AS 8 FASES DE ABRAÃO
Todos temos fases, boas ou ruins. Nos dizeres de Salomão: Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu: “Há tempo de nascer, e há tempo de morrer.” Eclesiastes cap. 3.
Abraão teve fases na sua vida.
1 O CHAMADO PARA UMA NOVA VIDA COM DEUS
“Ora, o Senhor disse a Abraão: Sai-te da tua terra, e da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei.” Gn 12.1 – Todos nós somos chamados para andarmos com Deus. Esse é o principio da jornada para nós: conhecer o nosso Deus.
2 O CHAMADO PARA A MATURIDADE
Da mesma maneira que Gn 12.1 é um chamado de salvação e promessa de novas realidades com Deus, é também um chamado à maturidade. Na sua terra ele estava debaixo da autoridade do pai e da família e não a dele. Assim como Abraão, precisamos sair do jugo de autoridade e nos tornarmos nós autoridade sobre a nossa gente.
3 ABRAÃO SOFREU POR NÃO OBEDECER A DEUS
Gn 12.5 diz “E saíram para irem à terra de Canaã; e vieram à terra de Canaã.” Saiu para a terra que Deus falou que o iria abençoar, assim como a toda a sua descendência ...e chegou lá. No mesmo versículo. Vejo outros pregadores se referindo às peregrinações de Abraão. Abraão não ficou na terra que Deus o dirigiu a morar e acabou peregrinando por muitas terras, porque na terra onde Deus o levou haviam cananeus. Sabe como é? Naquele tempo cananeu era gente ruim, difícil de conviver e Abraão acabou procurando outro lugar para morar, mas Deus não tinha mandado ele ir a outro lugar. Ai a situação é interessante: quando saiu da sua parentela Deus estava na frente guiando a Abraão; agora Abraão estava por conta, indo onde lhe dava na telha, e Deus vinha seguindo Abraão atrás, para abençoá-lo.
4 O PECADO NA VIDA DE ABRAÃO
Nas fases da vida que nos mostram quem somos e quem Deus é, Abraão foi peregrinando pela terra, por conta, sem a ordem de Deus, até que ele desceu ao Egito. O Egito na Bíblia significa o pecado. Abraão foi levado por Deus ao lugar onde seria abençoado, mas por não entender, ou por ver “cananeus” na terra, as dificuldades, foi por onde quis, o que o levou ao Egito, ao pecado. Sair do lugar da benção pode levar ao pecado.
5 DEUS PROSPEROU ABRAÃO
Gn 13.2: “E ia Abraão muito rico...” Podemos chegar de qualquer maneira a Deus, no final seremos prósperos. E alguns... serão até ricos.
6 DEUS NOS AJUDA A VENCER AS NOSSAS GUERRAS - Gn 14
7 ABRAÃO DA O DIZIMO
Gn 14. Deus nos abençoa e dar o dizimo significa também fazer algo pelo Reino de Deus. Posso trabalhar no Reino, ser um cantor, pregador, líder da mocidade, assim como posso também ser um ofertante. Devolvo os 10% porque reconheço que foi Deus quem me deu. Dar o dizimo para Melquisedeque foi também um ato de reconhecer que Deus coloca superiores sobre nós. Dar o dizimo é um ato de humildade e fé, que leva à prosperidade.
8 DEUS MUDA O NOME DE ABRAÃO
Existem muitas outras fases na vida de Abraão, mas quero falar por ultimo nessa. Mudar o nome siginifica que Deus completou a obra em nós. Ter um novo nome é dizer que Abrão chegou a ser um Abraão; chegou a ser um homem segundo o coração de Deus.
Não se desespere se você não chegou lá ainda. O vosso Deus nunca o abandonou. Ele não abandona os seus filhos, mas assim como o pai do filho pródigo, ele está nos esperando na porta.