Oi, tudo bem ?
“Oi, tudo bem ?” Na cultura brasileira esse deve ser o cumprimento mais popular de nosso tempo, mas o que me intriga mesmo não é o cumprimento e sim a resposta comumente dada à essa pergunta. Normalmente ao ser indagado com um “tudo bem ?” a resposta vem pronta como se fosse um produto em estoque em alguma prateleira, e aí ouvimos “tudo bem, graças à deus”. Talvez você nem tenha se dado conta que também já se utilizou por diversas vezes dessa resposta pronta. Não há nada de errado na resposta propriamente dita, mas na forma como a dizemos; Dizer “tudo bem, graças à deus” parece uma resposta simples muitas vezes desatrelada da importância da pergunta, então vejamos o que temos dito porém não temos falado.
Tudo está bem, mas por que ? Por causa da inquestionável e incomparável “Graça de Deus”.
O profeta Jeremias ao descrever suas lamentações pela situação que vivia o povo de Israel, lembra-se que apesar de tudo, tudo estava bem “Graças à Deus” (Lamentações 3:22 e 23).
Não estamos dizendo que não enfrentamos dificuldades e dissabores na vida, seria hipocrisia, o que estamos dizendo é que apesar de todas as adversidades que temos enfrentado, estamos hoje aqui porque a Graça de Deus nos ajudou a superar momentos difíceis e terríveis, que talvez não acreditávamos que suportaríamos. Mas amanheceu um novo dia e com ele foram renovadas as esperanças, talvez achássemos que a noite anterior teria sido a última de nossa existência, mas para nossa surpresa houve mais um amanhecer, mais uma oportunidade, o mesmo texto acima diz que enquanto dormimos (ou tentamos) as misericórdias de Deus sobre a nossa vida são renovadas a cada manhã.
Eu não sei quais são as suas dificuldades nesses dias, as suas dores, perdas, angústias e aflições, mas posso te afirmar que no momento que você despertava nesse dia, as misericórdias do Senhor já haviam sido renovadas sobre você, para te dar esperança de um dia melhor, de uma solução, de um alívio, de uma vitória. O apóstolo Paulo descreve em sua segunda carta à igreja de Corinto, no verso 14, do terceiro capítulo, que Deus, através de Cristo, sempre nos conduz em triunfo. Diz também na carta que enviou à igreja de Roma que em Cristo somos (já somos) mais que vencedores (Romanos 8:37). Diz ainda na carta à igreja de Éfeso que por mais que possamos pedir ou pensar Ele é poderoso para fazer infinitamente mais (Efésios 3:20).
Diante de todo esse Certificado de Garantia, assinado pelo próprio Deus, por que vives como se não houvesse amanhã ? Afinal “aquele que começou boa obra em vós há de completá-la até ao Dia de Cristo Jesus.” (Filipenses 1:6)
Deus, por intermédio do profeta Jeremias disse ao seu povo “Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais.” (Jeremias 29:11).
Você ainda não morreu, a vida ainda não lhe disse adeus, você ainda respira (e só por isso, já é motivo de gratidão e louvor à Deus – Salmos 150:6), portanto ainda há esperança, então creia nisso, confie no Senhor (Salmos 37:5), é Ele quem te dá cada manhã, como esperança e oportunidade.
Levante o seu rosto olhe nos olhos e quanto te perguntarem: “Oi, tudo bem ?” encha os pulmões e diga com firmeza: “Tudo bem, GRAÇAS À DEUS” !