Sexo, Amor e Paixão. Quem é quem nesse trio amoroso?

O que Sexo, Amor e Paixão tem a ver um com o outro?

Quem é quem nesse jogo de sentimento e desejos?

O que deve ser levado em conta, num relacionamento que presa os valores cristãos?

São muitas as perguntas e dúvidas quando esse trio entra em cena.

Primeiro vamos definir quem é quem nesse triângulo amoroso:

1- Amor. A palavra amor (do latim amor) presta-se a múltiplos significados na língua portuguesa. Pode significar afeição, compaixão, misericórdia, ou ainda, inclinação, atração, apetite, paixão, querer bem, satisfação, conquista, desejo, libido, etc. O conceito mais popular de amor envolve, de modo geral, a formação de um vínculo emocional com alguém, ou com algum objeto que seja capaz de receber este comportamento amoroso e enviar os estímulos sensoriais e psicológicos necessários para a sua manutenção e motivação. (http://pt.wikipedia.org/wiki/Amor). O Amor segundo a Bíblia, é o sentimento mais profundo de pureza, beleza e respeito que uma pessoa pode ter por outra. no matrimônio, essa ação se completa. Vejamos alguns textos:

1 Coríntios 13

4 ¶ O amor é paciente, é benigno; o amor não arde em ciúmes, não se ufana, não se ensoberbece,

5 não se conduz inconvenientemente, não procura os seus interesses, não se exaspera, não se ressente do mal;

6 não se alegra com a injustiça, mas regozija-se com a verdade;

7 tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.

8 ¶ O amor jamais acaba; mas, havendo profecias, desaparecerão; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, passará;

9 porque, em parte, conhecemos e, em parte, profetizamos.

Isso tudo é o AMOR, logo quem ama, apresenta essas qualidades.

2- Paixão.A paixão (do verbo latino, patior, que significa sofrer ou suportar uma situação dificil) é uma emoção de ampliação quase patológica. O acometido de paixão perde sua individualidade em função do fascínio que o outro exerce sobre ele. É tipicamente um sentimento doloroso e patológico, porque, via de regra, o indivíduo perde parcialmente a sua individualidade, a sua identidade e o seu poder de raciocínio.

Diferenças entre amor e paixão (http://pt.wikipedia.org/wiki/Paix%C3%A3o_(sentimento) ). Em suma, a paixão é passageira, visa a satisfação própria e não a do ouro. Um desejo obstinado de uma paixão pode gerar inúmeras dificuldades que que envolve o desejo do sexo em contrariedade do amor verdadeiro. Vejamos um clássico exemplo da Bíblia de uma paixão avassaladora, cheia de desejo e sexo :

2 Samuel 13

1 ¶ Tinha Absalão, filho de Davi, uma formosa irmã, cujo nome era Tamar. Amnom, filho de Davi, se enamorou dela.

2 Angustiou-se Amnom por Tamar, sua irmã, a ponto de adoecer, pois, sendo ela virgem, parecia-lhe impossível fazer-lhe coisa alguma.

3 Tinha, porém, Amnom um amigo cujo nome era Jonadabe, filho de Siméia, irmão de Davi; Jonadabe era homem mui sagaz.

4 E ele lhe disse: Por que tanto emagreces de dia para dia, ó filho do rei? Não mo dirás? Então, lhe disse Amnom: Amo Tamar, irmã de Absalão, meu irmão.

5 Disse-lhe Jonadabe: Deita-te na tua cama e finge-te doente; quando teu pai vier visitar-te, dize-lhe: Peço-te que minha irmã Tamar venha e me dê de comer pão, pois, vendo-a eu preparar-me a comida, comerei de sua mão.

6 Deitou-se, pois, Amnom e fingiu-se doente; vindo o rei visitá-lo, Amnom lhe disse: Peço-te que minha irmã Tamar venha e prepare dois bolos à minha presença, para que eu coma de sua mão.

7 Então, Davi mandou dizer a Tamar em sua casa: Vai à casa de Amnom, teu irmão, e faze-lhe comida.

8 Foi Tamar à casa de Amnom, seu irmão, e ele estava deitado. Tomou ela a massa e a amassou, fez bolos diante dele e os cozeu.

9 Tomou a assadeira e virou os bolos diante dele; porém ele recusou comer. Disse Amnom: Fazei retirar a todos da minha presença. E todos se retiraram.

10 Então, disse Amnom a Tamar: Traze a comida à câmara, e comerei da tua mão. Tomou Tamar os bolos que fizera e os levou a Amnom, seu irmão, à câmara.

11 Quando lhos oferecia para que comesse, pegou-a e disse-lhe: Vem, deita-te comigo, minha irmã.

12 Porém ela lhe disse: Não, meu irmão, não me forces, porque não se faz assim em Israel; não faças tal loucura.

13 Porque, aonde iria eu com a minha vergonha? E tu serias como um dos loucos de Israel. Agora, pois, peço-te que fales ao rei, porque não me negará a ti.

14 Porém ele não quis dar ouvidos ao que ela lhe dizia; antes, sendo mais forte do que ela, forçou-a e se deitou com ela.

15 Depois, Amnom sentiu por ela grande aversão, e maior era a aversão que sentiu por ela que o amor que ele lhe votara. Disse-lhe Amnom: Levanta-te, vai-te embora.

16 Então, ela lhe disse: Não, meu irmão; porque maior é esta injúria, lançando-me fora, do que a outra que me fizeste. Porém ele não a quis ouvir.

17 Chamou a seu moço, que o servia, e disse: Deita fora esta e fecha a porta após ela.

Nesta história real, Amom, desejou e possuiu sua meia irmã, mas após a consumação sexual, veio a desprezá-la de forma tão drástica e cruel. Isso não é amor. É paixão. É sexo. Esse fato, trouxe muita ruína a toda a família de Davi.

3-Sexo.( O termo aqui colocado não se refere ao "Gênero Masculin. e Feminino" mas, a Relação Sexual propriamente dita) .A relação sexual se refere a uma ampla variedade de comportamentos entre indivíduos voltados para a obtenção de prazer erótico de pelo menos um dos membros envolvidos independente de haver penetração, orgasmo e fins reprodutivos. Para isso é feita a estimulação de uma ou mais zonas erógenas.(http://pt.wikipedia.org/wiki/Sexo). Creio que o sexo, foi uma das coisas mais maravilhosas que Deus já criou ( Como a palavra diz: E viu Deus tudo que criara e disse: Tudo é muito bom). Realmente, Deus tem razão.Tudo que Ele criou é muito bom, isto inclue o " Sexo". Diga-se que à princípio Deus criou o sexo como forma de procriação ( Cresce e multiplicar ) Mas com certeza, Ele não fez o sexo somente para isso, mas para que houvesse prazer entre as duas pessoas envolvidas ( Homem e mulher). O sexo é verdadeiramente a Expressão da realização do amor. Quando duas pessoas se unem no sexo, transformam-se num só corpo. O casamento foi a base do casal desfrutar dessa bênção chamada sexo.A Bíblia não apresenta a palavra sexo em seu contexto, por isso usa geralmente o termo " Coabitar" ou " Relação" e muitas vezes, " Deitou-se"

*Coabitou o homem com Eva, sua mulher. Esta concebeu e deu à luz a Caim; então, disse: Adquiri um varão com o auxílio do SENHOR.Gênesis 4:1

*Sansão foi a Gaza, e viu ali uma prostituta, e coabitou com ela.( Deus rejeitou essa ação )Juízes 16:1

*Então, disse Maria ao anjo: Como será isto, pois não tenho relação com homem algum?

Lucas 1:34

*Então, Davi veio a Bate-Seba, consolou-a e se deitou com ela; teve ela um filho a quem Davi deu o nome de Salomão; e o SENHOR o amou.2 Samuel 12:24

O Livro de Deuteronômio Capítulo 22, apresenta um parecer favorável à prática do sexo conveniente e puro. Leia todo ele, você vai se surpreender:

* 22 Se um homem for achado deitado com uma mulher que tem marido, então, ambos morrerão, o homem que se deitou com a mulher e a mulher; assim, eliminarás o mal de Israel.

* 30 Nenhum homem tomará sua madrasta e não profanará o leito de seu pai.

Levícos 20 também apresenta alguns pontos importantes

Levítico 20:10 Se um homem adulterar com a mulher do seu próximo, será morto o adúltero e a adúltera.

Levítico 20:11 O homem que se deitar com a mulher de seu pai terá descoberto a nudez de seu pai; ambos serão mortos; o seu sangue cairá sobre eles.

Levítico 20:12 Se um homem se deitar com a nora, ambos serão mortos; fizeram confusão; o seu sangue cairá sobre eles.

Levítico 20:13 Se também um homem se deitar com outro homem, como se fosse mulher, ambos praticaram coisa abominável; serão mortos; o seu sangue cairá sobre eles.

Levítico 20:14 Se um homem tomar uma mulher e sua mãe, maldade é; a ele e a elas queimarão, para que não haja maldade no meio vós.

Levítico 20:15 Se também um homem se ajuntar com um animal, será morto; e matarás o animal.

Levítico 20:17 Se um homem tomar a sua irmã, filha de seu pai ou filha de sua mãe, e vir a nudez dela, e ela vir a dele, torpeza é; portanto, serão eliminados na presença dos filhos do seu povo; descobriu a nudez de sua irmã; levará sobre si a sua iniqüidade.

Levítico 20:20 Também se um homem se deitar com a sua tia, descobriu a nudez de seu tio; seu pecado sobre si levarão; morrerão sem filhos.

Levítico 20:21 Se um homem tomar a mulher de seu irmão, imundícia é; descobriu a nudez de seu irmão; ficarão sem filhos.

MARIDO: AME SUA ESPOSA. MULHER: AME SEU MARIDO.

Digno de honra entre todos seja o matrimônio, bem como o leito sem mácula; porque Deus julgará os impuros e adúlteros. Hebreus 13:4

QUE O SENHOR ABENÇOE A TODOS.