Razão/Intuição.
[...] E num certo dia me deparo descrevendo sobre fé. O que ela é? Eu acho que é o que todos nós, que dizemos-nos religiosos procuramos saber. O que é fé, o que ela representa e como usa-la.
Pelo dicionário da língua portuguesa, fé, que vem do latim ''fides = fidelidade'' significa a firme opinião de que algo é verdade, sem qualquer tipo de prova ou critério objetivo de verificação, pela absoluta confiança que depositamos nesta idéia ou fonte de transmissão.
Trazer isso como verdade é uma tarefa exclusivamente nossa. Em partes é uma verdade didática, porém, na minha mais pura opinião, fé, é umas das coisas mais subjetivas de que se tem conhecimento.
Se utilizarmos um mínimo tempo de nossas vidas para estudar um pouco sobre as religiões que povoam os terráqueos, vamos chegar a conclusão que por mais diversificadas que parecem, elas tem um objetivo em comum: melhorar a vida em sociedade. Quem as criou, criou com esse objetivo. E é nesse momento que fico triste em saber, que as utilizamos da forma mais errada possível. E será tudo culpa da fé? Da fé cega e ignorante? Talvez ... já que pra esse tipo de atividade o respeito é posto em cheque. Até quando vão essas guerras ideológicas? Quando é que vamos parar de falar e começar a fazer?
'Então você é contra a fé L Alvez?'
Não! Ela faz parte de nós, todos os seres humanos precisam dela. Seja dentro da religião ou até mesmo do egocentrismo. Precisamos acreditar em algo, senão a nossa vida não vai ter o menor sentido. Temos que usar a razão dentro da fé, é isso, razão! Dela fogem todos os tipos de conceitos preestabelecidos e ignorância.
Vamos pensar mais, respeitar mais, conhecer mais. Assim, a fé vai ser exclusivamente um bem, utilizado por nós para melhorar o nosso interior e a convivência com o todo.