pré-requisito da graça

O significado de graça é favor imerecido. É algo que não merecemos receber. Isso implica que somos desprovidos desse benefício, e o recebemos de uma fonte que o possui. Falar sobre a graça de Deus é simplesmente mergulhar em Jesus. É perceber a multiforme ação agraciadora de Deus no nascimento, no ministério e na morte e ressureição dele.

A bíblia nos fala que somos salvos pela graça de Deus, mediante a fé. Quando pensamos em Deus salvando um pecador, na maioria das vezes imaginamos que Ele de livre e espontânea vontade resolveu livrar uma alma do inferno. E esquecemo-nos dos pré-requisitos desencadeadores do favor imerecido. Esses pré-requisitos testificam da justiça de Deus, e nos explicam o porquê de não alcançarmos sozinhos a salvação.

Uma boa definição do que seja fé, encontra-se na bíblia no livro de Hebreus no capítulo 11, verso 1. Mas essa definição nem sempre foi tão clara assim para mim. É por isso que eu defino fé como sendo um exercício contínuo de confiança em Deus. Ressaltando que o conceito bíblico sobrepõe o meu conceito, pois essa minha definição nada mais é do que simplificar o que está nas escrituras.

A presença da fé é necessária para que a bondade de Deus seja contemplada claramente pelo pecador. E a graça maravilhosa do Altíssimo venha a alcançar o homem que está morto em seus pecados. É como se a fé fosse a via designada por Deus para liberar a graça. Temos então que crer nas suas promessas de vida e perdão, compreender o verdadeiro arrependimento, e esperarmos na sua salvação.

No livro de Romanos (também na bíblia) capítulo 5 e versos 1 e 2, está escrito que nós somos justificados pela fé, e que por ela temos alcançado esta graça. Quando cremos em Cristo, recebemos a justificação. Não estamos mais debaixo da ira, mas fomos justificados pelo seu sangue. E é por crermos em seu sacrifício, que recebemos a graça salvadora de Deus.

Deus disse a Adão que se ele comesse da árvore do conhecimento do bem e do mal, certamente ele morreria. Portanto, nós sabemos que essa morte não aconteceu logo após a queda, mas que Adão foi visitado por Deus, que sacrificou um cordeiro para vesti-lo. O motivo de Adão não ter morrido logo após comer do fruto, foi a promessa de redenção feita por Deus. E esse cordeiro que foi sacrificado no princípio, já apontava para a obra de Cristo na cruz.

A morte de Cristo na cruz satisfaz a justiça de Deus, já que trocamos os nossos pecados pela sua justiça. É por isso que a fé testifica da justiça de Deus. Pois por meio dela somos inocentados de nossos pecados, e justificados perante Deus.

huggu
Enviado por huggu em 24/02/2012
Código do texto: T3517532
Classificação de conteúdo: seguro