A TRIBULAÇÃO PRODUZ PERSEVERANÇA
No Evangelho de João, o contraste entre a finalidade da vinda de Cristo e os objetivos do maligno é relevante: " O ladrão veio senão para roubar, matar e destruir; eu vim para que todos tenham vida e a tenham em abundância" - João 10-10. A péssima notícia é que o mal não se restringe apenas ao aspecto material e físico do ser humano, mas moral e, principalmente, espiritual.
" Digo-vos, pois, amigos meus: Não temais os que matam o corpo e, depois disso, nada mais podem fazer. Eu, porém, vos mostrarei a quem deveis temer: Temei aquele que depois de matar, tem poder para lançar no inferno. Sim, a esse deveis temer." Lucas 12-4 e5.
Essa vida em abundância referida não é apenas uma alusão à nova vida dos eleitos, pós juízo, aqueles que amaram e temeram a Deus, mas à possibiliadade de que os crentes entrem no reino espiritual de Cristo quando são nascidos de novo (col. 1-13), envolvendo os que se submetem´à autoridade de Deus, livrando-os das trevas.
É enganoso pensar que a vida em abundância de que trata o texto, é uma vida de paz pelo isolamento em uma ilha paradisíaca, longe dos problemas e burburinhos do mundo, sem lenço e sem documento e distante das tentaçoes. Nada disso, Cristo prometeu que os que creem e obedecem a Deus, gozariam de plenitude também nessa vida, mesmo em meio a lutas e obstáculos, porque confiam naquEle que é a Verdade.
´Não é difícil ser fiel e temente a Deus quando há bonança, , quando tudo parece fluir, mas, se nos mantemos fiéis, quando atravessamos o vale das dificuldades, das tentações mundanas, no nosso pináculo temporal, conheceremos a vida abundante que nos faz vitoriosos ao final. As lutas trazem desafios, vencê-los traz crescimento. A paciência humana cresce nas tribulações. Cristo nos traz a paz que excede a todo entendimento.
A Bíblia diz em Romanos 5:3 “E não somente isso, mas também gloriemo-nos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a perseverança...” Tiago 1:3-4 “Sabendo que a aprovação da vossa fé produz a perseverança; e a perseverança tenha a sua obra perfeita, para que sejais perfeitos e completos, não faltando em coisa alguma.”
Não nos foi prometida uma vida sem problemas, mas Cristo nos fez mais que vencedores, quando nos diz que tenhamos bom ânimo, que, assim como venceu o mundo, seríamos nEle também vitoriosos. Ele é o único Caminho possível até o Pai, é a Verdade incontestável e a plenitude que nos foi prometida também aqui, apesar das dificuldade desse mundo. Glória a Deus por isso!