DEUS: LÓGICO OU ILÓGICO?

DEUS: LÓGICO OU ILÓGICO?

Heribaldo de Assis *

É indubitável que existe um Ser Supremo que pode ser denominado de Consciência Cósmica ou, simplesmente, Deus. Resta-nos saber se Deus é lógico ou ilógico.Respaldando-nos na Bíblia (livro adotado por muitos cristãos) verificamos que existem algumas discrepâncias nos atos atribuídos ao Deus bíblico:

a) Deus lança Lúcifer na Terra (morada de Adão e Eva) – mas um bom pai não lançaria o mal na casa de seus filhos;

b) Deus permite que Lúcifer corrompa Eva - mas um bom pai não permitira que um criminoso corrompesse seus filhos.

Deixando de lado as alegorias do livro do Gênesis (que fazem parte da Bíblia) passemos a utilizar um fato comprovadamente histórico: o nascimento de Hitler. Por que Deus deixou Hitler nascer?Ou, de uma maneira, geral: por que Deus permite que o mal nasça nesse mundo?Ao analisarmos o nascimento de Hitler temos que levar em conta duas hipóteses:

1°) Deus não sabia o que Hitler iria provocar a segunda guerra mundial – portanto, Deus não é onisciente (ou seja, não pode prever o futuro);

2°) Deus sabia que Hitler, direta ou indiretamente, iria causar a morte de setenta milhões de pessoas e mesmo assim o deixou nascer e ascender ao poder – portanto, Deus foi negligente.

Em aspectos biológicos também podemos questionar a logicididade ou ilogicidade de Deus no tocante ao aspecto fertilidade humana: por que Deus permite que pessoas sem condições morais de educar uma criança sejam pais e mães?Um juiz sensato não concederia a guarda de uma criança órfã a pais que não fossem moralmente e espiritualmente aptos a educá-la.

Infelizmente pessoas criminosas também podem procriar e a conseqüência são crianças que dificilmente tornar-se-ão bons cidadãos porque os pais não têm atributos morais e éticos para educar uma criança.

Alguém poderia dizer que tudo isso não passa de uma questão carmica – mas nesse nosso mundo muitas vezes pagamos pelo carma alheio: pagar pelos próprios pecados é justo, mas pagar pelos pecados dos outros é injusto.Por vezes, o simplismo da fé comumente esbarra em questões existenciais que não podem ser explicadas por livros religiosos como a Bíblia. O que a humanidade quer é que Deus não cometa erros.

*Escritor, Poeta, Filósofo, Compositor, Redator-publicitário e Licenciado em Letras pela Uesc - Universidade Estadual de Santa Cruz. E-mail: herisbahia@hotmail.com

IMPERDÍVEL: VEJA MEUS VÍDEOS NO YOUTUBE – DIGITE HERIBALDO DE ASSIS E ORDENE BUSCA

Heribaldo de Assis
Enviado por Heribaldo de Assis em 17/02/2012
Reeditado em 11/03/2012
Código do texto: T3505548
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.