A PARÁBOLA DO SEMEADOR

Tendo Jesus saído de casa, naquele dia, estava assentado junto ao mar;

E ajuntou-se muita gente ao pé dele, de sorte que, entrando num barco, se assentou; e toda a multidão estava em pé na praia.

E falou-lhe de muitas coisas por parábolas, dizendo: Eis que o semeador saiu a semear.

E, quando semeava, uma parte da semente caiu ao pé do caminho, e vieram as aves, e comeram-na;

E outra parte caiu em pedregais, onde não havia terra bastante, e logo nasceu, porque não tinha terra funda;

Mas, vindo o sol, queimou-se, e secou-se, porque não tinha raiz.

E outra caiu entre espinhos, e os espinhos cresceram e sufocaram-na.

E outra caiu em boa terra, e deu fruto: um a cem, outro a sessenta e outro a trinta.

Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.

E, acercando-se dele os discípulos, disseram-lhe: Por que lhes falas por parábolas?

Ele, respondendo, disse-lhes: Porque a vós é dado conhecer os mistérios do reino dos céus, mas a eles não lhes é dado;

Porque àquele que tem, se dará, e terá em abundância; mas àquele que não tem, até aquilo que tem lhe será tirado.

Por isso lhes falo por parábolas; porque eles, vendo, não vêem; e, ouvindo, não ouvem nem compreendem.

E neles se cumpre a profecia de Isaías, que diz: Ouvindo, ouvireis, mas não compreendereis, E, vendo, vereis, mas não percebereis.

Porque o coração deste povo está endurecido, E ouviram de mau grado com seus ouvidos, E fecharam seus olhos; Para que não vejam com os olhos, E ouçam com os ouvidos, E compreendam com o coração, E se convertam, E eu os cure.

Mas, bem-aventurados os vossos olhos, porque vêem, e os vossos ouvidos, porque ouvem.

Porque em verdade vos digo que muitos profetas e justos desejaram ver o que vós vedes, e não o viram; e ouvir o que vós ouvis, e não o ouviram.

Escutai vós, pois, a parábola do semeador.

Ouvindo alguém a palavra do reino, e não a entendendo, vem o maligno, e arrebata o que foi semeado no seu coração; este é o que foi semeado ao pé do caminho.

O que foi semeado em pedregais é o que ouve a palavra, e logo a recebe com alegria;

Mas não tem raiz em si mesmo, antes é de pouca duração; e, chegada a angústia e a perseguição, por causa da palavra, logo se ofende;

E o que foi semeado entre espinhos é o que ouve a palavra, mas os cuidados deste mundo, e a sedução das riquezas sufocam a palavra, e fica infrutífera;

Mas, o que foi semeado em boa terra é o que ouve e compreende a palavra; e dá fruto, e um produz cem, outro sessenta, e outro trinta.

(Mateus 13:1-23)

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INTRODUÇÃO

Como diz o teólogo Vincent Cheung, a Parábola do Semeador é uma parábola fundacional. Ela é a primeira parábola dita por Jesus e contém elementos para entendermos melhor as outras parábolas, assim como o Reino de Deus.

Estando uma multidão de gente em pé na praia Jesus falou essa parábola. O resumo dela seria o seguinte:

O semeador (Deus), saiu a semear (plantar a Palavra de Deus) e encontrou quatro tipos de situação.

1. A SEMENTE AO PÉ DO CAMINHO

2. EM TERRENO PEDREGOSO

3. EM TERRENO ESPINHOSO

4. EM BOA TERRA

Os discípulos não entenderam o que Jesus estava dizendo e lhe perguntaram porque ele falava à multidão através de parábolas – note que eles sabiam o que era uma parábola. A resposta de Jesus, aos discípulos, depois que a multidão foi dispersada é também um sermão, que nos ensina muita coisa. E por Jesus falar isso na parábola fundacional, então subentende-se que vale para todas as outras que vierem a seguir.

“Porque à vós é dado conhecer os mistérios do reino dos céus, mas a eles não lhes é dado;

Porque àquele que tem, se dará, e terá em abundância; mas àquele que não tem, até aquilo que tem lhe será tirado.

Por isso lhes falo por parábolas; porque eles, vendo, não vêem; e, ouvindo, não ouvem nem compreendem.

E neles se cumpre a profecia de Isaías, que diz: Ouvindo, ouvireis, mas não compreendereis, E, vendo, vereis, mas não percebereis.

Porque o coração deste povo está endurecido, E ouviram de mau grado com seus ouvidos, E fecharam seus olhos; Para que não vejam com os olhos, E ouçam com os ouvidos, E compreendam com o coração, E se convertam, E eu os cure.

Mas, bem-aventurados os vossos olhos, porque vêem, e os vossos ouvidos, porque ouvem.

Porque em verdade vos digo que muitos profetas e justos desejaram ver o que vós vedes, e não o viram; e ouvir o que vós ouvis, e não o ouviram.”

(Mateus 13:11-17)

Esse sermão é importantíssimo, já falaremos dele mais à frente, mas prossigamos por hora. A partir daqui Jesus explica o sentido da parábola.

1. A SEMENTE AO PÉ DO CAMINHO

a - Isso foi dito para a multidão:

Eis que o semeador saiu a semear. E, quando semeava, uma parte da semente caiu ao pé do caminho, e vieram as aves, e comeram-na.

b - E essa é a explicação:

Ouvindo alguém a palavra do reino, e não a entendendo, vem o maligno, e arrebata o que foi semeado no seu coração; este é o que foi semeado ao pé do caminho.

2. EM TERRENO PEDREGOSO

a - Isso foi dito para a multidão:

E outra parte caiu em pedregais, onde não havia terra bastante, e logo nasceu, porque não tinha terra funda;

Mas, vindo o sol, queimou-se, e secou-se, porque não tinha raiz.

b - E essa é a explicação:

O que foi semeado em pedregais é o que ouve a palavra, e logo a recebe com alegria; Mas não tem raiz em si mesmo, antes é de pouca duração; e, chegada a angústia e a perseguição, por causa da palavra, logo se ofende.

3. EM TERRENO ESPINHOSO

a - Isso foi dito para a multidão:

E outra caiu entre espinhos, e os espinhos cresceram e sufocaram-na.

b - E essa é a explicação:

E o que foi semeado entre espinhos é o que ouve a palavra, mas os cuidados deste mundo, e a sedução das riquezas sufocam a palavra, e fica infrutífera.

4. EM BOA TERRA

a - Isso foi dito para a multidão:

E outra caiu em boa terra, e deu fruto: um a cem, outro a sessenta e outro a trinta.

b - E essa é a explicação:

Mas, o que foi semeado em boa terra é o que ouve e compreende a palavra; e dá fruto, e um produz cem, outro sessenta, e outro trinta.

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QUATRO TIPOS DE SOLOS

O Semeado saiu a semear e ao plantar a semente encontra quatro tipos de solos, ou corações, ou pessoas. Essas quatro situações podem muito bem ser fases na vida de alguém.

1 - A palavra semeada à beira do caminho conta sobre alguém que ao mesmo tempo que estava sendo semeado, vieram aves e comeram a semente. Estamos claramente num nível de Batalha Espiritual aqui. E se a Parábola do Semeador quer dizer também nos mostrar o passo-a-passo do cristão, então nesse nível, o nosso coração, a terra onde é plantada a semente, é rasa, não temos profundidade e facilmente somos roubados. Enxergo o cristão novo aqui.

2 – No terreno cheio de pedras aprendemos que aquele que recebe a semente que cai entre pedregais, ouve a Palavra, se alegra, mas não tem profundidade e chegada a provação, se deixa levar, caindo da fé. De novo vemos aqui alguém com o coração raso para as coisas de Deus. Esse não tem profundidade, para acreditar na Palavra. Mas esse aqui é um avanço em relação ao primeiro, ele já está no caminho, cresceu alguma coisa, pena que foi de pouca duração. Não desistamos do irmão que ainda não aprendeu.

3 – A semente jogada em terreno espinhoso, na explicação de Jesus, é o que ouve a Palavra, mas os cuidados do mundo e a sedução das riquezas sufocam a Palavra fazendo-a infrutífera. Temos aqui um crente carnal. O mundo ainda exerce sobre ele fascínio. Seu coração, ainda não é bom. Apesar de tudo, também enxergo um nível maior nesse aqui, em relação ao anterior. Espinhos aqui podem ser provações, que ele não consegue superar. Vemos diariamente muita gente nesse nível espiritual. Precisamos ser provados para sermos aprovados. Não sejamos, entretanto, como a geração de Moisés que morreu no deserto.

4 – A semente que cai no que é descrito como boa terra, é o que ouve, compreende e dá fruto. Cem, sessenta ou trinta frutos. As três pessoas anteriores podem ser fases, ou não. Seria bom se todos nós fossemos a boa terra, sem fases. Seria muito bom se ouvíssemos de cara, compreendêssemos e déssemos fruto imediatamente. Mas sabemos que o relógio biológico de cada um é diferente. Existem pessoas que já compreendem tudo de cara e já saem fazendo, mas a maioria precisa ser educada até que aprenda. Em alguns casos é uma vida toda para se aprender a andar com Deus.

Mas até aqui vemos que mesmo entre os que tem um coração perfeito, a quantidade e qualidade dos frutos são diferentes. Uns conseguem frutificar a cem por cento de aproveitamento, outros a sessenta e outros só a trinta. Claramente não somos iguais no culto e nem no púlpito.

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O CERNE DESSE ASSUNTO

O que pra mim, nesse instante se destaca, ao meditar nessa Palavra, é a respeito do sermão de Jesus, ou a explicação de Jesus aos discípulos, em particular, a respeito do que quer dizer Jesus falar em parábolas. Mateus 13:11-17.

A vós vos é dado conhecer os mistérios do Reino dos Céus, mas a eles não. – Jesus pregou essa parábola e posteriormente outras parábolas, mas o sentido delas, claramente diz que não era dada a todos. Todos ouviram, mas nem todos entenderam, e não é para todos entenderem. Claramente vemos um exclusivismo aqui, da parte de Deus, a respeito do Reino dEle. O Evangelho não é pra todos, apesar de que a Palavra de Deus será pregada em todo o mundo e depois virá o fim.

Àquele que tem se lhe dará em abundância, mas o que não tem, até o que tem lhe será tirado. – Essa fala de Jesus é extremamente não popular e pode até não parecer Evangelho para aqueles que não lêem a Bíblia.

Jesus fala por parábolas para que eles vendo, não vejam e ouvindo não compreendam. – Pra que isso, poderíamos perguntar seriamente e a resposta é para que se cumpra a profecia de Isaías: Ouvindo, ouvireis, mas não compreendereis, e vendo, vereis, mas não percebereis, porque o coração desse povo está endurecido, e ouviram de mau grado, e fecharam seus olhos para que não vejam e nem ouçam com seus ouvidos e compreendam com o coração e eu os cure, disse Jesus. A fala é duríssima. E percebemos uma ponta de amargura na fala de Jesus, pois eles não ouvem de bom grado, ou seja, agradecidos. A Palavra está sendo pregada por Jesus a gente que não quer a Palavra. Esses fecharam os seus olhos para não verem. Eles se decidiram a não ver. Conhecemos um monte de gente assim, não querem ouvir e não querem ver a verdade que é Jesus. Ainda assim Jesus pregou obscuramente para eles. Ainda deu-lhes a chance de se converter, mesmo de uma maneira mais difícil.

Para que se cumpra a profecia de Isaías. – Com essa fala, entendemos melhor a parábola e entenderemos melhor todas as posteriores. Assim como o falar em línguas é sinal para o incrédulo, para que ele não entenda a profecia e se converta, ou o esclarecimento das línguas é para o cristão, para fazer crescer a sua fé e convertê-lo. Há exclusividade no Evangelho? Sim, há. Essas coisas que entendemos devem nos constranger em amor e temor. Deus não escolhe a qualquer um e o entendimento não vem a qualquer um. Deus dá-se a entender a quem ele quer.

O resumo triste da fala de Jesus é que: Muitos profetas e justos desejaram ver o que vocês estão vendo e não viram; e ouvir o que vocês estão ouvindo e não ouviram. - O medo desse assunto é que poderemos endurecer o nosso coração e ouvirmos sempre e não entendermos o que estamos ouvindo, ou não estarmos dando mais atenção para o que ouvimos da parte de Deus. Poderemos estar vendo Deus trabalhar e estarmos fechando os nossos olhos para a verdade e seguindo a genealogias intermináveis que não levam ninguém a lugar algum. Poderemos nos tornar religiosos e não crentes. Poderemos nos tornar pregadores, mas não da verdade. Poderemos fazer cara de quem está entendendo a pregação, mas pra nós virou parábola. Coitado do homem que entrou nessa profecia de Isaías, ficou cego e surdo, por si mesmo. Deixou-se cegar e ensurdecer. A verdadeira Palavra é de revelação e não de obscurecimento. Cegaram e ensurdeceram por si próprios, por não querer a verdade.

A Parábola do Semeador – e por extensão, todas as seguintes - adquire a partir da explicação de Jesus um teor de julgamento. Todas as parábolas são cumprimento da Palavra de Isaías para um povo que não quer ver e não quer escutar, que tem o seu coração endurecido. Gente essa de mentalidade rasa para as coisas de Deus, preocupadas com seus fascínios da vida. Gente essa preocupada com as coisas da carne e não com as coisas do Espírito.

Janes e Jambres – Na tradição judaica Janes e Jambres foram os dois magos que se opuseram a Moisés no Egito. Vamos ler o que a Bíblia fala sobre gente igual a eles em II Timóteo 3:8-9: “...que aprendem sempre, e nunca podem chegar ao conhecimento da verdade. E, como Janes e Jambres resistiram a Moisés, assim também estes resistem à verdade, sendo homens corruptos de entendimento e réprobos quanto à fé.” O assunto da Parábola do Semeador é o mesmo: gente que aprende sempre e nunca pode chegar ao conhecimento da verdade. Esses gostam de genealogias, de religiosidade, de fanatismo, de besteirol. Cegam-se para o verdadeiro Evangelho de Liberdade no Espírito. É um tipo de gente que não vive a vida e se possível não vai deixar o seu próximo viver. É gente que o seu coração não é uma boa terra.

Eu não sei você, mas eu fico com medo de saber que Deus esclarece a Palavra a uns e esses têm entendimento das coisas de Deus e vivem uma vida abençoada em Jesus, sem modismos, ou fanatismos, ou loucuras que não melhoram nada e nem ninguém e outros que ouvem sempre e nunca aprendem, vêm sempre e nunca enxergam. Esses estão propícios à Operação do Erro e não à liberdade no Espírito.

Que Deus nos ajude a enxergar corretamente e a ouvir com os ouvidos do coração o que o nosso Deus quer nos ensinar.

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Paulo Sergio Larios

pslarios
Enviado por pslarios em 10/04/2012
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