AS TRÊS PESSOAS DENTRO DE MIM

Texto: ISAIAS 6

INTRODUÇÃO

Existem três pessoas dentro de cada um de nós: a que eu acho que sou, a que os outros acham que eu sou, e a que Deus sabe que sou.

1. A PESSOA QUE EU ACHO QUE SOU

a. O QUE ACHAMOS DE NÓS MESMOS

1. Todos nós temos um desenho de nós mesmos.Nos achamos: bonitos, bons, espirituais, trabalhadores, bons pais e maridos, bons amigos

2. Mas apesar de sentirmos que somos tudo isso, existe também um sentimento depreciativo dentro de nós. Existe uma certa duvida se realmente somos o que pensamos que somos. Existe uma pergunta que nos persegue: Será que estamos agradando?

3. Ai surge a pergunta: Quem é bom e quem é mau? O que é ser bom e o que é ser mau? Julgamos as pessoas nem tanto pelo que dizem, mas pelo que fazem. Como um bandido que já matou dez pessoas pode ser bom. É incoerente a frase: ele já matou dez, mas é uma pessoa boa. Bom, parece ser, quem faz coisas boas.

4. Deve então existir parâmetros que nos indiquem quem é bonito, ou trabalhador, ou bom marido.

5. A Bíblia é o parâmetro autorizado por Deus.

b. UMA AUTO-IMAGEM DEFORMADA PELO PECADO

1. A Auto-imagem deformada pelo pecado, que enxergamos, pode ser:

2. positiva – o arrogante se supervaloriza, o que camufla seus defeitos

3. negativa – os que se autodepreciam expõem suas fraquezas

4. Além da impressão deturpada de nós mesmos, mas a forma determinista como vivemos com tais impressões, não só diz que eu sou assim, mas que quero que as pessoas creiam que eu sou assim.

5. Fatos históricos marcantes negativos

6. Mas a verdade emocional libertadora nos mostra que nem mesmo a historia da qual somos produtos tem o poder de determinar em definitivo quem somos e seremos na vida. Quem me determina é Deus.

2. A PESSOA QUE OS OUTROS ACHAM QUE EU SOU

a. As pessoas acham que sou o que elas vêem em mim e de mim. Como reajo a elas diz o que sou para elas. Posso ser bonito fisicamente, mas vazio interiormente. Pode ser que o meu patrão de mais razão a chegar no horário, do que trabalhar com afinco, por exemplo.

b. As pessoas vão “projetar”, e por isso podem se decepcionar muito comigo. Um cunhado que quer vida mansa e só sabe pedir dinheiro emprestado, pode me achar um cara mau, ou não tão legal. Uma esposa dócil e submissa no Senhor, pode me achar o cara mais maravilhoso do mundo; uma esposa rixosa, gananciosa, egoísta, pode achar o marido o mais miserável ser ignóbil da humanidade.

c. As pessoas vem em mim o que elas queriam que eu fosse, mas como eu não sou o que elas queriam que eu fosse, eu as decepciono.

3. A PESSOA QUE DEUS SABE QUE SOU

a. Deus nos vê de duas maneiras, a primeira é em relação ao pecado e a segunda é em relação a Jesus Cristo

1. Quem somos em relação ao pecado – perdidos para a salvação; inimigos do Reino, filhos do Diabo, destinados ao Inferno

2. Quem somos em relação a Jesus Cristo – salvos em Cristo, servos do Reino, filhos de Deus, destinados ao Céu.

4. QUEM PODEREMOS CHEGAR A SER?

a. Sempre poderemos perguntar o que as pessoas esperam de nós

b. No caso do Ministério, a questão é aprender os padrões bíblicos e nos amoldar à eles.

pslarios
Enviado por pslarios em 13/03/2012
Código do texto: T3552064