HOMILIA PADRE ÂNGELO BUSNARDO-SANTÍSSIMA TRINDADE.

SANTÍSSIMA TRINDADE

03 /06 /2012

Dt.4,32-34.39-40 / Rm.8,14-17 / Mt.28,16-20

Nosso Deus é constituído de três pessoas distintas e inseparáveis que formam um só Deus. Distinguimos cada uma das pessoas da Santíssima Trindade pelas funções que cada uma delas exerce em nós: o Pai nos criou, o Filho nos redimiu e o Espírito Santo nos santifica. O tempo do Pai vai da criação até à encarnação de Jesus, o tempo do Filho vai da encarnação até a vinda do Espírito Santo e o tempo de Espírito começou cinqüenta dias após a ressurreição de Jesus e se estenderá até o início dos céus novos e terra nova quando a Trindade voltará a agir sobre a humanidade através de Jesus. Por enquanto estamos no tempo do Espírito Santo. Por serem indivisíveis, as três pessoas da Santíssima Trindade agem sempre juntas, mas a ação da Trindade em nosso favor é exercida por uma pessoa. No momento da criação, a ação criadora era exercida pelo Pai, mas o Filho e o Espírito Santo estavam presentes: 1 No princípio Deus (Pai) criou o céu e a terra. 2 A terra estava deserta e vazia, as trevas cobriam o Oceano e um vento impetuoso (Espírito Santo) soprava sobre as águas. 3 Deus disse: “Faça-se (Verbo Jesus) a luz”! E a luz se fez. 4 Deus viu que a luz era boa. Deus separou a luz das trevas (Gn.1,1-3).

As Três pessoas da Santíssima Trindade agem em nosso favor, mas não nos obrigam a aceitar a salvação que Deus nos propõe. Apesar do poder de Deus e da vontade salvífica da Trindade, a maioria rejeita a salvação e se condena: 13 Entrai pela porta estreita, pois larga é a porta e espaçoso o caminho que leva à perdição, e muitos são os que por ele entram. 14 Quão estreita é a porta e apertado o caminho que leva à vida, e poucos são os que o encontram! (Mt.7,13-14). No batismo de Jesus no rio Jordão, as três pessoas da Santíssima Trindade se manifestaram simultaneamente: Jesus veio da Galiléia ao rio Jordão até João, para ser batizado por ele. 14 João, porém, se opunha, dizendo: “Eu é que devo ser batizado por ti e tu vens a mim?” 15 Jesus respondeu: “Deixa agora, pois convém que assim cumpramos toda a justiça”. Então João concordou. 16 Depois de batizado, Jesus saiu logo da água. Nisso, os céus se abriram, e ele viu o Espírito de Deus descer como uma pomba e pousar sobre ele. 17 E do céu veio uma voz (voz do Pai) que dizia: “Este é o meu Filho amado, de quem eu me agrado” (Mt.3,13-17).

Jesus é filho único de Deus porque Ele foi gerado por Deus. Nós fomos criados por Deus. Portanto, somos criaturas de Deus. Mas por termos uma alma imortal, à diferença dos animais, temos capacidade de nos tornar filhos adotivos de Deus e por isto podemos chamar Deus de Pai: 15 Pois não recebestes um espírito de escravos para recair no medo, mas recebestes um espírito de filhos adotivos com o qual clamamos: “Abba , Pai” (Rm.8,15). Muitos, porém, pensam que são filhos adotivos de Deus e chamam Deus de Pai mas não são filhos dele. Somente aqueles que receberam um batismo válido que somente a Igreja Católica pode distribuir e estão em estado de graça são filhos adotivos de Deus.

Como somos filhos adotivos do Pai temos direito à herança junto com Jesus e Filho gerado por Deus. Para chegar à direita do Pai Jesus passou pela morte na cruz. Se quisermos herdar a glória do céu junto com Jesus devemos antes passar pelo sofrimento: 16 O próprio Espírito dá testemunho a nosso espírito que somos filhos de Deus. 17 Se filhos, também herdeiros de Deus e co-herdeiros de Cristo, contanto que soframos com ele para sermos também com ele glorificados (Rm.8,16-17). Quem não quiser aceitar com resignação o sofrimento que não for possível evitar, em vez de herdar a glória do céu junto com Jesus, herdará o fogo do inferno junto com satanás.

1. Passando pela morte na cruz, o Pai, além de ressuscitá-lo, conferiu a Jesus toda a autoridade no céu e na terra: 18 Então Jesus se aproximou e lhes disse: “Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra (Mt.28,18).

Quem quiser salvar-se deve tornar-se discípulo de Jesus: 19 Ide, pois, fazei discípulos meus todos os povos (Mt.28,19ª). Quem ignorar a ordem de Jesus ou recusar tornar-se discípulo dele se condenará, mesmo que receba o batismo.

Quem não receber o batismo que pode ser distribuído validamente somente pela única Igreja fundada por Jesus, a Igreja católica, também irá saborear a temperatura do inferno durante toda a eternidade: batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo (Mt.28,19b).

Quem não se esforçar para aprender tudo aquilo que Jesus ensinou não herdará um lugar no céu junto com Jesus: 20 ensinando-os a observar tudo quanto vos mandei (Mt.28,20).

Código : domin792

Ângelo José Busnardo

e-mail : ajbusnardo@gmail.com

PADRE ÂNGELO BUSNARDO
Enviado por Joanne em 30/05/2012
Código do texto: T3696194
Classificação de conteúdo: seguro