O Pecado Original segundo Berkhof
Segundo Berkhof, chama-se "pecado original" por três razões: (1) deriva-se do tronco original da raça humana; (2) está presente na vida de cada pessoa desde seu nascimento, de modo que não pode ser atribuído ao meio; (3) é a raiz interna de todos os pecados atuais que mancham a vida dos homens.
A primeira destas razões leva-nos ao relato da queda em Gênesis 3 que o Antigo Testamento, em seus livros canônicos, não interpreta como razão dos pecados atuais dos homens; ao contrário da reinterpretação que vemos no Novo Testamento. Em Romanos 5.12 encontra-se, por exemplo: "Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porquanto todos pecaram". Paulo diz que todos pecaram em Adão, ou que todos cometeram seus próprios pecados? A versão latina conhecida com o nome de Vulgata traduz "porquanto" como in quo, que quer dizer "no qual" e cujo sentido é claro: todos os homens pecaram com o pecado de Adão Os próprios estudiosos católicos discutem esta tradução e estão de acordo em que é insustentável. "A atual exegese, quase de uma forma geral (...) entende as palavras [gregas] eph'hô, não como pronome relativo, mas como conjunção causal 'porque'.
Não há nestas palavras de Paulo, nem a doutrina agostiniana da imputação do pecado de Adão a seus descendentes, nem o erro dos pelagianos, que negam a origem histórica do mal e a solidariedade humana nele. Há o fato real da queda e a responsabilidade de cada um por seus próprios pecados. Os homens não pecam em Adão, mas há uma relação entre o pecado de Adão e o pecado atual dos homens, uma vez que não pagamos pelo pecado de nosso ancestral, mas herdamos dele o caráter deturpado que nos faz pagarmos por nossos próprios pecados.
A doutrina do pecado original significa que o homem não é tão-somente um ser social, mas também a raça humana é uma unidade orgânica, a qual foi afetada pelo pecado do primeiro homem, o cabeça da raça. Pela lei da geração natural, toda a raça herdou os efeitos maus daquela primeira transgressão. Todos os homens nasceram em um plano moral e espiritual inferior ao que teria sido caso Adão não tivesse pecado. Esta má conseqüência do pecado foi transmitida tanto pela influência social como pela herança natural. O pecado se propaga. Corrompeu todo o ambiente social da raça e penetrou em toda a esfera da vida humana. O pecador pode evitar qualquer pecado particular, mas não pode escapar da mancha do pecado em todas as suas ações.