras aqui apresentas, chama o povo de Israel a meditar em suas palavras.
Os animais que Isaías utiliza em sua narração, são irracionais, porem espertos a ponto de conhecer seus possuidores (donos) e obedecer-lhes. O povo de Israel eram donos, possuidores da lei de Moisés. Confira a referencia: (Dt. 4:4-8), neste aspec o povo hebreu se diferenciava das outras nações (povos). O “pacto ou aliança” estabelecido com YAHWEH (Deus) era o fator desta dessemelhança.
Agora Israel deveria de imediato ter reconhecido o seu “possuidor ou dono”. Pois a figura apresentada na narrativa de Isaías mostra a situação que Israel se encontrava.
É de fato analisar que Israel aqui representava Judá, esta é a idéia de muitos estudiosos do assunto. O “boi” tem o estilo submisso sabemos disso, já o “jumento” tem seu estilo mais estúpido (bruto). Neste caso a nação hebréia para galgar a bênção de YAHWEH (Deus) deveria ser submissa ao seu possuidor e buscar somente dele seu alimento e seu abrigo.
O povo hebreu de esquecimento próprio e proposital havia deixado para trás as lembranças de todas as provisões vividas no passado. Ora podemos observá-las, registradamente no livro do Êxodo de Israel do Egito. Confira a referencia: (Êx. 20:17).
Referências consultadas:
Bíblia de Estudo Plenitude. Barueri (SP): Sociedade Bíblica do Brasil, 2001, 1.552 p.
Bíblia de Referencia Thompson. São Paulo (SP): Editora Vida, 1999, 11ª Ed.
Bíblia de Estudo Pentecostal. Barueri (SP): Sociedade Bíblica do Brasil, 1997, 4ª Imp.