HUMILHAI-VOS E SANTIFICAI-VOS

Eis duas condições requeridas por Deus para que sejamos exaltados e para que Ele seja o nosso Deus.

No passado, quando o povo de Deus tinha algum revés, ele se humilhava diante de Deus, e jejuava e chorava, e Ele o respondia e livrava das suas angústias.

A humildade é pré-requisito para Deus atender a alguém do Seu povo ou ao Seu povo. As Escrituras estão cheias de citações nesse sentido.

Salomão fez uma oração por ocasião da consagração do templo que construiu, e Deus lhe apareceu de noite e disse-lhe: Ouvi tua oração, e escolhi para mim este lugar para casa de sacrifício. Se eu cerrar os céus, e não houver chuva; ou se ordenar aos gafanhotos que consumam a terra; ou enviar a peste entre o meu povo; e se o meu povo que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra. II Cr. 7:12-14.

Essa humildade é condição para ser atendido pelo Senhor. Mas não só isso. É necessário que haja arrependimento e conversão, assim como santificação.

Manifestamos humildade quando ajoelhamos para orar. Mas isso não é tudo, pois os gentios se prostram aos seus deuses.

Jesus falou de dois homens que foram ao templo para orar; um fariseu, e outro publicano. O fariseu, estando em pé, orava consigo desta maneira; ó Deus, graças te dou, porque não sou como os demais homens, roubadores, injustos e adúlteros; nem ainda como este publicano. Jejuo duas vezes na semana, e dou os dízimos de tudo quanto possuo. O publicano, porém, estando em pé, de longe, nem ainda queria levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: Ó Deus, tem misericórdia de mim, pecador! Este desceu justificado para sua casa, e não aquele, porque qualquer que a si mesmo se exalta será humilhado, e qualquer que a si mesmo se humilha será exaltado. Lc. 18:10-14.

Deus falando nas Escrituras, diz: “Mas eis para quem olharei: para o pobre e abatido de espírito, e que treme da minha palavra.” Is. 66:2.

E isso que Deus requer do seu povo é o que Ele mesmo é. Disse Jesus, o homem-Deus: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas.” Mt. 11:28 e 29.

E Ele em tudo foi o nosso exemplo. Portou-se sempre com muita humildade, e até na sua entrada triunfal em Jerusalém o fez montado sobre um jumentinho.

O apóstolo Paulo diz: “Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo. Não atente cada um para o que é propriamente seu, mas cada qual também para o que é dos outros. De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve em Cristo Jesus. Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus. Mas aniquilou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; e, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz. Pelo que também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo nome.” Fl. 2:5-9.

Assim Deus requer de nós esse proceder. E diz: “Ele te declarou, ó homem o que é bom; e que é o que o Senhor pede de ti, senão que pratiques a justiça, e ames a beneficência, e andes humildemente com o teu Deus?” Mq. 6:8.

Diz mais as Escrituras: “Humilhai-vos debaixo da potente mão de Deus para que a seu tempo vos exalte.” Tg. 4:10 e I Pe. 5:6.

E essa humilhação tem outro requisito, veja:

Ainda assim, agora mesmo diz o Senhor: “Convertei-vos a mim de todo o vosso coração; e isso com jejuns, e com choro, e com pranto. E rasgai o vosso coração, e não os vossos vestidos, e convertei-vos ao Senhor vosso Deus; porque Ele é misericordioso, e compassivo, e tardio em irar-se, e grande em beneficência, e se arrepende do mal.” Jl. 2:12 e 13.

A humildade tem vantagem, e promessa do Senhor, veja:

“Ainda que o Senhor é excelso, atenta para os humildes.” Sl. 138:6.

“”O Senhor eleva os humildes, e abate os soberbos.”” Sl. 147:6.

“A soberba do homem o abaterá, mas o humilde de espírito obterá honra.” Pv. 29:33.

“Melhor é ser humilde de espírito com os mansos, do que repartir o despojo com os soberbos.” Pv. 16:9.

”Vindo a soberba, virá também a afronta; mas com os humildes está a sabedoria.” Pv. 11:2.

”E o que a si mesmo se exalta será humilhado; e o que a si mesmo se humilhar será exaltado.” Mt. 23:12.

Conversão é mudança. Para termos nossas orações ouvidas e respondidas por Deus, se faz necessário mudança da forma de proceder. Pois fala o Senhor por Isaías: “Mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos ouça.” Is. 59:2.

Outrossim, fala mais o Senhor:

“Pelo que saí do meio deles, e apartai-vos, diz o Senhor; e não toqueis nada imundo, e eu vos receberei; e eu serei para vós Pai e vós sereis para mim filhos e filhas, diz o Senhor Todo-Poderoso.” II Co. 6:17 e 18.

Assim, temos que ter santificação, sem o que ninguém verá a Deus. Pois Deus é santo e requer que sejamos como Ele. Por isso Ele falou: “Fala à congregação dos filhos de Israel, e dize-lhes: Santos sereis, porque eu, o Senhor vosso Deus, Sou Santo.” Lv. 19:2.

Por isso disse Jesus: “Quem é maior no reino dos céus? E chamando um menino, o pôs no meio deles, e disse: Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos fizerdes como meninos, de modo algum entrareis no reino de Deus.” Mt. 18:1-3.

Oli Prestes

Missionário