PEDRO NÃO É A PEDRA

Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. Mt. 16:18.

Eu digo que a ideia do Senhor no seu diálogo com Pedro não é a corrente, ou seja, a de que Pedro seria a pedra sobre a qual ele edificaria a sua igreja. E isso digo devido aos textos a seguir.

Disse Jesus: “Nunca lestes nas Escrituras: A pedra, que os edificadores rejeitaram, essa foi posta por cabeça do ângulo; pelo Senhor foi feito isto, e é maravilhoso aos nossos olhos?” Mt. 21:42.

“Ainda não lestes esta Escritura: A pedra, que os edificadores rejeitaram, esta foi posta por cabeça de esquina”. Mc. 12:10.

Mas ele, olhando para eles, disse: “Que é isto, pois, que está escrito? A pedra, que os edificadores reprovaram, essa foi feita cabeça da esquina”. Lc. 20:17.

"Qualquer que cair sobre aquela pedra ficará em pedaços, e aquele sobre quem ela cair será feito em pó." Lc.20:18.

"Seja conhecido de vós todos, e de todo o povo de Israel, que em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, aquele a quem vós crucificastes e a quem Deus ressuscitou dentre os mortos, em nome desse é que este está são diante de vós. Ele é a pedra que foi rejeitada por vós, os edificadores, a qual foi posta por cabeça de esquina." At. 4:10 e 11.

"E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos." At. 4:12.

"Por isso também na Escritura se contém: ”Eis que ponho em Sião a pedra principal da esquina, eleita e preciosa; e quem nela crer não será confundido. E assim para vós, os que credes, é preciosa, mas, para os rebeldes, a pedra que os edificadores reprovaram, essa foi a principal da esquina; e uma pedra de tropeço e rocha de escândalo, para aqueles que tropeçam na palavra, sendo desobedientes; para o que também foram destinados”. I Pe. 2:6 a 8.

"A pedra que os edificadores rejeitaram tornou-se a cabeça da esquina." Sl. 118:22.

Acaso a pedra que os edificadores (aqueles que se têm como doutrinadores e formadores de igrejas) têm rejeitado não é a palavra de Deus, a qual corresponde à sua lei?

Então vamos dá uma mãozinha aos tradutores: Pedro, tu edificarás a minha igreja sobre esta pedra (falando de si como pessoa jurídica, a palavra).

E eu lhe darei as chaves do reino dos céus; e tudo o que Ele ligar na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligar na terra será desligado nos céus. Mt. 16:19.

Que é a chave que abre o reino dos céus? Veja:

“Não vos maravilheis disto; porque vem a hora em que todos os que estão nos sepulcros ouvirão a sua voz. E os que fizeram o bem sairão para a ressurreição da vida; e os que fizeram o mal, para a ressurreição da condenação”. Jo. 5:28 a 29.

Inferno, palavra do latim que significa sepultura, não lugar de sofrimento, como alguns dizem.

O bem é um adjetivo da lei de Deus, não coisas boas. Quando o artigo definido vem antes de um substantivo ele o especifica. Por isso diz Paulo:

A vida eterna aos que, com perseverança em fazer o bem, procuram glória, honra e incorrupção; mas a indignação e a ira aos que são contenciosos, desobedientes à verdade e obedientes à iniquidade. Rm. 2:7 e 8.

Que é a verdade?

A tua lei é a verdade. Sl. 119:142. Ú.parte.

Por conseguinte, Paulo diz mais:

“Porque não faço o bem que quero, mas o mal que não quero esse faço. Ora, se eu faço o que não quero, já o não faço eu, mas o pecado que habita em mim. Acho então esta lei em mim, que, quando quero fazer o bem, o mal está comigo. Porque, segundo o homem interior, tenho prazer na lei de Deus; mas vejo nos meus membros outra lei, que batalha contra a lei do meu entendimento, e me prende debaixo da lei do pecado que está nos meus membros. Rm. 7:19 a 23.

Para melhor compreender esse trabalho, leia também a síntese (questionário) “O BEM E O MAL”, em http://www.recantodasletras.com.br/resenhas/2174656