NOBRES GESTOS DE GRANDES HOMENS

Todos grandes homens assim considerados tiveram algo que os destacaram dos demais nas suas atitudes ou ações. Os grandes homens de Deus também tiveram ações de grande relevância e que devem ser seguidas.

Noé obedeceu a Deus que lhe ordenou que construísse uma arca, numa época que não existiam ferramentas com força motriz, e possivelmente nem algumas das quais dispõe a civilização atual, como furadeira, serra circular etc. Como resultado salvou a si mesmo e a sua família do dilúvio determinado por Deus sobre os ímpios.

Abrão, não deixou de cumprir a vontade de Deus, o qual ordenou que ele deixasse a terra onde vivia e saísse do meio da sua parentela, a fim de ir para uma terra que nem sabia ao certo. Em outra ocasião levou seu filho para ser imolado, em obediência ao mandado do seu Deus, o qual o chamou de amigo. Teve sua mulher sequestrada duas vezes por dois reis, e nem por isso usou da força contra eles. Deve ter confiado em Deus o qual nas duas ocasiões repreendeu um deles e puniu o outro, cerrando a madre de suas mulheres para que não concebessem. Também quando os seus pastores tiveram contenda com os do seu sobrinho Ló, Abrão propôs ao sobrinho que escolhesse para onde queria ir. Ló viu o vale fértil do Jordão e o escolheu, enquanto o seu tio se contentou com o que parecia menos favorável. Por ocasião da destruição de Sodoma e Gomorra Ló teve que sair sem poder levar o que possuía de bens, a fim de poupar a sua vida. Abrão continuou ainda em paz.

Jacó não se mesclou com as mulheres gentias da região de Canaã, onde habitava, como seu irmão Esaú, o qual causou tristeza aos seus pais com tal gesto, a ponto de sua mãe ter desejado a morte por isso.

José, filho de Jacó, mais conhecido como “José do Egito”, resistiu à tentação da esposa do seu senhor Potifar, e não praticou relações sexuais ilícitas com ela, por temor a Deus. Como consequência foi preso por dois anos acusado de tentativa de estrupo. Mas saiu da prisão para ser governador do Egito, e o segundo depois de Faraó. Antes, foi constituído sobre os presos da prisão onde esteve.

Moisés preferiu sofrer com seus irmãos, os hebreus, do que ser chamado de filho da filha de Faraó, e possível sucessor deste no trono. Como resultado foi escolhido por Deus para liderar o povo hebreu em demanda da terra da promissão. Ensinado em toda ciência do Egito, foi o responsável pela escritura dos cinco primeiros livros da bíblia, chamados de Pentateuco, ou livros da lei. Também teve a vantagem de ser convidado por Deus para receber as tábuas dos “Dez Mandamentos”, bem como ouvir as instruções das leis de estatutos e juízos dados por Ele para nortear a então recém-criada nação de Israel.

Davi, o segundo rei de Israel, juntou ferro, prata e ouro durante quarenta anos, tempo em que reinou sobre o povo de Israel, e dedicou-os a Deus, para a construção do templo que seu filho Salomão construiu para que nele habitasse o nome do Senhor. É dito nas Sagradas Escrituras que ele era considerado “o homem de coração segundo Deus”. Nos seus dias o povo de Israel foi próspero e viveu seguro.

Elizeu, o profeta, estando arando a terra com doze juntas de bois, foi escolhido por Deus, na pessoa de Elias, que lançou a sua capa sobre Elizeu. Nessa ocasião, quando lavrava a terra, suspendeu tal atividade, matou os bois, deus aos pobres da terra e seguiu a Elias, o qual havia recebido instrução de Deus para ungir a Elizeu para ser profeta em lugar dele, pois Deus já intentava arrebata-lo. Foi profeta poderoso. A ele são atribuídos vários milagres em vida e mesmo depois de morto. Enquanto um povo estrangeiro, inimigo do povo de Deus invadia a terra de Israel, e se fazia o sepultamento de um homem, ao cair o corpo do morto sobre os ossos de Elizeu, ressuscitou. Também fez um machado flutuar. Mandou a um general sírio que se lavasse no Rio Jordão, para que sarasse da lepra que o possuía, e ficou são.

Elias ressuscitou o filho de uma mulher, a qual havia engravidado como recompensa por hospedá-lo.

Todos esses gestos levaram esses homens a terem o testemunho de Deus, motivo pelo qual são considerados grandes.

Oli Prestes

Missionário