AUTORIDADE ESPIRITUAL (PARTE II)
HIERARQUIA ESPIRITUAL E BATALHA ESPIRITUAL
Gostaria de dizer que não deveria haver necessidade de mostrar a hierarquia espiritual, contudo faz-se necessário para que compreendamos mais a fundo o mundo espiritual. E o livro de Efésios é o mais indicado para que possamos entender sobre isso. Nos últimos anos mais precisamente nos anos 90, surgiram muitos livros e conseqüentemente muitos ministérios falando sobre hierarquia e batalha espiritual. Assim, surgiram ministérios sérios e também surgiram muitos exageros como em toda onda espiritual. Chamo de onda espiritual todo movimento que começa na igreja e se espalha com muita facilidade, muitos viram costumes e aqui seria interessante fazer uma colocação que acho oportuna, a diferença entre costumes e doutrina o que muita gente que já é cristão há anos na igreja não sabe.
COSTUMES E DOUTRINA
É necessário entendermos esta diferença entre costumes e doutrinas. Doutrina é o conjunto de princípios de um sistema seja ele religioso ou político ou rudimentos da fé cristã enquanto que costumes é uma prática de religiosa não escrita baseada no uso. Algumas igrejas criam costumes e dizem que estes são doutrinas contudo, aferram-se de tal modo que jogam como um jugo na igreja levando as pessoas a exagerarem em seu modo de viver. Isso me faz lembrar que, certa vez em uma igreja em São Paulo, nos anos 70, a esposa do pastor e outra irmã ficavam à porta da igreja uma com algodão e outra com um vidro de acetona com a única finalidade de tirar o esmalte de unhas das pessoas desavisadas que iam a igreja. Isso com certeza, impediu a entrada de muitas pessoas que poderiam vir à salvação por se acharem coagidas a uma situação vexatória.
Certa vez li em um livro a explicação dada por um pastor sobre costumes, ele contou que, certa mulher costumava ao cozinhar um peixe grande cortar a cabeça e o rabo do peixe, ao ser indagada por sua filha, esta lembrou que sempre fez assim pois aprendera com sua mãe. Diante disso ambas foram consultar a velha senhora, por que ela fazia o peixe sempre desta maneira. Ao ser consultada aquela velha senhora lhes disse que cortava a cabeça do peixe porque sua assadeira era pequena para ele. O que ele quis dizer foi, que muitas vezes as igrejas fazem coisas não por que é uma doutrina, mas por ser um costume dentro da igreja e com certeza, costume é algo que já afastou muitas pessoas de pelo menos entrar na igreja e ouvir a palavra de Deus e por conseqüência, ser salvo. São simplesmente regras criadas por homens que outros homens em seguimento não tem coragem de mudar. Infellizmente com já falamos, coisas criadas por homens acabam fugindo daquilo que a Palavra de Deus determina e quando isto acontece, se não tem o aval de Deus, certamente não dará certo.
VOLTANDO AO ASSUNTO
É costumeiro em todo e qualquer seguimento o surgimento de uma novidade. E com a chegada de uma novidade, outras pessoas começam a correr atraz e outras mais espertas, encontrarem um meio de ganhar alguma coisa com aquela novidade. Basta olhar para o dia a dia, quando surge uma pessoa famosa usando determinada bijouteria, corte de cabelo ou roupa, em poucos dias pessoas começam a usar as mesmas coisas, cortar cabelo parecido, e é claro, surgem as pessoas que querem ganhar dinheiro com isso. Mas, isso não é de hoje, quando surgiu o cinema, muitas pessoas copiavam roupas, cabelos, bigodes e até trejeitos de pessoas famosas. O povo de Deus como vemos no velho testamento, tinham o péssimo habito de seguir o que os outros povos seguiam e, consequentemente, acabavam pagando o preço, várias vezes vemos a expressão indo após os deuses do povo tal. É da natureza humana, um grande comunicador do passado, Abelardo Chacrinha Barbosa, até mesmo os crentes que não assistiam televisão lembram dele, tinha uma frase que ele dia na televisão nada se cria, tudo se copia. E ele estava totalmente certo, é o que mais vemos na televisão, no cinema, nas artes, um copiando o outro contudo, existem coisas novas que surgem de vez em quando mas não em grande profusão como há anos atraz. Hoje ninguém vai conseguir inventar uma lâmpada, um telefone, um carro, a não ser que este voe. Tudo se copia ou é aperfeiçoado. Nas igrejas isso também acontece. Antigamente bastava um pastor fazer certas coisas em sua igreja que outras iam e o copiavam. Da mesma forma as grandes denominações que são chamadas hoje de neo-pentecostais, sempre estão inventando algo novo e este algo novo sendo copiado por alguém. E o mais curioso é que muitos que saem de algumas, acabam falando mal daquela e criando não de forma tão igual hábitos usados na denominação da qual saíram. O curioso nisto tudo pelo que tenho visto e não querendo fugir do assunto, não vejo ninguém falando sobre salvação, que foi a ordem dada por Jesus ou santificação, glorificação ao nome de Deus, vejo pessoas falando de curas, crescimento financeiro, e pedidos em profusão de dinheiro.
Mas tudo bem, sem entrar em critica, prefiro ter o pensamento que tinha Paulo quando escreveu em Fil. 1.15 ao dizer: Verdade é que também alguns pregam a Cristo por inveja e porfia, mas outros de boa mente. E completando no versículo 18 ele diz: Mas que importa? Contanto que Cristo seja anunciado de toda a maneira, ou com fingimento, ou em verdade, nisto me regozijo e me regozijarei ainda. O que o apóstolo achava importante, que mesmo que pregassem a Cristo não importando a motivação, pregassem a Cristo. Vejo do mesmo modo, existem igrejas que inventam coisas das quais não gosto nem concordo, contudo o importante é que muitas destas igrejas que funcionam até como um pronto-socorro da fé, já levou muitas pessoas a terem um envolvimento maior com Deus depois de passarem por ela. Eu mesmo, antes de conhecer a Cristo, andei por uma destas igrejas, depois procurei o crescimento em uma igreja mais solida na Palavra de Deus. Importante que, como nos diz o apóstolo, Cristo seja pregado.
Voltando ao assunto, muitos pastores no mundo todo são copiados. Contudo já me perguntaram certa vez, por que o método utilizado na igreja tal não funcionou na igreja de outro irmão. Vejamos bem, Deus é um Deus criativo, e somos filhos individuais de Deus, isto é importante. Quando temos um filho, e queremos falar com ele sobre determinado assunto, não usamos um intermediário para fazer isso, fazemo-lo diretamente. Se usamos um intermediário é porque este filho não tem nossa confiança para usar este subterfúgio. Deus fala individualmente aos seus filhos e lhes dá uma direção quando este busca a direção de Deus para sua vida, isto é importante dizer. Olhemos para vida de Jesus quando curava as pessoas, ele por muitos impôs as mãos, para outros mandou andar, chegou a cuspir no chão e fazer um lodo para que o cego enxergasse, ele usava maneiras diferentes com pessoas diferentes contudo, havia um motivo, Ele sabia que para aquela pessoa receber o que precisava, havia necessidade de usar aquela estratégia. Da mesma forma, Deus fala aos seus filhos nas igrejas dando-lhes estratégias especificas e quando estes usaram estas estratégias especificas tiveram sucesso, pois foi uma direção individual de Deus para aquela igreja. Existem métodos que funcionam em outras igrejas? Com certeza, contudo existem igrejas que colocam o método em pratica e não funciona, porque? Porque para aquela igreja o método não era aquele. Para aquela igreja o dirigente maximo tinha que perguntar para Deus qual o método para aquela igreja, para aquelas ovelhas e para as pessoas que moravam em torno. É a maneira de Deus agir, a forma como Ele quer agir é o Seu jeito, uma coisa é certa, quando a direção é de Deus, realmente vai funcionar.
Quando vi a vida do pastor Paul (David) Yonggy Cho da Coréia, pastor de uma das maiores igrejas do mundo, este teve a direção de Deus para criar uma igreja em células e isto levou a um crescimento recorde de sua igreja. O importante salientar, é que pro traz de toda a sua estratégia, haviam centenas de pessoas orando alem dele mesmo para fazer esta igreja ter este crescimento. Deus lhe deu esta direção e funcionou com sua igreja, outras igrejas tentaram, algumas deram certo outras nem tanto. Cada pastor uma direção e cada povo tem seus métodos, Deus trabalha dando direção para homens utilizando também a cultura de seu pais. Nos anos 80, o pastor Cezar Castellano Dominguez, iniciou um trabalho com células, também conhecido como G12, no qual usando o exemplo de Jesus, criavam-se doze células, com doze obreiros diferentes para fazer assim crescer a igreja. Este movimento foi inspirado na visão do pastor Cho e funciono em seu pais de origem, a Colômbia espalhando-se por varias igrejas, funcionando em umas e em outras não. Um dos problemas é que quando um obreiro tomava conta de uma célula, utilizava-se desta para criar sua própria igreja e em conseqüência, não aumentava o numero de membros na igreja sede. São visões que Deus dá para determinadas pessoas.
Tive uma experiência pessoal em uma igreja que freqüentava em São Paulo, Deus me falou para fazermos 24 horas de horas, esta começando no sábado as 19 horas e terminando no domingo as 19 horas quando seria o inicio do culto do domingo. A direção das orações nestas 24 horas seria para o crescimento da igreja, pela salvação de pessoas não apenas na região mas na cidade e no pais e também problemas que algum irmão tivesse que foram colocados em uma urna e, durante 24 horas, a igreja manteve-se orando. Usamos o método de ter pelo menos duas pessoas orando durante estas 24 horas, a freqüência foi maior do que o esperado por muitos e, no domingo após as 24 horas, a igreja estava lotada, sem termos feito propaganda nenhuma, sem ter sido divulgado nada especial para o culto, nenhum preletor convidado apenas os irmão de sempre. Naquela noite nossa freqüência que era de aproximadamente 100 pessoas, tinha mais de 200! E o mais importante, muitos foram salvos aquela noite, foi uma noite inesquecível, o culto parecia eletrificado pela presença de Deus, muitas das orações que foram colocadas diante de Deus naquelas 24 horas foram respondidas nos dias que se seguiram. A orientação foi de Deus, por isso funcionou! Deus propiciou as pessoas para irem a igreja, nossa parte agora, era fazer com que aquelas pessoas tivessem crescimento espiritual. Foi a direção que o Espírito Santo nos deu naqueles dias e quando Ele direciona, Ele mesmo irá fazer a obra. Se formos olhar para a igreja primitiva, esta tendo que ser a base para toda a igreja, veremos que existiam apenas duas coisas feitas pelos lideres, orar e ler a palavra. Em Atos 6.3-4, eles instituem diáconos que serviriam para servir as mesas ou seja, o trabalho de ajudar na distribuição de refeição e donativos no que os apóstolos disseram: Escolhei, pois, irmãos, dentre vós, sete varões de boa reputação, cheios do Espírito Santo e de sabedoria, aos quais constituamos sobre este importante negócio. A finalidade dos diáconos era assessorar na distribuição uma vez que havia reclamação por parte de viúvas gregas que não estavam recebendo o que lhes deveria. Aos se escolher estes irmãos que executariam esta função, estes deveriam ter boa reputação e o mais importante, serem cheios o Espírito Santo. Isso feito, os apóstolos completam, Mas nós perseveraremos na oração e no ministério da palavra. Homens de Deus precisam disso, oração e ministério da palavra. Como podemos ver neste período da igreja primitiva, não vemos os discípulos preocupados com outra coisa, e como vemos no capitulo 5. 16, E até das cidades circunvizinhas concorria muita gente a Jerusalém, conduzindo enfermos e atormentados de espíritos imundos, os quais todos eram curados. Vemos que todos eram curados. Tenho aprendido que, quando nos dedicamos apenas a estes dois itens, oração e estudo da Palavra de Deus, as coisas espirituais simplesmente acontecem.
BATALHA ESPIRITUAL NA IGREJA PRIMITIVA
Voltando ao assunto sobre Batalha Espiritual, quando do surgimento dos ensinamentos sobre ele, surgiram muitos ministérios e com estes surgiram também muitas digamos invenções sobre o assunto. Baseando-se no tema do livro de Daniel em Dan. 10.13 o texto refere-se ao que o anjo trazia a resposta de oração de Daniel Mas o príncipe do reino da Pérsia se pos defronte de mim vinte e um dias, e eis que Miguel, um dos primeiros príncipes, veio para ajudar-me, e eu fiquei ali com os reis da Pérsia. Baseando-se neste texto, os defensores do assunto, criaram assim uma hierarquia espiritual, não vamos negar que se basearam também no livro de Efésios onde estudaremos a seguir. Eles baseando-se neste texto afirmam que cada continente, pais, estado ou cidade tem seu próprio príncipe que domina o poder espiritual no local. E que esta hierarquia obedece ordens e estas ordem devem ser seguidas pois são muito organizados. Quanto a isso não tenho dúvida, Jesus mesmo deixa claro sobre o assunto nas vezes em que tocou nele. E somente uma vez Ele argumentou com espíritos malignos,podemos ver isso em Lc. 8 26-35, MT. 8 28-34 e Mc. 5 1-20, curiosamente indagado por Ele, apenas pediram para entrarem em uma manada de porcos. Eles disseram a Jesus que seu nome era Legião, uma legião baseando-se nas legiões romanas era entre mil a oito mil homens. Para termos uma idéia da quantidade de demônios que havia naquele homem, mas mesmo aquela grande quantidade, teve que obedecer a Jesus, e Ele ainda lhes permitiu entre em uma manada de porcos que pastavam lá perto. Vemos aqui o grande poder exercido por Jesus, não importava a grande quantidade de demônios que existia naquela pessoa, e sim o poder que ele tinha sobre a força das trevas. Argumentar com demônios é o mesmo que argumentar com um mentiroso, ele nunca irá dizer a verdade e mesmo quando a diz não é inteligente dar ouvidos a ele. Conheci uma igreja em São Paulo, onde o pastor tinha o habito de conversar com pessoas endemoninhadas, artifício muito usado na em uma grande denominação, as pessoas possuídas em certos momentos são obrigadas até a irem aos fieis para recolher ofertas. Mas, voltando aquele pastor que tinha este habito, certa vez estava ele entrevistando uma pessoa endemoninhada, colocando o microfone em sua boca para ele falar coisas. Em certo momento aquele demônio usando o corpo da pessoa disse que ele era um pastor adultero. Infelizmente, boa parte da igreja acreditou no endemoninhado e somente pela graça de Deus, e por ser uma pessoa realmente fiel a Deus, aquele pastor não acabou com seu ministério. Infelizmente muitos se foram por causa de um ato que deveria não ter sido feito. Os demônios são mentirosos, afinal de contas, para que Satanás veio a terra senão para matar, roubar e destruir. Jo. 10.10, Jesus mesmo disse, O ladrão não vem senão a roubar, a matar e a destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham com abundancia. A finalidade do inimigo de nossas almas não é outra senão roubar nosso sossego, nossa paz, e o mais importante, nossas almas, pois ele é um ladrão nato de almas. Sabe muito bem que alma é o premio maior para ele, quanto mais almas existirem no inferno, mais ele diminuirá o numero de salvos. Ele também veio para matar, matar nosso sossego, matar nossos sonhos, matar nossas esperanças, matar a nossa fé. Veio também para destruir, destruir nossa alegria, destruir as famílias, destruir se possível até governos, destruir tudo o que Deus criou com tanto amor. Haja vista sua forte influencia nas artes, nos governos no mundo todo e em todo o momento.
Realmente existe uma hierarquia demoníaca e Paulo nos mostra ela em Ef. 6.12 porque não temos que lutar contra carne e sangue, mas, sim, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais. Vemos aqui o apóstolo demonstrando as hierarquias malignas. Gosto da versão da Bíblia de Jerusalém que mostra desta forma, Pois o nosso combate não é contra o sangue nem contra a carne, mas contra os Principados, contra as Autoridades, contra os Dominadores deste mundo de trevas, contra os Espíritos do Mal, que povoam as regiões celestiais. O que o apóstolo nos mostra é que realmente existe uma hierarquia demoníaca. Não devemos ignorar os seus ardis, suas artimanhas conforme II Cor. 2.11. A finalidade dele não é outra senão desestabilizar a igreja pois sabe que a igreja tem autoridade sobre as forças das trevas. Uma vez eu ouvi uma frase que dizia que a família é a célula mater da sociedade, célula mater ou seja célula mãe, uma sociedade com famílias estabilizadas certamente será uma nação estabilizada. Imagine uma igreja cujas familias são afetadas. Nunca nos últimos anos a família foi tão atacada pelo diabo, ele sabe muito bem que, famílias desestabilizadas geram filhos desestabilizados que por sua vez gerarão filhos mais desestabilizados. Tudo é uma seqüência, ou com podemos dizer, um efeito colateral. As maiores civilizações que caíram não caíram porque foram apenas atacadas por exércitos inimigos, caíram por que se negaram a buscar um Deus, desejar um Deus para suas vidas, alem disso, sua inteligência não permitia a necessidade de ter Deus, sua inteligência apenas determinava o melhor para eles. Basta olharmos para a historia de Israel e veremos o quanto eles sofriam quando deixavam de olhar para o Senhor e seguir suas determinações. Se as famílias forem atacadas os filhos serão afetados. Uma das maiores vitorias contra as famílias, foi que foi criado um ensino no qual os filhos não podiam ser castigados pelos pais porque isso afetaria seus futuros. O curioso nisto tudo é que, os maiores homens que este mundo já teve, os grandes pensadores, os grandes governantes e cientistas do passado que em sua maioria legaram para nós tudo o que hoje temos certamente foram disciplinados pelos pais. Vivemos uma geração que desobedece aos pais, aos professores, a todos aqueles que tem autoridade sobre eles.
Se olharmos para o tempo presente, vemos que algumas coisas que sempre pertenceram à toda a humanidade foram esquecidas, o conceito de pecado, o conceito de sagrado, o conceito de respeito, o conceito de autoridade. É claro que num mundo já existiram muitas autoridades que se tornaram autoritárias e ditadoras. Há alguns anos considerava-se um cemitério ou uma igreja solo sagrado, hoje as igrejas e os túmulos são roubados, pastores são mortos e padres também, para onde irá a humanidade neste passo? Eu diria que a humanidade caminha a passos largos para o inferno. Mais e mais almas serão perdidas, irão para o inferno se a igreja não tomar uma posição espiritual!
Devemos entender algo importante, o embate espiritual é real. Não é uma fantasia. O maior ardil de Satanás é provar que ele não existe, e o que é pior, deseja provar que Deus também não existe. Olhando para os Estados Unidos, um pais que nasceu e cresceu crendo na Palavra de Deus, que enviou missionários para vários países. Um pais que tinha em sua constituição a Palavra de Deus como fundamente e quem em suas cédulas tinha escrito IN GOD WE TRUST, em Deus confiamos. O que aconteceu com esta grande nação para chegar ao ponto no qual chegou? As igrejas deixaram de pregar a Palavra de Deus, os pregadores passaram a se preocupar com sua imagem, em ter programas televisivos e brigavam uns com os outros por audiência. Isto levou muitos pregadores a serem desmascarados por terem uma vida desregrada, uma vida voltada para o luxo e o sexo, a mentira e o poder. De uma nação riquíssima que emergiu depois da Segunda Guerra Mundial, considerada a nação mais poderosa do mundo hoje um pais à beira de um colapso financeiro, cuja moeda a cada dia se desvaloriza perante o mundo. O sonho americano dos anos 80, quando os americanos viviam bem, compravam seus carros e tinham uma vida de sonhos, tudo isso acabou. E porque acabou? Por que os americanos voltaram as costas para Deus, confiaram sua economia infalível, economia esta que foi usada para guerras inúteis como do Vietnã e Coréia, a idéia de que os Estados Unidos queriam ser a policia do mundo, querendo mandar em governos em todos os países. Infiltrando-se nos países do Terceiro Mundo, provocaram queda de governos, financiaram ditadores com a única finalidade de espalhar suas marcas nestes países pagando salários baixíssimos e consequentemente gerar mais e mais lucros. O Deus dos americanos deixou de ser o da Bíblia para ser o de Mamon. Lucro, lucro e lucro era o que eles desejavam. Uma nação que durante anos foi a maior potencia do mundo, hoje os americanos vêem fabricas e mais fabricas falindo, fechando, bancos sendo fechados e o povo pela primeira vez em muitos anos sofre devido aos erros dos seus governantes e principalmente quero deixar bem claro, de seus lideres religiosos que deixaram de adorar a Deus para adorar o dinheiro, o poder. Lideres que ao contrario de Jesus quando tentado por Satanás, aceitaram sua oferta de ter todos os reinos do mundo e o seu poder. Contudo, mesmo na atual circunstancia os americanos podem mudar isso, desde que busquem o Deus vivo, o Deus que sempre creram e este Deus irá socorrer aquela grande nação. Como Jesus disse em em MT 6.24. quando Ele diz Não podeis servir a Deus e a Mamom. Mamom é uma palavra usada para riquezas. Servir as riquezas significa na realidade é dar-lhes um valor alto colocando nela a nossa esperança, a nossa segurança, nossa saúde. Acharmos que o dinheiro pode tudo. Existem muitas pessoas ricas, milionárias, bilionárias que já descobriram que isso não é possível. No tempo atual podemos ver que todo o dinheiro que tinha não impediu que Steve Jobs morresse, todo o dinheiro que o cantor Leandro da dupla Leandro e Leonardo morresse, todo o dinheiro do mundo jamais vai comprar saúde. Mas o dinheiro dá a falsa segurança que com ele conseguiremos tudo, faremos tudo, teremos tudo. O amor ao dinheiro nos leva a ser possessivos, nos leva a achar que qualquer pessoa pode ser comprada, podemos ver isso quando explodem os escândalos de políticos envolvidos com dinheiro, sempre achavam que o dinheiro compraria tudo, mas um dia tudo acaba, um dia com dizem as pessoas no mundo, um dia a casa cai.
Quando Jesus recusou as ofertas de Satanás, Ele quis nos dizer que, o poder pode corromper as pessoas, e quantas pessoas já não vimos cair, mesmo com todo o poder que tinham. Há alguns anos atrás, os militares mandavam em nosso pais, centenas de pessoas desapareceram, centenas morreram e no final muitos ficaram impunes, contudo Deus existe e aqueles que um dia causaram tanto sofrimento a tantos estarão diante de Deus e neste dia saberão que Deus existe, que é justo e que é juiz.
COMPORTAMENTO DO CRISTÃO
Antes de falar sobre o mundo espiritual, o apóstolo em Efésios, fala de algo importante, a unidade da fé, a salvação e a santidade. Antes de falar de armadura de Deus, ele fala sobre o tratamento que um casal deve ter entre homem e mulher, entre pais e filhos. Ou seja, o cristão tem que ter postura tem que manter-se integro, Satanás nunca irá tentar fazer cair um crente integro, contudo a sua integridade em todos os momentos da vida, não dá brechas para que ele possa encontrar brechas em sua vida. É um erro muito grande atribuir ao diabo todas as nossas mazelas, pois temos vontades e muitas vezes estrapolamos esta vontade. Se uma pessoa sabe que tem tendência a comer mais, deve aprender a controlar a boca, evitar massas e gorduras. Se uma pessoa tem tendência a exagerar na bebida, deve evitar o primeiro gole, se tem tendência a pornografia, deve evitar vê-las. O ser humano tem controle sobre si mesmo em sua vida! Em Col. 3.5 o apóstolo nos diz: Mortificai, pois, os vossos membros que estão sobre a terra; a prostituição, a impureza, o apetite desordenado, a vil concupiscência e a avareza, que é idolatria. Antes de lutar contra o diabo temos que lutar contra a vontade da carne e lutar contra a carne é algo que todo cristão deveria ter em mente. Quando lutamos contra a carne nós podemos vence-la, se quizermos lutar. A vontade tem que partir de nós. Não será Deus que fará isso, somos nós! Buscar uma santificação é o que deve nortear nossas vidas, em Heb. 12.14 diz: Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor. Sem santificação, não vemos a Deus. Realmente, sem nos santificarmos não conseguimos ter forças para vencer nossa carne, nossa alma, os nossos desejos que são contrários a Palavra de Deus. Voltemos ao que aconteceu com Eva, e como a serpente levou-a ao engano, quando a serpente começou a conversar com ela, não foi uma conversa rápida como nos dá entender o versículo, a mulher não é tão fácil de enganar como o homem, a mulher analisa melhor uma situação, o homem não, age com opor instinto. Satanás provavelmente levou muito tempo, talvez semanas para convencer Eva. Vejamos o versículo em gen. 3.6: E, vendo a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e arvore desejável para dar entendimento, tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela. A mulher viu que arvore era boa para comer, e era também, agradável aos olhos, vemos aqui o que podemos dizer, na primeira frase era boa para se comer, concupiscência da carne, agradável aos olhos, cobiça dos olhos, e desejável para dar entendimento, aquela árvore iria faze-los serem como lhe disse a serpente e sereis como Deus Gen. 3.5. Imagine o que Eva pensou, ser igual a Deus! Como seria maravilhoso ser igual a Deus, então o que ela fez foi compartilhar tudo aquilo com seu marido, Adão. E realmente o maior engano que Satanás pode usar contra o homem é este, sereis igual a Deus! Quando um homem alcança o poder, ele se acha Deus, tem o poder sobre a vida e a morte de outras pessoas. Este é o maior engano do diabo, fazer as pessoas crerem que podem ser iguais a Deus. E achando isso, acham que podem salvar-se sozinhos, não precisam de salvação e nem de um Deus de salvação. Os grandes ditadores do mundo até hoje, se achavam maiores que Deus. Os cezares romanos eram tidos como homens e deuses, por isso destruíram tantos cristãos, porque eles adoravam um outro deus, Hitler se achava um deus, e por achar-se assim, levou milhões à morte, entre eles seis milhões de judeus.
O apostolo João em I Jo. 2.16-17 diz: Porque todo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo. E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre. É nos mostrado aqui uma realidade que existe no mundo, a concupiscência da carne que nada mais é do que o desejo intenso de gozos materiais; sensualidade e apetite carnal. Isto é o que move o mundo hoje. Os comerciais de televisão nos mostram isso a toda hora nos dizendo, compre, goze, sinta, viva, experimente. Isto é mostrado em filmes e novelas, todo o mundo da comunicação é feito para levar-nos a olhar para o mundo durante todo o tempo. Os filmes e novelas nos mostram sempre pessoas lindas e maravilhosas, situações onde dinheiro, poder são algo que todos devem e precisam buscar. Então as pessoas vendo isso, desejam isso para si, e no momento em que passamos a olhar mais para o mundo do que para as coisas de Deus, vamos nos afastando mais e mais de Deus. Não é errado ser rico, não é errado ter boas coisas, o que é errado é achar que estas coisas podem nos fazer mais feliz que Deus. O prazer espiritual de estar na presença Dele é algo indescritível, algo que nada no mundo tem paralelo. Sentir a presença de Deus, poder tocar esta presença, sentir parte Dele em nós é uma sensação indescritível, não existe igual no mundo e quem já sentiu a presença de Deus, não a troca por nada, pois nada se compara a isso na vida de um cristão.
VOLTANDO AO MUNDO ESPIRITUAL
Por isso que o apóstolo antes de falar de luta espiritual, nos mostra de como deve ser o comportamento do cristão, o comportamento do cristão tem que ser desprovido de desejos sejam eles materiais ou não. O maior desejo de um cristão deve ser o de desejar apenas a presença de Deus em sua vida. Após fazer estas obsevações quanto ao comportamento no lar, entre pais e filhos, e até entre aqueles que são servos de alguém, o apóstolo começa a falar sobre o mundo espiritual. Em ef. 6.10 ele começa dizendo: No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder. Fortalecei-vos no Senhor! Nosso fortalecimento deve ser apenas no Senhor. E como nos fortalecemos no Senhor? Lembremos que em Ef. 3.16 Paulo diz: para que, segundo as riquezas da sua gloria, vos conceda que sejais corroborados com poder pelo seu Espírito no homem interior. Um dos segredos do fortalecimento no Senhor, é exatamente este, sermos corroborados, confirmados com poder pelo Espírito Santo, mas o mais importante, que este fortalecimento seja no homem interior, nosso homem interior que é aquele que se comunica com Deus através do seu Espírito, conforme nos diz Paulo ainda em I Cor. 2.11 Porque qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o espírito do homem, que nele está? Assim também ninguém sabe as coisas de Deus, senão o Espírito Santo. Coisas espirituais são faladas ao espírito humano, e o espírito humano só pode receber algo de Deus através do Espírito Santo. Lembrando que como está escrito em Prov. 20,27, O espírito do homem é a lâmpada do Senhor, a qual esquadrinha todo o mais intimo do seu ser. Vemos aqui que que, como somos seres espirituais, Deus se comunicará conosco através do nosso espírito e a única maneira de ouvir-mos a Deus é de maneira espiritual. Deus não irá se comunicar conosco na dimensão da carne mas na dimensão do espírito, e esta luta que temos contra as trevas é uma luta espiritual. Na realidade, temos que entender nossa posição espiritual como já falamos anteriormente e crer que estamos nesta posição, em Cristo. Que fazemos parte da família de Deus, que estamos assentados nas regiões celestiais em Cristo Jesus. Esta é a nossa realidade espiritual, não um posicionamento humano. Um posicionamento baseado em nosso intelecto, uma maneira de se conduzir de maneira humana, utilizando-se muitas vezes de amuletos como se estes tivessem o poder de manter o inimigo de nossas almas longe de nós, lembrando I Cor. 2.15, Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido. Nosso discernimento espiritual é o que deve nortear nossas vidas, se estamos em uma posição espiritual em sintonia com o Espírito Santo de Deus, certamente não seremos enganados pelo diabo, de forma alguma, saberemos quais suas artimanhas e no poder do Senhor podemos desfazer os seus planos.
UMA OBSERVAÇÃO IMPORTANTE
O Salmo 139 em seus versículos falam da onipresença, onipotência e onisciência de Deus, nele o salmista faz uma declaração do poderio de Deus, logo no primeiro versículo ele diz: Senhor, tu me sondas e me conheces, versículo 1, em continuidade, ele faz uma declaração maravilhosa no versículo 7 Para onde me irei do teu Espírito ou para onde fugirei da tua face? Deus tudo sabe, tudo vê, tudo contempla. É impossível esconder dele o mais intimo pensamento, é impossível esconder dele o que realmente se passa em nosso coração. E não adianta colocar em palavras aquilo que queremos dizendo algo que vamos fazer pois Ele conhece até aquilo que pensamos em esconder Dele. Não há como mentir para Deus, não há como esconder o que realmente passa dentro do nosso coração. No versículo 4 ele diz; Sem que haja uma palavra na minha língua, eis que, ó Senhor, tudo conheces. Nada precisamos falar, Ele já sabe o que estamos pensando e com que intenção aquele pensamento surgiu em nossa mente. No final do salmo, no versículo 24 o salmista abra mais ainda o seu coração e diz: E vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno. Ele pede para ver se existe algum caminho mau, algum caminho desconhecido, algo que nem o salmista imaginava em seu coração. Isso me faz lembrar outro salmo 19.12 onde o salmista diz: Quem pode entender os próprios erros? Expurga-me dos que me são ocultos. Neste versículo, vemos o salmista dizendo que, se existir algo oculto, que nem ele mesmo sabe, que o Senhor o limpe, pois ele sabe que Deus tudo sabe, tem consciência de que nada pode ser oculto diante Dele.
O que quero deixar claro é que somente Deus é Onisciente, sabe tudo, Onipotente, pode tudo e é Onipresente, está em todo lugar. Estes são os seus atributos e estes atributos só pertencem a Ele. Satanás somente sabe o que os seus demônios lhe passam, não tem a mesma capacidade de Deus de ter estes atributos. Depende de suas comandados lhe darem as informações necessárias para que ele possa agir.
VOLTANDO A HIERARQUIA
Em Efésios, 6 11 após Paulo nos falar No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder., ele continua nos dizendo, Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo. Ele continua dizendo que temos que ser revestidos da armadura de Deus pois uma vez vestidos desta armadura, tudo aquilo que o diabo intentar contra nós será malogrado, pois vestidos com ela, ficaremos firmes contra as ciladas do diabo e antes de saber mais sobre esta armadura vejamos o que ele nos fala no versículo seguinte, porque não temos que lutar contra carne e sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais. Gosto da versão da Bblia de Jerusalém onde este versículo nos mostra com mais clareza este versículo, Pois o nosso combate não é contra o sangue nem contra a carne, mas contra os Principados, contra as Autoridades, contra os Dominadores deste mundo de trevas, contra os Espíritos do Mal, que povoam as regiões celestiais. Vemos aqui que são colocados nesta ordem, Principados, Autoridades, Dominadores, Espíritos do Mal, e que estas povoam as regiões celestiais. Isto nos mostra que os que servem as trevas, estão nas regiões celestiais. Contudo também no nível solo, haja vista que Jesus expulsou demônios quando estava em terra, seus discípulos fizeram o mesmo, os apóstolos que levaram o Evangelho também, além de todos aqueles que se seguiram. Expulsar demônios, assim como orar para curar os enfermos, foi o legado de Jesus para nossas vidas, conforme vemos em Mc. 16 12-13.
Na realidade esta hierarquia demoníaca atua nos governos dos países, naqueles que detem o poder em suas mãos, usando as mídias, autoridades governamentais e comunicadores de massas. Não quero dizer com isso que todas as outoridades e artistas são endemoninhados, quero dizer que sofrem influencia pois a meta de cada um deles é a mesma, poder.
Estas hierarquias espirituais atuam nas regiões celestiais contudo influenciam mentes de pessoas, mentes que pensam, mentes que tem a capacidade de influenciar, mentes que desejam apenas o poder e nada mais. Um exemplo disso é o reinado de Adolf Hitler, ele procurou em vários pontos do mundo objetos, estudos, autoridades que conheciam o poder espiritual que pudesse controlar o mundo. E mesmo a idéia de raça perfeita, foi baseado em escritos de um livro lido por ele e pelos seus comparsas. A própria suastica que lembra uma cruz retorcida, é um símbolo de boa sorte utilizado na antiguidade por muitas civilizações e encontrada em varias ruínas destas. Se observarmos bem, todas as civilizações que colocaram o intelecto acima de qualquer divindade acabaram por serem praticamente apagadas. Sempre foram escravizadas mas, infelizmente acabavam influenciando os conquistadores e estes acabavam por utilizar de suas cultura. Israel por exemplo sempre fazia isso após conquistar algum povo, acaba influenciado por sua cultura e pior ainda, por sua religião. Salomão mesmo, teve setecentas mulheres e trezentas concubinas, e conforme a própria Bíblia nos mostra, elas o levaram a seguir também o seus deuses.
Muitos criticam uma denominação da qual não vou citar o nome, porque sua base ministerial foi sempre a expulsão de demônios. Curiosamente há algum tempo eu via uma reportagem que dizia que esta denominação, foi responsável pelo fechamento de centenas de centro de umbanda e conseqüentemente o aumento no numero de cristãos que percebiam o engano desta.
Gostaria de dizer que nenhum demônio pode apossar-se de alguém se esta pessoa não lhe der motivo, seja por ela mesma ou um parente que freqüente algum lugar onde espíritos são baixados, sempre foi dada uma brecha para que isso acontecesse. É claro que Satanás não pede e nunca ira pedir licença para se intrometer na vida de alguém, ele apenas entrará.
Poderíamos ficar aqui procurando dados e nomes de dezenas de religiões, pessoas e lugares que sofrem influencias destes principados, potestades, dominadores e etc. Mas, o mais importante não é conhecer o sintoma da doença, mas conhecer a cura, e a causa. Uma vez eu estava com soluço onde eu trabalhava, e um colega me disse que o soluço é causado pela contração espasmódica do nervo diafragmático, tudo bem eu lhe falei, mas eu quero a cura. Saber o que é não resolvia o meu problema. Mas, para curar basta manter a respiração suspensa por alguns segundos e normalmente ele volta.
Satanás é um infiltrador, ele muitas vezes consegue usar pessoas que podem sofrer sua influencia para atormentar outras pessoas, é sua função roubar o sossego da pessoas e sua principal missão é convencer as pessoas que Deus não existe e que Jesus foi apenas um bom homem, um profeta, apenas mais um como Buda ou mesmo Ghandi.