INTRODUÇÃO AO PENTATEUCO

INTRODUÇÃO AO PENTATEUCO

A Palavra: O vocábulo PENTATEUCO vem do grego Pente (cinco) e theucos, (livro, rolo). A referência é aos primeiros 5 livros do Antigo Testamento, formadores de uma unidade básica

Os 5 primeiros livros da Bíblia são denominados de Pentateuco, nome este dado pela versão grega do Velho Testamento Septuaginta (tradução feita pôr 70 eruditos de Alexandria - Egito). A palavra significa literalmente o livro em cinco volumes e, compreende os livros de Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio, também denominados pelos Judeus de A Lei (Torah), A lei de Moisés.

A tríplice divisão: Historicamente, o Pentateuco sempre foi o mais importante da tríplice divisão do Antigo Testamento, ou seja, Pentateuco (Torah), os Salmos e os profetas (Lc 24.25,27, 44).

a) Teologia do Pentateuco:

Precisa ser definido como um documento que empresta a Israel a sua compreensão, e sua etimologia da vida. Ali através de narrativas poemas, profecia e lei, é revelada a vontade de Deus acerca da tarefa do povo de Israel no Mundo. O Pentateuco testifica os atos salvíficos de Deus.

O Pentateuco é o registro da revelação de Deus na história e de seu Senhorio sobre a história. Testifica da santidade de Deus, que o separa dos homens e também seu gracioso amor, que víncula os homens com Ele, segundo as suas condições.

Introdução:

No Cânon Judaico, o Pentateuco era provavelmente um livro com cinco grandes volumes; cada volume iniciava com um título o qual nada mais era que a primeira palavra ou primeiras palavras. Assim: o primeiro volume bereshit (no princípio); Segundo volume Welleh Shemoth (e estes são os nomes); etc. Os nomes que possuímos hoje como: Pentateuco, Gênesis, Êxodo, Levítico e outros são de origem grega, dados quando da tradução da Septuaginta, a mais disseminada tradução da antigüidade. Estes livros constituem-se no sólido alicerce sobre qual Deus desenvolveu o plano da Redenção.

b) Autoria:

Embora não haja prova cabal dentro do Pentateuco que a autoria pertença a Moisés, a opinião geral aceita-a, baseando-se em passagens de livros posteriores que afirmam, tais como, Js 1.7,8: I Rs 2.3, Ne 8.1.

Há algumas partes importantíssimas dele que são atribuídas a Moisés. (Ex. 17.14, Dt 31.24-26). O N.T. ao referir-se à lei de Moisés está aludindo aos cinco livros iniciais da Bíblia não deixando dúvida em relação à autoria (At 13.39: 15.5: Hb 10.28)

O fato da Bíblia (At. 7.22) testificar acerca do preparo e intelectualidade de Moisés, nos faz ver sua grande capacidade para ter produzido obra tão singular.

c) Conteúdo, Ambiente, História:

O Pentateuco contém a história de milhares de anos, mais do que todos os anos de história dos demais livros da Bíblia juntos. Se considerarmos que trata da Criação em seus primeiros capítulos, então seu conteúdo alcança milhões de anos.

Trata a princípio dos temas de interesse universal: criação do mundo, do homem, a queda, o dilúvio, a disseminação de homens, raças e línguas pelas terras. Isto em seus primeiros 11 capítulos, até que, a partir do 12 capítulo do livro de Gênesis, trata do surgimento do povo de Israel, história esta que tomará todo o resto do velho testamento.

É seu conteúdo ainda: os Patriarcas, o cativeiro egípcio e sua libertação, a caminhada de 40 anos no deserto terminando com a chegada às portas de Canaã, onde as leis do Senhor foram relembradas e Moisés é levado por Deus.

O ambiente do Pentateuco é sempre o Oriente Médio, pois há viagens constantes dos personagens da Mesopotâmia à Palestina e vice-versa, com uma estada de 430 anos no Egito.

d) A importância do Pentateuco:

A importância desses livros antigos é incalculável. Essa importância é compreendida quando se medita nos cinco pontos em que estão fundamentados:

a) Cósmico: Explicam os cosmos dando o único relato antigo que identifica a primeira causa. O princípio unificador do Universo, procurado às cegas pelos filósofos e clássicos, está compreendido na primeira sentença. (Gn 1.1).

b) Étnico: Os livros do Pentateuco descrevem o começo e a expansão das três divisões raciais do mundo: Oriental, negróide e Ocidental. (Gn 10).

c) Histórico: Esses livros são os únicos a traçar a origem do homem numa linha contínua a partir de Adão. Todavia, não é sua intenção apresentar a história completa de todas as raças, mas sim um relato altamente especializado de implantação do reino teocrático no mundo e do plano de redenção da humanidade. Nesse processo, a história de Israel remonta a Abraão, através de quem Deus prometeu redenção.

d) Religioso: Esses livros são fundamentais. Retratam a Pessoa e o Caráter de Deus, a criação do homem e sua queda, as alianças e promessas divinas de trazer redenção através de um divino Redentor.

e) Profético: Os livros do Pentateuco são a origem dos temas proféticos mais importantes da Bíblia. É a história centralizada no Messias associada à profecia centralizada no Messias. Apresentam em conjunto uma filosofia simétrica da história. As profecias preenchem a interpelação histórica através das demais revelações.

Obs: Referencias Diversas foram usadas nesta Analise.

Por: Joas Araújo Silva.

Fonte: http://pt.shvoong.com/society-and-news/spirituality/1961019-introdu%C3%A7%C3%A3o-ao-pentateuco/#ixzz1VZtMzcj0

Joas Araújo Silva
Enviado por Joas Araújo Silva em 03/11/2011
Reeditado em 05/12/2022
Código do texto: T3314838
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.