Cuidado, não se deixe enganar

É idéia corrente no mundo moderno que Deus é uma força, uma coisa abstrata que não se pode ver nem pegar; inacessível, impessoal; longe em algum lugar que ninguém sabe se em cima ou embaixo.

Como pode uma força sem planejamento e direcionamento atuar de maneira que as coisas sejam feitas ao acaso? Pode a eletricidade fazer um ferro elétrico falar, ou o liqüidificador passar roupa? Não foi necessário que se criasse, com sabedoria, cada coisa para o seu devido fim? Como pode então ter o universo vindo a existir com uma natureza tão perfeita e heteromorfa, sem o poder criador de um ser de extrema sabedoria? Uma objeção pode ser feita: se existe um ser supremo que a tudo assiste, que natureza é a sua diante de tão grande miséria? O próprio Deus inspirou o sábio Salomão que pode nos ajudar nesse questionamento: "... Deus criou o homem perfeito mas ele buscou muitos artifícios.” Ec. 7:29.

Só entende a Deus aqueles que acreditam nele e se voltam para Ele. Os que duvidam da sua existência, negam-na, se tornam insensíveis e sem temor à Ele. São chamados pelo próprio Deus de: néscios (loucos, insensatos, estúpidos, ignorantes). "Ora, sem fé é impossível agradar a Deus; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam.” Hb. 11:6.

Por que dentro do campo de pesquisa cientifica alguns pesquisadores alcançaram fama e sucesso em suas pesquisas, contrariando, às vezes, premissas e enunciados já tidos como certos? Não foi algo que nem eles mesmos são capazes de explicar? Aquilo que no seu íntimo lhes dizia que o caminho era aquele? Outros por pequenas evidências, como se fosse uma tênue luz no fim do túnel? Sim, sempre existe algo, alguma coisa que lhe dizia, algumas vezes inconscientemente, outras, quase audivelmente, lhes impulsionava para aquele fim. Assim esse ser maravilhoso que se chama Deus inspira os homens para alcançarem o conhecimento de que muitos vêm a se orgulhar e receber honrarias. Alguns, no íntimo, reconhecem que Deus lhes guiou para isso, ainda que não conheçam a Deus, e até tenham um conceito muito diferente do que Ele é. Nada obstante, Ele de maneira muito discreta, o que é próprio da sua natureza, vai cumprindo Sua palavra dita ao profeta Daniel:"... e a ciência se multiplicará". Dn. 12:14.

Mas o que faz o homem duvidar então, questionar, negar a Deus? Um dos motivos é o distanciamento a que o próprio homem se impõe; outro, é devido a falta de busca de Deus, pois para conhecermos a Ele, Ele próprio deixou pré-requisitos: "Eu amo aos que me amam, e os que diligentemente me buscam me acharão". Pv. 8:17.

Ora, assim como os pesquisadores perseguindo uma luz bruxuleante, lampejos de inspiração, aproveite isso e a crença nele, e busque achá-lo e conhecê-lo, e você alcançará resultado gratificante e brilhante."... Porque o que o achar, achará a vida, e alcançará o favor do Senhor.” Pv. 8:35.