FÉ E CIÊNCIA

Não sei o porquê de tanto esforço que alguns "pensadores" fazem para opor FÉ e CIÊNCIA. Com ares jactanciosos, alguns especialistas em algum naco do saber, dizem: "Sou um cientista e não uma pessoa de fé". Há até quem diz o contrário, ou algo equivalente. Quanta discussão não teria sido já evitada se esses "sábios" tivessem em mente este fato simples: Fé e ciência não são excludentes! A presença de uma em alguém não incompatibiliza a da outra, nem a falta de uma delas implica a existência da outra. Por exemplo, um rurícola analfabeto, que nada ou quase nada entende de ciência, pode também não ter fé. Um especialista em algum campo da ciência, em Genética, por exemplo, pode ser igualmente um homem dotado de crença numa entidade sobrenatural.

Assim, a polêmica me parece bizantina.

Que tem a ver fé e ciência?

A realidade é complexa. Os saberes da religião e da ciência são de naturezas diferentes. Só!

A propósito, Galileu foi condenado por uma instituição da Igreja Católica, a Inquisição, por defender teses puramente da ciência, as do heliocentrismo.

Depois se constatou serem verdadeiras e irrefutávais suas ideias.

O caso dele é sempre lembrado quando se aborda essa questão, o da oposição entre ciência e fé. E é bom que seja mesmo, para ficar claro que elas são de campos e de natureza diferentes, mas não antagônicas.

Pedro Cordeiro
Enviado por Pedro Cordeiro em 15/03/2012
Reeditado em 17/03/2012
Código do texto: T3556693
Classificação de conteúdo: seguro