NÃO EXISTE IGREJA UNIVERSAL

Pelo menos aqui, neste mundo, não se pode falar ou provar a existência de Igreja Universal. O título é, no mínimo, arrogância de quem dele faz uso e destituído de base bíblica. Vejamos.

Nenhuma Igreja está instalada em todos os cantos do globo terrestre, ocupando todas as áreas geográficas. E, em se tratando de países, sabemos que muitos abraçam a religião muçulmana, outros as religiões orientais que são como “Jericós modernas”, onde outras crenças não entram facilmente e a tolerância para com outros ensinamentos religiosos é zero, onde não há templos ou sede representativa de qualquer ramo do cristianismo. Os que existem nesses países, com raras exceções, são recentes “frentes missionárias” (fase embrionária de Igrejas), através de obreiros ou pioneiros para implantação de futuras Igrejas ou comunidades cristãs.

Quando Jesus fundou a sua Igreja, no texto mateano (Mt 16.18) não consta o ADJETIVO UNIVERSAL ao lado do termo IGREJA (EKLESIA, no grego). E, ainda se pode verificar tal assertiva em outros textos neotestamentários que o referido adjetivo (UNIVERSAL) NÃO FIGURA EM NENHUM LUGAR em relação à Igreja Cristã. (No meu entendimento, nem poderia figurar, já que UNIVERSAL é o REINO DE DEUS, que, além de GLOBAL OU MUNDIAL (que são palavras sinônimas de universal), é, também, PRESENTE, INTERIOR, ESPIRITUAL, ETERNO e outros adjetivos que o NOVO TESTAMENTO qualifica esse mesmo REINO DE DEUS!)

Não existe Igreja Universal, porque não existe líder UNIVERSAL RELIGIOSO e HUMANO. Jesus, em lugar nenhum, manda qualquer apóstolo apascentar “TODAS AS OVELHAS”. Nem poderia assim dizer, porque se o dissesse estaria dando uma tarefa IMPOSSÍVEL ao ser humano, pois estaria incluindo apascentar AS QUE, além das VIVAS, ESTIVESSEM MORTAS e ainda AS QUE SERIAM DE SEU APRISCO, quando, no futuro viessem a crer nEle, ou seja, Jesus estaria dando uma incumbência – repita-se, impossível ao ser humano de desempenhar – fosse ele apóstolo ou pastor humano de APASCENTAR TODAS AS SUAS OVELHAS. ORA, o Único que pode APASCENTAR TODAS AS OVELHAS DE JESUS, é SÓ ELE MESMO! Por isso que já está bem claro em João capítulo 10 que o BOM PASTOR É ELE MESMO. Ele é o PASTOR (UNIVERSAL) e BISPO DAS ALMAS salvas por Ele. (Veja 1 Pedro 2.25). É Ele quem vai julgar vivos e mortos, pois só Ele tem a jurisdição aqui (para julgar vivos) e estendida até a eternidade (para julgar os mortos). (2 Timóteo 4.1).

Os Romanistas dizem que é Pedro, já os Mórmons, tem, na pessoa do Apóstolo João, o sucessor dos demais apóstolos. Aliás, os apóstolos eram doze. Se um ficasse como seu Sucessor, onde ficaria a isonomia (igualdade no colégio apostólico) estabelecida pelo próprio Cristo (Mt 23.8): “e todos vós sois irmãos”. Ficariam os demais apóstolos em número de onze (11) “a ver navios” ou “chupando dedo!”. A própria Trindade é o exemplo de isonomia. Todo bom exemplo tem origem na própria Deidade – entre Pai, Filho e Espírito Santo. Ali não tem Quem é o maior.

Mas Jesus não deixou nenhum líder humano para a sua Igreja, porque Ele, Jesus não é nenhum líder, mas Senhor da Igreja. A Bíblia diz que Ele, Jesus, é “a cabeça”, como podemos ver dos textos de Efésios (Ef 1.22; 4.15; 5.23 e Colossenses (Cl 1.18; 2.10; 2.19). Estes textos (conforme a VERSÃO REVISADA, IBB - Editora CANDEIA e JUERP – 13ª Impressão – 2.000) não nos informam que Jesus é o CABEÇA, mas a cabeça. E TODOS SABEMOS QUE A CABEÇA É ÚNICA NO CORPO. É parte indispensável e insubstituível!

Por ser a cabeça, Jesus é ÚNICO e SINGULAR e não um líder.

Aliás, por ser Deus encarnado o Único que Lhe pode substituir é Ele mesmo. O Substituto de Deus é o próprio Deus. Ou seja, o Deus Espírito. Ele é o Vigário de Cristo na terra. Isto é doutrina neotestamentária irrefutável, clarividente!

O Apóstolo Pedro ficou incumbido de pregar aos da circuncisão (aos judeus, um país ou povo específico), mas quem partiu para os GENTIOS, ou seja, quem TEVE UMA MISSÃO MAIS ABRANGENTE e quase universal foi Paulo, que era o APÓSTOLO DOS GENTIOS!

E, para finalizar, menciono que o único lugar na Bíblia que dispõe sobre IGREJA UNIVERSAL, é a Epístola aos Hebreus, no capítulo 12, versos 22 e 23. Mas este texto é claro em dizer que esta Igreja está localizada no céu. Trata-se da Igreja em sua última fase – a Igreja glorificada. Não será aqui na terra, pois aqui, “debaixo do sol” ou “do lado de cá da glória”, repita-se: não existe igreja universal.

Muniz Freire, 17 de maio de 2.004

Fernandinho do forum