A fidelidade

A FIDELIDADE

O que você acha que é ser FIEL?

Difícil você avaliar essa amarra quando se vive a farra de uma grande loja de conveniências que é o mundo capitalista hoje com incríveis leques de opções e porque não dizer: O dinheiro na mão, lhe confere um poder maior de escolha. A fidelidade não se vende em cartões portadores de falsos descontos ou por clausulas contratuais que obrigam o consumidor a se tornar um cliente cativo.

Tem aquela conversa de que dinheiro não compra felicidade e nem saúde, com a qual eu concordo, mas convenhamos que o dinheiro facilita muita coisa e sem ele, você pode apenas fingir que é feliz. Mais ou menos igual aquela raposa debaixo da parreira de uvas, querendo devorá-las e não podendo alcançá-las, prosseguiu seu caminho dizendo que estavam podres.

E na calmaria do mês de junho (ou bem no meio de uma crise econômica) quando você pode atender telefonemas com mais tempo, conversar e ser minucioso, dar atenção, você vê com certa clareza que mesmo com o dinheiro curto, você pode tirar proveito de certas situações. Os preços ficam melhores, as pessoas ficam mais atenciosas e você percebe que alguns benefícios são evidentes. Porque fidelidade TAM (?) se o negocio agora é voar nas asas “DELTA” da Gol. E mesmo que assim não fosse, as promoções interferem bruscamente na fidelidade. Como posso voar de TAM se a Gol faz uma promoção ou vice-versa. Como posso carregar um cartão fidelidade de um laboratório, para consumo de um remédio de uso continuo, se o preço líquido que me oferecem (ou impõem) é bem maior que o genérico que posso comprar em qualquer farmácia?

Sempre fui um cara meio avesso à fidelidade em casos específicos de compra e venda, marcas de roupas, veículos e serviços em geral. Claro, a gente acaba se apegando a alguma marca quando ela “excede” de fato na qualidade. Telefonia móvel por exemplo, fidelidade somente vale para eles e tem que ser no mínimo um ano. Isso é escravidão abuso de autoridade.

Sem falar que fidelidade costuma trazer decepções. Fui fiel a marca Lupo e gostava de comprar minhas meias “seda pura” que na verdade são fabricadas com poliamida 100%, na loja Grande Camiseiro em BHte, bem na Rua Rio de Janeiro no centro. A loja fechou, acabou e onde compro minhas meias? Rsss

Mas de uma maneira geral o melhor mesmo é não saber qual é o nome do gerente do seu banco, cortar o cabelo no salão da esquina, não apaixonar pelo urologista. Fidelidade pra que? Se a cada dia que passa você descobre que se houvesse feito a troca há mais tempo, teria lucrado. Porque que eu tenho que ficar agarrado a vida inteira a um cardiologista que me veda a possibilidade de conhecer outros diagnósticos de profissionais mais estudiosos ou no mínimo mais atentos e dedicados a profissão? Cuidado gente, não estou falando de fidelidade conjugal - Rssss

Vejo placas espalhadas por ai em beiras de estrada - JESUS é fiel. Pode ser, mas será que os seus fieis têm sido tão fieis assim aos princípios morais pregados pela igreja? Ou até mesmo, os fieis da igreja católica por exemplo, que nos últimos anos fizeram uma revoada para outras seitas, e mergulharam na gritaria e no fanatismo religioso sem precedentes nos últimos anos no Brasil, chegando ao mesmo nível de países Árabes? Daqui a pouco teremos homens bombas traficantes, explodindo nos morros nas portas de UPPs, reivindicando o livre direito de continuarem brincando de Irmãos Metralha.

E por falar em Jesus, lembro-me de novo do termo fidelidade e me vem a palavra celibatário. Será que nas igrejas o celibato tem o sentido popularmente conhecido ou é exercido no verdadeiro sentido da palavra derivada do latim? É só uma pergunta. Quem desejar aprofundar nesse assunto, que pesquise.

A revolução de costumes é ampla e muda de lugar inexoravelmente, como andam os barrancos deslizantes em tempos de chuva.

Portanto, não ser FIEL, não é propriamente um descalabro, é no mínimo uma alternativa inteligente para conhecer outros caminhos, outras soluções e saber que ser feliz é saborear todos os “pratos da vida”, obviamente respeitando limitações óbvias que o bom senso determina.

Se Felicidade é uma gota de orvalho, com certeza a fidelidade é uma lagoa dourada de asfixia à liberdades de uso, costumes e pensamentos, exceto para os cães que inexplicavelmente, se pudessem ler, jamais concordariam com essa idéia, pois são fiéis até apanhando, a exemplo do que ocorre com aqueles que mergulham na fé cega em busca de um Deus.

Luiz Bento (Mostradanus)
Enviado por Luiz Bento (Mostradanus) em 18/06/2012
Reeditado em 18/06/2012
Código do texto: T3731263
Classificação de conteúdo: seguro